PRONATEC: O novo programa velho? Desafios entre a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho

Autores

Palavras-chave:

Pronatec, Qualificação Profissional, Marco Lógico.

Resumo

RESUMO

Este trabalho busca analisar a eficácia do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) observando como a qualificação profissional oferecida contribuiu para a inserção socioeconômica. Utilizou-se a metodologia do Marco Lógico para compreender este programa. E pesquisa de campo, com aplicação de formulário aos participantes do curso e entrevista com a gestora, responsável pela execução do Pronatec em um município no estado do Tocantins, para estabelecer correlações e hipóteses a partir de um caso concreto. Apurou-se que as informações que embasam o programa não aparecem de forma detalhada nos documentos e sítios oficiais, e que a oferta de cursos não considerou as características do setor produtivo local, diminuindo as possibilidades de inclusão dos egressos do Pronatec no mercado de trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Pronatec. Qualificação Profissional. Marco Lógico.

Biografia do Autor

Edi Augusto Benini, Universidade Federal do Tocantins

Professor adjunto no curso de administração. Doutor em educação, mestre em administração pública e governo e bacharel em administração pública. Interesse nas áres de: trabalho, autogestão, gestão pública, avaliação de políticas públicas.

Hareli Fernanda Garcia Cecchin, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2012), pós-graduação em Gestão Pública e Sociedade e mestrado em Desenvolvimento Regional, ambos pela Universidade Federal do Tocantins (2016). Atualmente é psicóloga da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e membro efetivo do Conselho Regional de Psicologia do Tocantins (CRP-23).

Downloads

Publicado

2017-05-04

Como Citar

Benini, E. A., & Cecchin, H. F. G. (2017). PRONATEC: O novo programa velho? Desafios entre a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho. Trabalho (En)Cena, 1(2), 128–144. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/2382

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa