Espaço e habitus na Casa Rural – uma leitura do Sertão Goiano

Autores

  • Ana Carolina Oliveira Marques Universidade Federal do Tocantins
  • Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da Silva Universidade Federal de Goiás/CEPAE

Palavras-chave:

ESPAÇO, HABITUS, SERTÃO GOIANO

Resumo

Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado finalizada em fevereiro de 2013, cujo campo de estudo foi o povoado de Pouso Alto, no Nordeste Goiano. No limite entre três estados brasileiros, Tocantins, Goiás e Bahia, o povoado representa ainda um marco entre o Brasil rural e o Brasil urbano, já que data de meados do século XX, quando o País caminhava para a “soberania” do modo de vida urbano. Sendo assim, neste trabalho são apresentadas duas das categorias-chave do estudo realizado _espaço e habitus_ e a leitura da casa rural como lugar de manifestação de relações socioculturais que conferiram àqueles sujeitos esquemas de pensamento e ações típicos do universo sertanejo. Para tanto, foi feita uma revisão teórica sobre os conceitos e categoriais que possibilitou em campo identificar elementos que ultrapassam a materialidade da casa. Esses elementos informaram contradições existentes entre um espaço pensado para ser urbano, entretanto, como forte presença de valores e costumes rurais. 

Biografia do Autor

Ana Carolina Oliveira Marques, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Atuamente, atua como Professora na Universidade Federal do Tocantins, Curso de Geografia - Campus de Porto Nacional.

Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Goiás/CEPAE

Doutora em Geografia. Professora do Colégio Aplicação - UFG.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Oliveira Marques, A. C., & Batista Rodrigues da Silva, R. L. (2013). Espaço e habitus na Casa Rural – uma leitura do Sertão Goiano. Revista Interface (Porto Nacional), (06). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/500