As imagens dos livros didáticos no ensino de Biologia: uma metodologia de compreensão e análise para o processo de aprendizagem no conteúdo de Bioquímica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n2p99

Palavras-chave:

Bioquímica, Imagens e Livro didático, imagens, livro didático

Resumo

Os elementos que compõem os livros didáticos são importantes para o aprendizado. O presente estudo tratou de analisar as imagens dos livros de Biologia, inseridas no conteúdo de Bioquímica, utilizados pelas escolas públicas do Ensino Médio no município de Porto Nacional – TO. Inicialmente, identificou-se as imagens com e sem valor didático, para tal foram classificadas em: decorativa, representacional, organizacional ou explicativa. Para verificação do valor didático considerou-se três princípios da teoria cognitiva, princípio da coerência, da sinalização e da contiguidade espacial percebendo-se a conformidade com os mesmos. Posteriormente, foram atribuídos às imagens o valor 0, quando não satisfazia nenhum critério, e os valores 1, 2, 3 e 4 quando satisfazia um, dois, três e quatro critérios, respectivamente. Por fim as mesmas foram categorizadas em: “com carga cognitiva baixa”, quando a elas fossem atribuídos valores 4, 3 ou 2, e “com carga cognitiva alta” às imagens com valores 1 ou 0. A maioria das imagens mostraram-se satisfatórias, obedecendo aos critérios investigados. Entretanto, um dos livros apresentou-se totalmente ausente de sinalização texto-imagem, sem contribuição para o conteúdo, e deficiente em imagens que evidenciem as características mais importantes, característica importante para direcionar o leitor para as informações relevantes no momento.

Palavras-chave: Bioquímica, imagens e livro didático.

 

ABSTRACT

The elements that make up the textbooks are important for learning. The present study was to analyze the images of the Biology books, inserted into the contents of Biochemistry, used by the public high schools in the municipality of Porto Nacional, TO. Initially, identified the images with and without educational value, for such were classified in: decorative, representational, explanatory or organizational. For verification of the didactic value was considered three principles of cognitive theory, principle of coherence, signaling and spatial contiguity, observing compliance of same. Subsequently, were assigned value 0 to the images that not satisfy any criterion, and values 1, 2, 3 and 4 when satisfied one, two, three and four, respectively. Finally, they were categorized in: “with low cognitive load”, when they were assigned values 4, 3, or 2, and “with high cognitive load”, to images with value 1 or 0. Most of the images were satisfactory, according to the investigated criteria. However, one of the books featured completely out of text-image signal, without contributing to the content, and deficient in mages showing the most important features, important feature to direct the reader to the relevant information at the time.

Keywords: Biochemistry, images and textbook.

 

RESUMEN

Los elementos que componen los libros son importantes para el aprendizaje. El presente estudio fue analizar las imágenes de los libros de biología, inserta en el contenido de la asignatura Bioquímica, utilizada por las escuelas públicas secundaria en la ciudad de Porto Nacional. Inicialmente, se identificaron las imágenes con y sin un carácter didáctico, para tales fueron clasificados en: decorativo, representación organizacional o explicativa. Para la verificación de manera didáctica se considera tres principios de la teoría cognitiva, principio de coherencia, la señalización y la contigüidad espacial la realización de sí mismo para cumplir con la misma. Posteriormente fueron asignadas a las imágenes el valor 0, cuando no se cumple ninguno de los criterios y los valores 1, 2, 3 y 4 cuando esté satisfecho de uno, dos, tres y cuatro criterios, respectivamente. Por último se clasifican en: "con la carga cognitiva baja", cuando fueron asignados valores 4, 3 o 2, y "con alta carga cognitiva" a imágenes con valores de 1 o 0. La mayoría de las imágenes se muestran a ser satisfactorio, obedeciendo los criterios investigados. Sin embargo, uno de los libros estaba totalmente ausente del relación texto-imagen, sin contribuir al contenido, y deficiente en imágenes que revelan las características más importantes, característica importante para dirigir al lector a la información pertinente en el momento.

Descriptores: Bioquímica, imágenes y textos

Biografia do Autor

João Paulo Alves, Universidade Federal do Tocantins

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins- UFT.

Denise de Amorim Ramos, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal de São Carlos- UFscar-SP e Mestrado em Educação /área Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal de São Carlos- UFscar- S.P (1999). É docente da Universidade Federal do Tocantins- UFT. Tem experiência na área de Educação, com Formação de professores e práticas educativas atuando, principalmente, nos seguintes temas:Políticas Educacionais, Historia da Educação Brasileira, Educação de Jovens e Adultos, Diversidade e Educação inclusiva. Ministra as disciplinas no Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas, campus de Porto Nacional -UFT-TO : Filosofia da educação, Historia da educação, Sociologia da Educação e Didática. Atua em dois grupos de Pesquisas com as seguintes linhas: Formação de professores, praticas educativas e Instrução pública primaria.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

Alves, J. P., & Ramos, D. de A. (2016). As imagens dos livros didáticos no ensino de Biologia: uma metodologia de compreensão e análise para o processo de aprendizagem no conteúdo de Bioquímica. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 3(2), 99–111. https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n2p99

Edição

Seção

Artigos