v. 1 n. 35 (2025): Do basico ao jogo: Introdução á programação de jogos com Python e Godot Engine
Este livro, que nasceu de uma necessidade percebida durante as aulas da disciplina de Introdução à Programação para Jogos, no curso de Animação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao longo de minhas pesquisas e experiência docente, notei uma lacuna significativa no material didático disponível: poucos recursos conseguiam integrar de forma coesa a introdução à programação – a parte mais lógica e computacional da criação de um jogo – com o aspecto artístico e lúdico que envolve o desenvolvimento de um jogo propriamente dito. A ideia era criar uma ponte entre esses dois mundos, mostrando que o pensamento computacional e a expressão criativa não são opostos, mas sim complementares na arte de fazer jogos.
Este livro não se propõe a ser um guia exaustivo sobre todas as funcionalidades avançadas de Python ou da Godot Engine. Longe disso, ele é uma introdução. A nossa jornada começa com os fundamentos da lógica de programação em Python, explorando conceitos como variáveis, tipos de dados, operadores, e as estruturas de controle essenciais – condicionais e laços. Esta base é crucial, pois é o alicerce sobre o qual qualquer lógica de jogo é construída. Acreditamos que, ao dominar esses conceitos iniciais, o leitor estará apto a pensar de forma algorítmica, decompor problemas complexos em partes menores e gerenciáveis, e traduzir suas ideias em passos lógicos que um computador pode executar