v. 1 n. 26 (2025): Pesquisas E Práticas Em Ensino De Filosofia A Partir Do PROF-FILO
É com imensa alegria que apresentamos esta coletânea a qual é resultado do labor dos pesquisadores em Ensino de Filosofia do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com pesquisadores de outras Universidades e Institutos Federais. A iniciativa deste trabalho é divulgar e fomentar a riqueza da produção que se desenvolveu na prática concreta de docentes de Filosofia do Ensino Médio da rede pública e privada do Tocantins, do Paraná, de Pernambuco, da Bahia e de Brasília os quais teorizam e filosofam a partir da experiência do chão das escolas e encontram no PROF-FILO um lugar de qualificação à altura da dignidade dos professores e professoras. Ao mesmo tempo, entendemos que estes textos servem para subsidiar práticas futuras em sala de aula por meio da universalização das pesquisas que este livro propicia.
O Mestrado profissional em Filosofia surgiu da necessidade de desenvolver as políticas de qualificação docente no âmbito da Filosofia. Numa configuração de rede, atualmente comporta 25 instituições públicas de ensino superior sob a coordenação nacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Este formato proporciona uma colaboração riquíssima de parcerias entre as Universidades e Institutos Federais envolvidos, trocas de experiências, espírito de colaboração e produção conjunta. Por isso, iniciativas como este livro mostram a pujança da atuação tanto local do PROF-FILO como da colaboração nacional num esforço de entregar para sociedade professores e professoras cada vez mais qualificados e conscientes de sua atuação crítica e social nas escolas, além de produtos pedagógicos que fomentem e desenvolvam a prática docente.
Neste sentido, o PROF-FILO/UFT vem desenvolvendo este trabalho de promoção da formação continuada dos docentes do 7 Tocantins e vizinhanças como Pará, Bahia e Piauí. São muitos mestres e mestras entregues às redes de Ensino Básico que atuam fortalecendo sobretudo a educação pública. Também destacamos que o nosso núcleo sempre foi favorecido pela atuação de professores e professoras de outras instituições da rede seja como docentes, como orientadores ou como parceiros de projetos como neste livro que agora entregamos para sociedade. A todos os nossos colaboradores, agradecemos! E a você, nosso leitor, desejamos que seja tomado do mesmo entusiasmo pelo Ensino de Filosofia de qualidade que perpassa o trabalho de tantas mãos que escreveram este livro.