FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SAÚDE E TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PSICOLOGIA

Autores

  • Elka Lima Hostensky Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia
  • Lígia Rocha Cavalcante Feitosa Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia
  • Felipe Padilha Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487e023032

Palavras-chave:

Formação, Psicologia, Saúde e Segurança no Trabalho

Resumo

A formação de psicólogos tem sido marcada pela concepção de sujeito ativo na luta pela afirmação da vida e da saúde. Entretanto, estudos recentes apontam a carente inserção de profissionais no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho, especialmente no subcampo Saúde e Segurança no Trabalho. Diante disso, este relato tem como objetivo apresentar uma experiência de formação de psicólogos sobre a dimensão saúde-trabalho, a partir da escrita de cartas como um recurso pedagógico aplicado junto a 36 estudantes do curso de psicologia de uma Instituição de Ensino Superior catarinense. A escrita de cartas demonstrou ser um potente artifício educativo ao aproximar o estudante, ainda que hipoteticamente, às realidades plurais de trabalho onde se produzem, constantemente, processos psicossociais multifacetados com afetações distintas à saúde e segurança do trabalhador, além de permitir um olhar reflexivo sobre a estrutura dos currículos formativos frente ao papel da formação em psicologia no campo da saúde e da segurança no trabalho.

Biografia do Autor

Elka Lima Hostensky, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem interesse de pesquisa em temas de subjetividade e trabalho; saúde mental; Ergonomia da Atividade; Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); riscos psicossociais; trajetórias estudantis e profissionais de jovens e adultos.

Lígia Rocha Cavalcante Feitosa, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia

Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi pesquisadora convidada do Centre de Recherche et dintervention sur leducation et la Vie au Travail (CRIEVAT), vinculado à Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Laval, Canadá. Doutorado em Psicologia no Programa Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharela e Psicóloga pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tecnóloga em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Estadual do Piauí. Experiência como Docente da área de Psicologia em Instituições de Ensino Superior, Psicóloga no contexto da Educação Profissional e no contexto de Políticas Públicas do Poder Executivo. Atualmente, coordena o Grupo de Pesquisa Trabalho, Trajetórias, Juventudes e Educação (TRAJE) e integra o Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui interesse e produções acadêmicas ligadas às áreas Psicologia Escolar, Educação Superior, Educação Profissional e Tecnológica, Juventudes, Trajetórias, Formação Profissional e Metodologias Qualitativas.

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Publicado

2023-11-19

Como Citar

Hostensky, E. L., Feitosa, L. R. C., & Padilha, F. (2023). FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SAÚDE E TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PSICOLOGIA. Trabalho (En)Cena, 8(Contínuo), e023032. https://doi.org/10.20873/2526-1487e023032

Edição

Seção

Dossiê: Fatores Humanos: Saúde e Segurança no Trabalho