v. 1 n. 2 (2016): Teatralidade e Narrativa: conhecimento e construção de sentido da experiência criativa

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Teatralidade e Narrativa – conhecimento e construção de sentido da experiência criativa traz à tona discussões a respeito de aspectos cruciais aos processos de criação artística e de docência em artes, especificamente em teatro. O autor articulauma das mais expoentes teorias sobre Narrativa e Modernidade, aquela apresentada pelo filósofo Walter Benjamin, com uma perspectiva da Psicologia, o Construtivismo Semiótico-Cultural, que se interessa particularmente pelos processos de construção de conhecimento e de significação da experiência como parte fundamental da constituição subjetiva. Dessa articulação nasce um esquema que descreve os caminhos intra e intersubjetivos e as dinâmicas de construção e significação de conhecimento, tão caros à emergência da narrativa na modernidade. No decurso da obra, a discussão teórico-conceitual alicerça análises de trechos de uma experiência de docência em teatro e de criação artística (teatral) com crianças e adolescentes entre 8 e 14 anos, participantes de um projeto social realizado em Sorocaba/SP. As análises apresentadas explicitam a intrínseca relação entre a concepção teórica e a prática efetiva, em que a teoria pode ser reconhecida e verticalizada. Este livro aborda dinâmicas de interação Eu-Outro-Mundo, no âmbito da criação artística, significativas para se discutir, por analogia, os processos de interação cotidiana e as dinâmicas de construção de conhecimento que daí resultam, enquanto aponta um caminho de reflexão para se compreender a formação do Sujeito-Artista.  
Publicado: 2025-06-09

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