v. 1 n. 31 (2023): Analise de conteúdo: como tratar os dados e interpretar os resultados?
O presente livro foi desenvolvido usando como base o clássico “Análise de Conteúdo” de Laurence Bardin. A obra original é uma grande referência de técnicas e outras ferramentas para serem aplicadas em pesquisas e estudos que envolvam a análise de diferentes formas de comunicação. O livro é considerado um manual importantíssimo para a análise qualitativa das comunicações e é a referência-ouro obrigatória para qualquer pesquisador das mais diversas áreas de estudo que esteja trabalhando com dados provenientes de comunicações.
O objetivo deste livro é oferecer um manual resumido e atualizado com foco na aplicação das técnicas e interpretação dos dados coletados, que ainda são duas grandes dificuldades para jovens pesquisadores
que estão iniciando seus estudos em Análise de Conteúdo. Resumidamente, o livro almeja: (I) oferecer através de uma linguagem mais simplificada, atualizada e exemplificativa o uso e as técnicas da Análise de Conteúdo; e (II) apresentar de forma organizada e progressiva os passos necessários para que o pesquisador consiga extrair o máximo de informações dos seus dados brutos.