Arquivos - Página 2
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Horizontes Científicos da UFT: Reflexões do XX Seminário de Iniciação Científica (PIBIC) - Ciências Biológicas e da Saúde (volume 2)
v. 1 n. 2 (2025)As contribuições do PIBIC para a sociedade vão além das publicações científicas, dos projetos inovadores e das apresentações em eventos acadêmicos. Elas se traduzem em impactos reais na qualidade de vida da população, no fortalecimento das políticas públicas e no desenvolvimento sustentável da região, principalmente em um território como o estado do Tocantins. Por meio de suas pesquisas, os estudantes e orientadores associados ao Programa não apenas geraram conhecimento, mas também construíram elos entre a Universidade e a Sociedade, reafirmando o papel indubitável da ciência como vetor de transformação. Esta coletânea de livros, é, portanto, uma homenagem a todos aqueles que contribuíram para a construção dessa história de sucesso na Universidade Federal do Tocantins: os professores orientadores, que, com dedicação e expertise, guiaram jovens pesquisadores em seus primeiros passos no universo científico; os estudantes, que, movidos pela curiosidade e determinação, desafiaram os limites do conhecimento; os gestores, que acreditaram na relevância do programa e garantiram seu fortalecimento ao longo dessas duas décadas; e as instituições parceiras, cujo apoio sempre foram fundamentais para a concretização de inúmeras iniciativas.
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Debates sobre educação: etapas de ensino
v. 1 n. 73 (2024)A educação é, ao mesmo tempo, uma experiência singular e coletiva, um espaço de construção de sentidos e de transformação social. Ao longo da história, ela tem sido atravessada por múltiplas questões que revelam a complexidade de seu papel nas sociedades contemporâneas. É nesse contexto que surge a obra "Debates sobre Educação: Perspectivas Transversais", uma coletânea que busca explorar as interfaces e os atravessamentos que configuram os debates educacionais no século XXI. Este livro se apresenta como um espaço de reflexão crítica e de diálogo interdisciplinar, reunindo contribuições de diferentes áreas do conhecimento para tratar de temas urgentes e transversais. Os capítulos que compõem esta obra dialogam com questões como inclusão, diversidade, tecnologia, formação docente, políticas públicas, entre outros, ressaltando que a educação não se limita ao espaço escolar, mas se expande para os territórios culturais, sociais e políticos que estruturam a vida humana.
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Debates sobre educação: Perspectivas Transversais
v. 1 n. 40 (2024)A educação é, ao mesmo tempo, uma experiência singular e coletiva, um espaço de construção de sentidos e de transformação social. Ao longo da história, ela tem sido atravessada por múltiplas questões que revelam a complexidade de seu papel nas sociedades contemporâneas. É nesse contexto que surge a obra "Debates sobre Educação: Perspectivas Transversais", uma coletânea que busca explorar as interfaces e os atravessamentos que configuram os debates educacionais no século XXI. Este livro se apresenta como um espaço de reflexão crítica e de diálogo interdisciplinar, reunindo contribuições de diferentes áreas do conhecimento para tratar de temas urgentes e transversais. Os capítulos que compõem esta obra dialogam com questões como inclusão, diversidade, tecnologia, formação docente, políticas públicas, entre outros, ressaltando que a educação não se limita ao espaço escolar, mas se expande para os territórios culturais, sociais e políticos que estruturam a vida humana.
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Práticas de Ensino e Itinerários Formativos na Residência Pedagógica em Educação Física
v. 1 n. 55 (2024)A formação de professores no Brasil tem sido historicamente atravessada por desafios que envolvem tanto as condições estruturais das instituições formadoras quanto às demandas socioeconômicas e culturais que configuram o contexto educacional. Nesse cenário, o Programa de Residência Pedagógica (PRP), instituído pelo Governo Federal como parte da Política Nacional de Formação de Professores, emerge como uma iniciativa central para repensar os caminhos formativos e fortalecer a relação entre teoria e prática. O livro "Práticas de Ensino e Itinerários Formativos na Residência Pedagógica em Educação Física" nos convida a refletir sobre as potencialidades e os desafios desse processo no âmbito específico da Educação Física. Ele parte do pressuposto de que a prática docente é constituída por experiências não apenas técnicas, mas também reflexivas e colaborativas.
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Envelhecimento Ativo e Educação ao Longo da Vida_ 18 Anos de Universidade da Maturidade
v. 1 n. 69 (2024)Envelhecimento Ativo e Educação ao Longo da Vida: 18 Anos de Universidade da Maturidade" é uma obra que celebra quase duas décadas de inovação e impacto social da Universidade da Maturidade (UMA) no T ocantins e além. Este livro, resultado de um trabalho coletivo e interdisciplinar, reflete as diversas experiências, vivências e aprendizagens que a UMA proporcionou, consolidando-se como um espaço único de formação, convivência e promoção do envelhecimento ativo. Dividido em 14 capítulos, o livro apresenta um panorama abrangente das ações da UMA, abordando desde a educação intergeracional e a preservação de saberes tradicionais até práticas inovadoras em saúde, dança e alfabetização. A obra evidencia a importância da troca de saberes e a valorização das memórias e culturas, destacando o protagonismo das pessoas idosas em contextos educacionais e comunitários. Além disso, ressalta os desafios e as conquistas de integrar diferentes gerações, promovendo uma educação ao longo da vida que rompe barreiras etárias e culturais
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Educação e Adrenalina: Práticas Corporais de Aventura no Ensino Escolar
v. 1 n. 68 (2024)A escola, como espaço de aprendizado e formação integral, deve ir além das fronteiras da sala de aula, incorporando práticas que conectem os estudantes com o mundo ao seu redor. É nesse contexto que as práticas corporais de aventura emergem como uma proposta pedagógica inovadora e transformadora. Este livro foi idealizado para educadores da educação básica e do ensino superior, bem como estudantes de licenciatura em Educação Física interessados em enriquecer o ensino com atividades que promovem desafios, superação e a conexão entre corpo, mente e meio ambiente. As práticas de aventura, como escalada, slackline, arvorismo, trilhas e orientação, são apresentadas aqui não apenas como atividades recreativas, mas como ferramentas poderosas de ensino e aprendizado.
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Inovações que Transformam: Experiências Exitosas no Programa Institucional de Inovação Pedagógica (Ciências Sociais Aplicadas)
v. 1 n. 67 (2024)A Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem se destacado por suas iniciativas inovadoras na área da educação, buscando constantemente aprimorar as práticas pedagógicas e proporcionar um ensino de excelência. Reconhecendo a necessidade de inovar para melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado, a UFT lançou, no ano de 2021, o Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). Este programa visa renovar as práticas pedagógicas, integrando novas metodologias e tecnologias que promovam um ambiente educativo mais dinâmico e eficaz. Com objetivos ambiciosos, o PIIP, visa melhorar a qualidade do ensino promovendo práticas pedagógicas que tornem o aprendizado mais significativo e relevante para os alunos, bem como contribuir com suporte tecnológico para a comunidade acadêmica por meio das atividades desenvolvidas pelos docentes orientadores, tutores e monitores em inovação pedagógica. O PIIP adota, em sua essência, ferramentas digitais educacionais para propiciar a oportunidade de ampliação dos conhecimentos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.
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Inovações que Transformam: Experiências Exitosas no Programa Institucional de Inovação Pedagógica (Ciências Humanas, Linguagens e Artes)
v. 1 n. 66 (2024)A Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem se destacado por suas iniciativas inovadoras na área da educação, buscando constantemente aprimorar as práticas pedagógicas e proporcionar um ensino de excelência. Reconhecendo a necessidade de inovar para melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado, a UFT lançou, no ano de 2021, o Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). Este programa visa renovar as práticas pedagógicas, integrando novas metodologias e tecnologias que promovam um ambiente educativo mais dinâmico e eficaz. Com objetivos ambiciosos, o PIIP, visa melhorar a qualidade do ensino promovendo práticas pedagógicas que tornem o aprendizado mais significativo e relevante para os alunos, bem como contribuir com suporte tecnológico para a comunidade acadêmica por meio das atividades desenvolvidas pelos docentes orientadores, tutores e monitores em inovação pedagógica. O PIIP adota, em sua essência, ferramentas digitais educacionais para propiciar a oportunidade de ampliação dos conhecimentos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.
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Inovações que Transformam: Experiências Exitosas no Programa Institucional de Inovação Pedagógica (Engenharias, Ciências Exatas e da Terra)
v. 1 n. 68 (2024)A Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem se destacado por suas iniciativas inovadoras na área da educação, buscando constantemente aprimorar as práticas pedagógicas e proporcionar um ensino de excelência. Reconhecendo a necessidade de inovar para melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado, a UFT lançou, no ano de 2021, o Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). Este programa visa renovar as práticas pedagógicas, integrando novas metodologias e tecnologias que promovam um ambiente educativo mais dinâmico e eficaz. Com objetivos ambiciosos, o PIIP, visa melhorar a qualidade do ensino promovendo práticas pedagógicas que tornem o aprendizado mais significativo e relevante para os alunos, bem como contribuir com suporte tecnológico para a comunidade acadêmica por meio das atividades desenvolvidas pelos docentes orientadores, tutores e monitores em inovação pedagógica. O PIIP adota, em sua essência, ferramentas digitais educacionais para propiciar a oportunidade de ampliação dos conhecimentos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.
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Inovações que Transformam: Experiências Exitosas no Programa Institucional de Inovação Pedagógica (Ciências Biológicas e da Saúde)
v. 1 n. 65 (2024)A Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem se destacado por suas iniciativas inovadoras na área da educação, buscando constantemente aprimorar as práticas pedagógicas e proporcionar um ensino de excelência. Reconhecendo a necessidade de inovar para melhorar a qualidade do ensino e do aprendizado, a UFT lançou, no ano de 2021, o Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP). Este programa visa renovar as práticas pedagógicas, integrando novas metodologias e tecnologias que promovam um ambiente educativo mais dinâmico e eficaz. Com objetivos ambiciosos, o PIIP, visa melhorar a qualidade do ensino promovendo práticas pedagógicas que tornem o aprendizado mais significativo e relevante para os alunos, bem como contribuir com suporte tecnológico para a comunidade acadêmica por meio das atividades desenvolvidas pelos docentes orientadores, tutores e monitores em inovação pedagógica. O PIIP adota, em sua essência, ferramentas digitais educacionais para propiciar a oportunidade de ampliação dos conhecimentos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.
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Brincadeiras com a Boiuna da Amazônia: um guia para educadores intergeracionais
v. 1 n. 40 (2024)A cartilha é um guia para educadores e outros interessados em explorar o rico imaginário cultural amazônico, os saberes tradicionais de pessoas idosas e sua conexão com a educação infantil. Inspirada na lenda da Boiuna, as atividades compartilhadas envolvem um projeto desenvolvido com pessoas idosas da Universidade da Maturidade, da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT) e crianças da pré-escola do Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria, em atividades de valorização da tradição oral e práticas pedagógicas contemporâneas.
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Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia
v. 1 n. 64 (2024)O livro “Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos. A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.
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Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia
v. 1 n. 63 (2024)O livro “Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos. A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.
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Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia
v. 1 n. 62 (2024)O livro “Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos. A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.
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Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia
v. 1 n. 61 (2024)O livro “Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos. A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.
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Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia
v. 1 n. 60 (2024)O livro “Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos. A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação.
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Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia
v. 1 n. 59 (2024)O livro “Desassossegos Digitais: Memórias e Experiências no uso de Tecnologias no Contexto Educacional para a Formação de Professores da/na Amazônia” abrange uma discussão sobre os desafios e vivências associadas ao uso de tecnologias digitais no contexto educacional. Esta obra surgiu a partir de uma disciplina ministrada no mestrado em Educação e no doutorado em Educação na Amazônia, na qual se promoveu uma reflexão profunda sobre as implicações e os impactos das ferramentas digitais na educação, contemplando tanto os aspectos positivos quanto os negativos. A coletânea reflete uma ampla gama de experiências e perspectivas, com contribuições de mestrandos, doutorandos e alunos especiais desses programas. Eles escrevem sobre o processo de autoria e suas contribuições, destacando o contexto e a importância do tema na atualidade. Em particular, a obra enfatiza a crescente dependência de tecnologias digitais no ensino e aprendizado, explorando como essas ferramentas estão remodelando a paisagem educacional. Outros professores e especialistas envolvidos no livro abordam temas específicos, como o impacto das redes sociais, as ferramentas de aprendizado online, e as complexas questões de privacidade e segurança que emergem com o uso de tecnologias na educação. -
Pesquisa em História Humanidades Digitais e Ensino: Outros Temas Comunicacionais e Abordagens
v. 1 n. 72 (2024)O livro "Pesquisa em História, Humanidades Digitais e Ensino: outros temas comunicacionais e abordagens" reúne contribuições de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHispam-UFT) e do Grupo MITECHIS, explorando o diálogo entre ensino e pesquisa em História com foco na interdisciplinaridade e inovação. Dividido em dois tópicos, aborda temas como o uso de tecnologias e jogos digitais na educação, questões raciais e culturais, memória histórica, práticas religiosas e impactos sociais em contextos urbanos e rurais. A coletânea destaca as Humanidades Digitais como ferramenta para enriquecer o ensino e a pesquisa, conectando-os às demandas contemporâneas e tornando o conhecimento histórico mais acessível e interativo. É um recurso relevante para educadores e pesquisadores que buscam inovação no campo da História.
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Arquitetura de Paz na América do Sul: Brasil, hegemonia e a consolidação da paz
v. 1 n. 58 (2024)A atual conjuntura da América do Sul apresenta-se enquanto um desafio no que se refere a construção da paz regional. A paz, portanto, na região é entendida, pelos acadêmicos, enquanto anômala, referente ao número relativamente baixo de conflitos interestatais na região. Sob esta égide, embora os países Sul-americanos não entrem em conflitos diretos, verifica-se um alto índice de problemas estruturais, que resultam na consolidação de uma paz negativa. Neste sentido, busca-se compreender a singularidade da construção da paz na América do Sul, tendo em consideração o papel da projeção regional e internacional do Brasil nesta configuração. Assim, para entender esta projeção brasileira em prol de uma política a favor da manutenção da paz (negativa), utiliza-se a construção metodológica de Gramsci (1971) acerca da conceitualização do Bloco Histórico e Hegemonia, bem como suas possíveis (re)interpretações e transposições para o cenário internacional, mais especificamente em casos de regionalismo (MERCOSUL). Em última análise, busca-se uma releitura, a partir de uma perspectiva neogramsciana, da concepção de paz que, devido aos caminhos epistemológicos deste livro, passa por reinterpretar também os conceitos arraigados ao regionalismo.
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A privatização da atenção oncológica na política de saúde: o estado do Tocantins
v. 1 n. 57 (2024)No livro é investigado a privatização da atenção oncológica no SUS, focando no estado do Tocantins. Objetivos específicos incluem: analisar o direcionamento de recursos públicos para empresas privadas na Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, e contribuir para o debate sobre privatização na saúde. A atenção oncológica no Brasil envolveu principalmente parcerias público-privadas, mas após 1964 houve expansão do modelo privatista, com o setor privado se beneficiando de recursos públicos. O ideário neoliberal na saúde reforça essa tendência, focando em populações vulneráveis e proporcionando a universalidade do acesso.
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História Regional em Debate
v. 1 n. 56 (2024)A obra em questão parte da iniciativa de professores do Programa de Pós-graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHispam/UFT). Objetivou-se reunir trabalhos em diferentes estágios de execução, sejam propostas de pesquisa, trabalhos em andamento, ensaios e pesquisas com resultados visíveis. Se por um lado a coletânea apresenta diferentes olhares acerca da temática histórica, métodos e teorias, por outro buscou condensar escritos que corroboram para um debate acadêmico sobre a região amazônica mais precisamente Tocantins.
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Língua Portuguesa para estrangeiros: práticas de linguagem mediadas por gêneros discursivos
v. 1 n. 54 (2024)O livro "Língua Portuguesa para Estrangeiros: Práticas de Linguagem Mediadas por Gêneros Discursivos" de Mario Ribeiro Morais e Clarissa de Sousa Oliveira Mccoy trata do ensino da língua portuguesa a estrangeiros por meio de gêneros discursivos, baseando-se na teoria enunciativa de Bakhtin. A obra destaca que aprender uma língua estrangeira não é apenas dominar suas regras gramaticais, mas também ocupar um lugar marginal na cultura dominante, o que requer uma escuta sensível e crítica das diferenças culturais. Os autores analisam como as competências linguísticas dos estrangeiros são mobilizadas em diferentes esferas sociais e como essas práticas influenciam as relações de poder e ideologia. Além disso, o livro propõe que os estudantes de língua portuguesa desenvolvam suas habilidades linguísticas tanto na sala de aula quanto em contextos informais, promovendo a integração entre culturas. Essa abordagem ajuda a desconstruir a visão tradicional da língua como algo territorializado, enfatizando a importância da escuta mútua e da valorização das diferenças.
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Um pedacinho da Educação Física: jogos indígenas
v. 1 n. 53 (2024)A coleção, Um pedacinho da Educação Física, nasce das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa em Esporte e Lazer, Rede CEDES, do Tocantins, em Parceria com o Ministério do Esporte. Além do Centro, os Programas Residência Pedagógica em Educação Física, Programa de Inovação Pedagógica e mestrado profissional em Educação Física. A coleção tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa no Tocantins (FAPT), Edital Universal da UFT (PROPESQ) e Editais de Fomentos a Núcleos de Pesquisa (PROPESQ/PROEX). A ideia da coleção é socializar a Educação Física por meio da Literatura Infantil para crianças pequenas, bem pequenas e em idade de alfabetização, passando desde as elementos da cultural corporal (Esportes, jogos, Danças, Lutas, Ginásticas e Capoeira), bem como esportes paralímpicos, jogos dos 26 estados mais Distrito Federal, Jogos Africanos, Indígenas, além de uma série dedicada ao ensino de anatomia para Crianças, Anatokids.
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Formação de professores: desafios para a prática pedagógica
v. 1 n. 52 (2024)A obra Formação de Professores: Desafios para a prática pedagógica, originada a partir de pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Goiás (UFG), socializa importantes estudos voltados às práticas pedagógicas ocorridas em diferentes contextos de aprendizagem, como a Educação Básica e Ensino Superior, fundamental para avançar no debate no que concerne à formação docente na contemporaneidade. Esses estudos demonstram, ainda, a interdisciplinaridade presente em diferentes áreas do conhecimento.
O primeiro capítulo, de autoria de Talita Ferreira Galvão (UFT) e Helena Quirino Porto Aires (UFT), intitulado “Algumas reflexões sobre a efetivação das políticas públicas da Educação do Campo no município de Taguatinga-TO”, busca analisar a efetividade das políticas públicas da Educação do Campo no município de Taguatinga-TO. As pesquisadoras, a partir do estudo realizado, buscam socializar alguns resultados de análises sobre a efetividade das políticas públicas da Educação do Campo neste município.
Ainda caminhando na perspectiva da formação de professores, a autora Sônia Maria de Sousa Fabrício Neiva (UFT) reflete no seu capítulo “A formação do professor reflexivo e pesquisador na perspectiva de professoras do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Arraias-TO”, sobre a perspectiva da formação de professores reflexivos e pesquisadores, na visão de professoras do 4º e 5º ano do ensino fundamental. Conforme a pesquisadora, o estudo desenvolvido divulga alguns relatos de professoras a respeito das suas práticas docentes, acerca da pesquisa na prática docente.
O campo das artes na formação docente também se faz presente nesta coletânea. Um dos capítulos que aborda esse tema é de autoria de Juliane Gomes de Sousa (UFT) e Sônia Regina dos Santos Teixeira (UFPA), intitulado “Considerações iniciais sobre o perfil formativo e os desafios institucionais da Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) – Artes e Música, que buscam identificar o perfil formativo e os desafios institucionais da licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música, ofertada na Universidade Federal do Norte do Tocantins, em seu processo de consolidação, uma vez que essa licenciatura é nova e ainda é permeada por inúmeros desafios na prática docente, em escolas localizadas no campo.
Outra área de conhecimento que colabora para ampliar o debate no que tange às práticas envolvendo professores é a matemática. No estudo de José Carlos Miguel (UNESP), “Formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental: investigar e aprender matemática no contexto da Educação Desenvolvimental”, a pesquisa procurou analisar a formação docente necessária para a busca de superação do problema, tendo em vista os limites e possibilidades de se ensinar Matemática para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como as implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural para o desenvolvimento dessa ação. Tendo em autores como Vigotski, Davidov entre outros, via materialismo histórico e dialético, o autor busca problematizar questões relacionadas à formação inicial e continuada de professores no âmbito da matemática escolar.
O capítulo seguinte, denominado de “Projetos Pedagógicos em Artes na Educação Infantil: Abordagens da natureza”, de autoria de Samantha Graziele Soares (UFU) e Gustavo Cunha de Araújo (UFNT), apresenta resultados de uma pesquisa que tem como objetivo refletir como a leitura de imagens pode nortear as vivências e experimentações com natureza na educação infantil e potencializar projetos pedagógicos, e logo, aprendizagens lúdicas, a partir de um tema contemporâneos (natureza/meio ambiente), de essencial importância a ser abordado no contexto vigente.
Por fim, no capítulo “A Legislação da Educação do Campo e da formação de seus educadores pensada a partir da pedagogia da pandemia”, de Solange Martins Oliveira Magalhães (UFG) e Sílvia Adriane Tavares de Moura (UFT), as autoras analisam os contornos das políticas educativas postas à Educação do Campo em tempos pandêmicos, mostrando velhas e novas problemáticas postas a especificidade da formação de professores do campo.
Portanto, esperamos que as pesquisas presentes neste livro contribuam para enriquecer o debate educacional acerca da formação de professores, e na produção de conhecimento em diferentes áreas. Desejamos boas leituras a todos e a todas.
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Reminiscências no baú da memória: Percursos formativos dos estudantes do mestrado em Educação Física - PROEF
v. 51 n. 1 (2024)O livro apresenta uma coletânea de memórias e trajetórias de professores de Educação Física que atuam na rede pública de ensino e enfrentam os desafios cotidianos da prática pedagógica. Esses educadores estão em constante busca pela formação continuada, com o objetivo de aprimorar e qualificar suas metodologias e disciplinas educacionais. Todos os autores e autores da obra estão vinculados ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), oferecido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O ProEF é um programa desenvolvido em rede por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, movimentos à formação acadêmica e profissional de professores que já atuam no ensino básico. A UFT foi credenciada como uma das instituições integrantes da rede em 2022, reafirmando seu compromisso com a formação de qualidade. Este livro reúne os memoriais descritivos dos mestrandos da terceira turma, trazendo reflexões sobre suas experiências, aprendizagens e desafios. Esses relatos oferecem um panorama único sobre o impacto do programa na formação docente, evidenciando os esforços para a transformação das práticas pedagógicas e o fortalecimento do ensino público no Brasil.