Geografia e inclusão: a importância da afetividade na percepção do espaço por pessoas com deficiência física motora.
Resumo
O estudo voltado para a temática da inclusão de pessoas com deficiência física motora vem sendo abordada em várias áreas do conhecimento, a Geografia contribui com sua análise do espaço em diferentes olhares por este público. O artigo a seguir tem como objetivo analisar a importância da afetividade na inclusão de sujeitos com deficiência física motora, trata-se de uma atividade realizada com uma turma do 6º semestre do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pelotas/RS para um trabalho de conclusão de curso do mesmo. A atividade tem como proposta mostrar algumas situações do cotidiano vivenciadas por pessoas com algum tipo de necessidade física motora, através de encenações divididas e apresentadas em pequenos grupos, promovendo o debate da importância dos aspectos afetivos e sua relação com a percepção do espaço. Como resultado pode-se observar a importância da afetividade no processo de inclusão de sujeitos com deficiência física motora e as diferentes percepções do espaço de acordo com as peculiaridades de cada situação apresentada e questionada em grupo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).