Arquivos - Página 2
-
Startup - Tive uma ideia, por onde começar?
v. 1 n. 28 (2024)Esse livro foi escrito para ser um guia básico. Aqui você vai encontrar apenas o que é fundamental saber para iniciar um empreendimento. Quando comecei a escrever esse livro estabeleci uma meta, não passar de 60 páginas e proporcionar os primeiros passos em uma direção correta para o futuro empreendedor. Já vi muita gente iniciando uma caminhada no mundo das startups em uma direção não muito indicada e posteriormente afirmar coisas do tipo: “se eu soubesse disso antes”; “se alguém tivesse me dado essa orientação”; “apenas uma dica e eu não teria perdido todo esse tempo”.
-
Vida cotidiana, diversidade e urbanidade: fissuras e desvios promovidos pelas atividades terciárias em Palmas (TO)
v. 1 n. 27 (2024)A presente coletânea reúne textos de estudos do Teatro, em interseção com as linguagens do Audiovisual e Literatura. As inquietações que mobilizam os ensaístas, originam-se no hibridismo de diálogos como fundamento e regra para o artista-pesquisador, pois o desafio maior é, por um lado, sinalizar sensivelmente aquilo que o teatro sabe fazer, e, por outro, borrar as fronteiras interartes, fomentando e prospectando, novos hibridismos, constelações, procedimentos e expedientes de criação entre tradições intelectuais e artísticas diversas.
-
Agenda 2030 e a sua divulgação pelo diálogo formativo
v. 1 n. 26 (2024)Esta obra foi resultado de um longo processo de construção de oito anos de acúmulo em atividades extensionistas, com enfoque na Agenda 2030 e de atuação interdisciplinar.Buscamos com esta temática ambientalista apresentar um recorte por relatos que mostram as possibilidades de transformação cidadã, que foram estruturados a partir de comunicação simples, porém, com análise e apresentação de casos que ratificam o respeito ao saber popular, ao diálogo comunitário, ao olhar cotidiano do cidadão e a conversa aberta e franca sobre a cidade real. A produção esta agregada ao PDI/UFT.
-
Via cega: sobre a possibilidade dos onómata como “intermediários” no Crátilo de Platão
v. 1 n. 25 (2024)No diálogo Crátilo, Platão opõe às duas teses extremas, naturalista e convencionalista, uma síntese entre estas que permita conceber a origem da relação ónoma-ón, isto é, entre o nome e a coisa para empregar com justeza os nomes e, mais tarde, compreender a função desta relação no ato de conhecer.A presente obra procura mostrar como as ideias surgem na estrutura da linguagem de modo que fundamente um falar verdadeiro, embora somente aproximativo, como veremos, devido à impossibilidade de identidade plena entre os logoí e os objetos.
-
Inseto-Praga: Principais ordens e conceitos introdutórios
v. 1 n. 24 (2024)A Entomologia Agrícola é uma das áreas mais fascinantes da zoologia, e é também uma das mais cruciais para a compreensão das dinâmicas agroecológicas e dos seus impactos na vida humana e no meio ambiente. Dessa forma, a presente obra tem por objetivo levar aos leitores os embasamentos conceituais básicos que fundamentam o estudo dos insetos pragas e o seu manejo. Ela tem como público-alvo prioritário os estudantes universitários de graduação e demais sujeitos que necessitam de uma introdução geral sobre os principais conceitos, ordens de insetos e processos afins da entomologia agrícola.
O Capítulo 1 do livro apresenta o conceito de praga, os danos usualmente causados por esses animais, a relação negativa entre pragas e o uso de inseticidas, a diferença entre o manejo convencional e o Manejo Integrado de Pragas (MIP).
Os Capítulos 2 e 3 são destinados às principais ordens, famílias e espécies de insetos pragas. O Capítulo 2 oferece um guia de identificação rápido das oito ordens de interesse agrícola: Lepidoptera, Hemiptera, Thysanoptera, Coleoptera, Orthoptera, Diptera, Hymenoptera e Blattodea. O Capítulo 3 apresenta as listas de famílias e espécies que necessitam de atenção por parte dos agricultores pelo potencial de danos econômicos.
O Capítulo 4 é dedicado aos conceitos de pragas quarentenárias. E o Capítulo 5 aborda o Manejo Integrado de Pragas (MIP) com a descrição da sua aplicação e caracterização dos tipos de controles que podem ser implementados. Adicionalmente, é discutida a seletividade de inseticidas e o manejo de resistência.
O livro é finalizado, no Capítulo 6, com a apresentação do Receituário Agronômico que é uma das formas de racionalizar e monitorar a compra e o uso de agrotóxicos.
Espera-se que este livro sirva de base para a construção de um conhecimento mais aprofundado e que seja utilizado de forma complementar com as demais obras de referências da área de Entomologia Agrícola.
-
Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e sua Interface com as Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis na Região da Amazônia Legal: caderno do cursista
v. 1 n. 23 (2024)Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõe a agenda de superação de situações e contextos nocivos ao bem-estar dos povos do mundo. Os 17 objetivos propostos recortam grandes problemas que a sociedade atual provoca e, ao mesmo tempo, tentam impedir seus impactos na vida das pessoas. No Brasil, um dos esforços desenvolvidos pelo Ministério da Saúde para cumprir as metas pactuadas é a interiorização dos ODS, na perspectiva de governos e sociedade civil transversalizarem os objetivos nas discussões, políticas e programas de saúde a serem implementados até 2030. Este caderno é um guia para formação de trabalhadores da saúde e da sociedade civil na agenda dos ODS. Foi elaborado para implementação do projeto Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto à Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis das Secretarias Estaduais de Saúde e de Municípios adjacentes às regiões de saúde das capitais, dos estados de Tocantins, Pará, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Acre, Roraima e Rondônia, sob a coordenação das Universidades Federais do Tocantins e do Acre e com o apoio das universidades federais dos estados envolvidos, das Secretarias Estaduais de Saúde e de colaboradores da Coordenação Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
Adiante de um recurso didático para ações de educação permanente, este Caderno apresenta em sua organização e propósito, subsídios à elaboração técnica de projetos emergidos do contato da realidade local com o conteúdo apresentado, perfazendo a combinação teórico-prática necessária para construção de mudanças objetivas na saúde das pessoas.
Para tanto, lastreia a discussão dos ODS no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis (Plano de DANT), 2021-2030, que apresenta as principais iniciativas e metas para este tema no Brasil e faz parte de uma agenda do Sistema Único de Saúde compartilhada nacionalmente. Esperamos que este material cumpra os objetivos estratégicos de subsidiar a interiorização dos ODS por meio da implementação do Plano de DANT e promover o fortalecimento de iniciativas locais intersetoriais para a promoção da saúde da população. -
Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e sua Interface com as Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis na Região da Amazônia Legal: Caderno do Tutor
v. 1 n. 22 (2024)Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) compõe a agenda de superação de situações e contextos nocivos ao bem-estar dos povos do mundo. Os 17 objetivos propostos recortam grandes problemas que a sociedade atual provoca e, ao mesmo tempo, tentam impedir seus impactos na vida das pessoas. No Brasil, um dos esforços desenvolvidos pelo Ministério da Saúde para cumprir as metas pactuadas é a interiorização dos ODS, na perspectiva de governos e sociedade civil transversalizarem os objetivos nas discussões, políticas e programas de saúde a serem implementados até 2030. Este caderno é um guia para formação de trabalhadores da saúde e da sociedade civil na agenda dos ODS. Foi elaborado para implementação do projeto Fortalecimento e Interiorização da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável junto à Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis das Secretarias Estaduais de Saúde e de Municípios adjacentes às regiões de saúde das capitais, dos estados de Tocantins, Pará, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Acre, Roraima e Rondônia, sob a coordenação das Universidades Federais do Tocantins e do Acre e com o apoio das universidades federais dos estados envolvidos, das Secretarias Estaduais de Saúde e de colaboradores da Coordenação Geral de Doenças e Agravos não Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
Adiante de um recurso didático para ações de educação permanente, este Caderno apresenta em sua organização e propósito, subsídios à elaboração técnica de projetos emergidos do contato da realidade local com o conteúdo apresentado, perfazendo a combinação teórico-prática necessária para construção de mudanças objetivas na saúde das pessoas. Para tanto, lastreia a discussão dos ODS no Plano de Ações Estratégicas para Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis (Plano de DANT), 2021-2030, que apresenta as principais iniciativas e metas para este tema no Brasil e faz parte de uma agenda do Sistema Único de Saúde compartilhada nacionalmente. Esperamos que este material cumpra os objetivos estratégicos de subsidiar a interiorização dos ODS por meio da implementação do Plano de DANT e promover o fortalecimento de iniciativas locais intersetoriais para a promoção da saúde da população. -
Bioprospecção de enzimas e probióticos : a partir de frutos amazônicos para aplicação em alimentos
v. 1 n. 21 (2024)Esta obra apresenta informações relevantes sobre vários frutos amazônicos no aspecto biotecnológico, por meio da exploração de microrganismos autóctones dos frutos e moléculas de valor agregado, e tecnológico, por meio da identificação de compostos bioativos presentes nos frutos e do aproveitamento dos resíduos para o desenvolvimento de novos produtos. A obra é fruto do esforço de pesquisadores de instituições de ensino de diversas regiões do Brasil com o apoio do Programa de Cooperação Acadêmica – Amazônia Legal – PROCAD, CAPES.
-
Parques lineares ao longo de cursos hídricos urbanos: Conflitos e possibilidades
v. 1 n. 20 (2024)A pesquisa apresenta a revisão de conceitos relacionados à “paisagem” e ao “espaço”, tendo como foco de estudo espaços livres públicos. Um desses exemplos são os parques lineares multifuncionais que, alocados ao longo de cursos d’água, fazem parte de um repertório recente que visa à consonância de expectativas de usos humanos com os processos da natureza. Essa pesquisa parte da hipótese de que o parque linear poderia servir como um elo de interação entre os mais diversos elementos naturais (vida animal, vegetação, solo, água) com o uso múltiplo humano, tendo como base o lazer e o turismo.
-
Mídias, Tecnologias e Sociedade
v. 1 n. 19 (2024)Esta coletânea reúne trabalhos que discutem sobre os usos e impactos das mídias e tecnologias digitais no ensino, na pesquisa e na sociedade. A indústria do entretenimento não produz narrativas neutras, ela legitima discursos produzidos por negacionistas e criminosos que estão utilizando as mídias e redes sociais para afirmar-se e lucrar. Esta obra é um local de resistência ao garantir e ampliar trabalhos que tencionam esses assuntos. Dialogamos, ainda, com as humanidades digitais, contribuindo, assim, para novas formas de encarar o presente, que muitas pessoas ainda custam a aceitar.
-
Saúde e sustentabilidade ambiental no Brasil: reflexões contemporâneas
v. 1 n. 18 (2024)Esta obra reune traballhos orientados pelos docentes do NERUDS – Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdade e Sistemas Socioecológicos da UFT em parceria com profissionais de saúde e grupos populacionais afins, que trazem, por meio da sistematização de suas experiências de trabalho e pesquisas onde expressam, de forma simples e autêntica as realidades vivenciadas em diferentes contextos do país. Os capítulos abordam várias questões que perpassam o rural brasileiro, tendo os recortes: saneamento e saúde ambiental; gestão ambiental e comunitária e saúde, gênero e qualidade de vida.
-
Comunicação, Direitos e Igualdade
v. 1 n. 17 (2024)Pensar a comunicação na perspectiva dos direitos humanos é abrir espaço ao diálogo e participação social, uma forma de combater desigualdades e construir uma sociedade mais democrática. Nessa direção a presente coletânea “Comunicação, Direitos e Igualdade” faz um convite à reflexão sobre questões atuais relacionadas ao direito à comunicação e às implicações da sua ausência. Os artigos reunidos na coletânea tratam a comunicação como um lócus privilegiado para a ação política da sociedade civil e que é vital, no Brasil, a construção de projetos de democratização da comunicação com foco nos direitos humanos.
-
A Pós-Graduação na Regional Norte da ABEPSS e sua importância para a sociedade: desafios, resistências e estratégias
v. 1 n. 16 (2024)A coletânea intitulada “A Pós-Graduação na Regional Norte da ABEPSS e sua importância para a sociedade: desafios, resistências e estratégias” tem por objetivo dar visibilidade aos impactos gerados na sociedade pelos Programas de Pós-Graduação da Regional Norte da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), os quais têm contribuído com a formação qualificada de pesquisadores/as e profissionais do Serviço Social e áreas afins. Ademais, a obra visa o fortalecimento dos PPG dessa regional, como forma de contribuir com a diminuição das assimetrias regionais no país.
-
Reflexões sobre língua(gem) em contextos de ensino
v. 1 n. 15 (2024)Os leitores imediatos deste volume são os docentes atuantes nas Licenciaturas em Letras e em Pedagogia, além dos estudantes desses cursos e dos professores de línguas em contextos diversos. O livro ainda pode alcançar diretamente os estudantes de pós-graduações lato sensu e stricto sensu, no âmbito dos estudos da linguagem e da educação. Outros leitores interessados nas atuais tendências críticas para a formação de professores e para o ensino de línguas também podem usufruir das pesquisas científicas reunidas. De alguma forma, os professores dos diferentes componentes curriculares, naturalmente, lidam com diferentes práticas escolares de linguagem e, por essa razão, certamente, também seria proveitoso para os referidos profissionais se familiarizarem com os procedimentos pedagógicos utilizados e construídos nas aulas de línguas.
-
Manual de REURB: Um Plano Popular para área ambientalmente sensível
v. 1 n. 14 (2024)Neste manual de Regularização Fundiária Urbana (REURB) trazemos um passo a passo para a realização de um Plano Popular e apresentamos a nossa experiência de projeto urbano, enquanto Extensão Universitária, para áreas ambientalmente sensíveis. Além de um capítulo sobre a REURB do ponto de vista do poder judiciário, apresentado pelo Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária - NUPREF, unidade da Corregedoria Geral da Justiça - CGJUS, do Tribunal de Justiça do Tocantins - TJ/TO. Toda a concepção deste Manual baseia-se na experiência dos núcleos de pesquisa da Universidade Federal do Tocantins (UFT), LabCidades e Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (NEUCidades), que desde 2014, vêm debatendo Regularização Fundiária e Direito à Cidade, A iniciativa configurou-se como a primeira experiência de REURB no Estado do Tocantins, tendo como resultado a legitimação de uma Associação de Moradores assessorada pela Universidade a ser contemplada com o decreto municipal de demarcação da área para Regularização.O objetivo da UFT com esse Projeto de Extensão foi capacitar e oferecer assessoria acadêmica urbanística e jurídica à Associação Alfa 2, da região da Unidade de Conservação Machado Oeste, em Palmas/TO (um Núcleo Urbano Informal de Baixa Renda), beneficiando aproximadamente 400 pessoas, com a inclusão formal dessa população à cidade. Um dos compromissos do Projeto também foi o de capacitar associações de moradores para que estas mesmas pudessem demandar a REURB em seus bairros, a partir do que passou a ser permitido pela nova Lei. Este Manual foi elaborado em três partes, na primeira: “REURB e Direito à Cidade”, tratamos questões conceituais relacionadas ao tema, desde perguntas e respostas simples para um rápido tira dúvidas até os primeiros passos para a execução da Regularização. A segunda parte: “Plano de Ação” traz todas as etapas para a elaboração de um Plano Popular de REURB, incluindo sugestões de metodologias participativas e dicas de leitura. E finalmente, na terceira parte: “Experiência de REURB como extensão universitária” pretendemos apresentar o projeto que desenvolvemos junto à comunidade Alpha 2, a partir do qual demonstramos como desenvolver um Plano Popular.
-
EXPERIÊNCIAS POÉTICAS: da criação à recepção do poema Martim Cererê (1923-1930)
v. 1 n. 13 (2023)Os estudos que abordam a literatura brasileira do primeiro quartel do século XX consideram que, após as atitudes iconoclastas e demolidoras do passado, surgiram, no final da década de 1920 e início da década de 1930, produções literárias mais sedimentadas. Nesses anos, vieram a público três obras fundamentais da literatura modernista: Martim Cererê (1927b),1 de Cassiano Ricardo (1895-1974), Macunaíma (1928), de Mário de Andrade (1893-1945), e Cobra Norato (1931), de Raul Bopp (1898-1984). Essas obras compõem a trilogia modernista do “descobrimento do Brasil”, cujos significados estético e histórico fizeram com que se firmassem como clássicos do Modernismo brasileiro.
-
Natação segura: dominando as competências aquáticas
v. 1 n. 12 (2024)Essa cartilha digital foi elaborada como um recurso educacional, parte integrante de uma dissertação do Programa Profissional de Mestrado em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Este recurso tem como objetivo apresentar um conjunto de propostas pedagógicas possível de serem incluídas nas aulas de Educação Física escolar onde servirá de apoio às diretrize curriculares para o ensino da natação com conteúdo de competência aquática e prevenção de afogamento. Nós professores de natação podemos fazer um trabalho de prevenção para reduzir o número de acidentes. Há evidências que sugerem uma ligação estreita entre a educação para a segurança da água (conhecimentos e competências) durante a infância e a prevenção do afogamento. As aulas apresentadas nessa cartilha não estão dispostas em uma sequência rígida e inflexível, pelo contrário, elas podem ser tratada da maneira que parecer mais conveniente ao professor que utilizará esse material.
-
Burocracias internacionais: teoria e prática na promoção e defesa da democracia na América Latina
v. 1 n. 11 (2024)Este livro analisa a influência das Organizações Internacionais (OIs), compreendidas como Burocracias Internacionais, na política internacional. Especialmente, a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e suas burocracias na promoção e na defesa da democracia na América Latina. A partir das contribuições teóricas do construtivismo social e dos estudos de administração, observa-se as burocracias internacionais como Administrações Públicas Internacionais (APIs) que influenciam a governança global ao distribuir níveis de governo e mudar as condutas dos Estados. A singularidade da América Latina alerta as OIs e suas burocracias internacionais quanto às constantes instabilidades e crises democráticas na região. Portanto, pretende-se nesta obra trazer um panorama teórico e prático sobre a atuação dos aparatos burocráticos das OIs e contribuir para a literatura da área, fornecendo um material que possa ser utilizado por estudantes nas áreas de Relações Internacionais, Direito, Ciência Política e Administração.
-
MEMÓRIAS DA INFÂNCIA: O brincar e outros afazeres infantis
v. 1 n. 10 (2024)As memórias da infância são as lembranças mais bem sucedidas de qualquer pessoa, pois elas norteiam a personalidade que se assumirá na vida adulta. O que uma pessoa viveu na infância, positiva ou negativa, vai determinar a sua compreensão de si mesma e o seu posicionamento no mundo. Este livro é composto por pequenos ensaios de alunos das disciplinas história da infância e ludicidade e educação. Em seus ensaios compartilham as lembranças da infância como: a primeira escola, a familia, mudanças, as brincadeiras, seus brinquedos favoritos, suas conquistas, seus medos e superações.
-
DISCURSOS EM REDE: Práticas, Sujeitos e Sentidos
v. 1 n. 9 (2024)Os artigos compilados nessa obra apresentam resultados de pesquisas em Análise do Discurso desenvolvidas por pesquisadores de dois programas de pós-graduação de universidades brasileiras, a saber, Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal de São Carlos. Tais reflexões possuem como base os pressupostos teórico-metodológico da Análise do Discurso, derivados dos trabalhos de Pêcheux e seus colaboradores, trazendo a mídia, como mediadora nos processos discursos que incide na sociedade, como principal dispositivo que produz, circula e funciona como lugar de construção e desconstrução dos sujeitos contemporâneos. Com base nisso, reunimos um conjunto de textos dedicados a vários temas: discursos sobre a leitura, a visibilidade na mídia dos livros didáticos digitais, a sensibilidade humana à causa animal, a circulação de fake news em contexto eleitoral, a promoção da ideologia armamentista e de discursos do preconceito contra a fala popular na imprensa paulista, a construção de uma estética da voz de sucesso midiático, os discursos do capacitismo no youtube e a interface entre ferramentas tecnológicas e instrumentalização linguística.
-
Reminiscências no baú da memória: Percursos formativos dos estudantes do mestrado em Educação Física - PROEF
v. 1 n. 8 (2024)O livro propõe a reunião de um conjunto de memórias e trajetórias de professores de
Educação Física que estão na lida diária dentro de escolas públicas, em busca da
formação continuada para ampliar e qualificar suas práticas pedagógicas e que fazem ou
fizeram parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede
Nacional (ProEF) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
O ProEF é um curso realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior e a
UFT foi credenciada no ano de 2022. Essa obra compartilha o memorial descritivo dos
mestres, mestras, mestrandos e mestrandas do programa. -
A Captação de recursos e a qualidade de vida de idosos no município de Palmeirópolis/TO
v. 1 n. 7 (2024)A gestão de recursos é uma prática fundamental em diversos contextos, sejam eles empresariais,
governamentais ou pessoais. Trata-se do processo de planejamento, alocação, utilização e monitoramento dos recursos disponíveis, sejam eles financeiros, humanos, materiais ou tecnológicos, com o objetivo de atingir metas e objetivos específicos de forma eficiente e eficaz.
No âmbito empresarial, a gestão de recursos é crucial para o sucesso de uma organização. Ela
envolve a alocação adequada de capital, gerenciamento de pessoal, otimização de processos e utilização
eficiente de tecnologia. Uma gestão eficaz dos recursos pode levar a uma maior produtividade, redução de custos, aumento da lucratividade e vantagem competitiva no mercado.
Na esfera governamental, a gestão de recursos é responsável pela administração dos recursos
públicos, garantindo que sejam utilizados de forma transparente e em benefício da sociedade como um
todo. Isso inclui o planejamento e execução de políticas públicas, a gestão de orçamentos e a supervisão de programas sociais e investimentos em infraestrutura.Em resumo, a gestão eficaz de recursos na educação é essencial para garantir que todos os alunos
tenham acesso a uma educação de qualidade. Isso requer uma abordagem estratégica e cuidadosa para a alocação de recursos, com foco na maximização do impacto e na melhoria dos resultados educacionais e que, de forma geral, também são contempladas na obra A Captação de recursos e a qualidade de vida de idosos no município de Palmeirópolis/TO. -
Alfabetização Científica e as Questões Ambientais: Uma Análise desse Processo no 9° Ano do Ensino Fundamental
v. 1 n. 6 (2024)A alfabetização científica é fundamental para capacitar os indivíduos a entenderem o
mundo ao seu redor de uma maneira mais informada e crítica. Não se trata apenas de
memorizar fatos científicos, mas sim de desenvolver habilidades de pensamento crítico,
raciocínio lógico e capacidade de avaliar evidências de forma objetiva.
Em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia e pela ciência, a alfabetização
científica torna-se essencial para tomar decisões informadas em diversas áreas da vida, desde
questões de saúde e meio ambiente até políticas públicas e escolhas pessoais.
Uma pessoa alfabetizada cientificamente é capaz de analisar e interpretar dados,
entender os princípios básicos da metodologia científica, reconhecer e avaliar fontes confiáveis
de informação e discernir entre ciência legítima e pseudociência.No contexto educacional, promover a alfabetização científica desde cedo é crucial. Isso
pode ser feito através de práticas pedagógicas que estimulem a investigação, a experimentação
e a resolução de problemas, permitindo que os alunos desenvolvam uma compreensão
profunda dos conceitos científicos e das habilidades necessárias para aplicá-los em situações
do mundo real.
Em resumo, a alfabetização científica não é apenas um conjunto de conhecimentos
sobre ciência, mas sim uma habilidade essencial para navegar no mundo moderno de maneira
informada, crítica e responsável. É um investimento valioso tanto para os indivíduos quanto
para a sociedade como um todo, pois promove o pensamento racional, a tomada de decisões
fundamentadas e o avanço do conhecimento científico e tecnológico. Logo, tenho a certeza eu
esta obra contribuiria para que qualquer indício que a leia, compreende o poder transformador
da educação. -
Memórias e Itinerários formativos da/ na formação de professores na Amazônia
v. 1 n. 5 (2024)Em "Memórias e Itinerários formativos da/na formação de professores na Amazônia", convidamos você a mergulhar nas experiências e reflexões de várias vidas dedicadas ao ensino. Este livro é uma coleção de memórias, histórias e lições aprendidas ao longo de décadas de trabalho. Todos os professores e professoras nesta coleção, foram discentes da disciplina de Formação Inicial e Continuada de professores, no curso de Doutorado de Educação na Amazônia. Desde os primeiros passos na sala de aula até os desafios e conquistas ao longo do caminho, os autores e autoras compartilham com vocês momentos marcantes, dificuldades superadas e o profundo impacto que a educação pode ter na vida de cada indivíduo.
-
Memórias e Itinerários formativos da/ na formação de professores na Amazônia
v. 1 n. 4 (2024)Em "Memórias e Itinerários formativos da/na formação de professores na Amazônia", convidamos você a mergulhar nas experiências e reflexões de várias vidas dedicadas ao ensino. Este livro é uma coleção de memórias, histórias e lições aprendidas ao longo de décadas de trabalho. Todos os professores e professoras nesta coleção, foram discentes da disciplina de Formação Inicial e Continuada de professores, no curso de Doutorado de Educação na Amazônia. Desde os primeiros passos na sala de aula até os desafios e conquistas ao longo do caminho, os autores e autoras compartilham com vocês momentos marcantes, dificuldades superadas e o profundo impacto que a educação pode ter na vida de cada indivíduo.