Espaço e habitus na Casa Rural – uma leitura do Sertão Goiano
Palavras-chave:
ESPAÇO, HABITUS, SERTÃO GOIANOResumo
Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado finalizada em fevereiro de 2013, cujo campo de estudo foi o povoado de Pouso Alto, no Nordeste Goiano. No limite entre três estados brasileiros, Tocantins, Goiás e Bahia, o povoado representa ainda um marco entre o Brasil rural e o Brasil urbano, já que data de meados do século XX, quando o País caminhava para a “soberania” do modo de vida urbano. Sendo assim, neste trabalho são apresentadas duas das categorias-chave do estudo realizado _espaço e habitus_ e a leitura da casa rural como lugar de manifestação de relações socioculturais que conferiram àqueles sujeitos esquemas de pensamento e ações típicos do universo sertanejo. Para tanto, foi feita uma revisão teórica sobre os conceitos e categoriais que possibilitou em campo identificar elementos que ultrapassam a materialidade da casa. Esses elementos informaram contradições existentes entre um espaço pensado para ser urbano, entretanto, como forte presença de valores e costumes rurais.Downloads
Publicado
2013-06-19
Como Citar
Oliveira Marques, A. C., & Batista Rodrigues da Silva, R. L. (2013). Espaço e habitus na Casa Rural – uma leitura do Sertão Goiano. Revista Interface (Porto Nacional), (06). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/500
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).