Analysis of images relating to the content of biochemistry in the textbooks of biology of secondary school
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2016v3n2p99Keywords:
Bioquímica, Imagens e Livro didático, imagens, livro didáticoAbstract
ABSTRACT
The elements that make up the textbooks are important for learning. The present study was to analyze the images of the Biology books, inserted into the contents of Biochemistry, used by the public high schools in the municipality of Porto Nacional, TO. Initially, identified the images with and without educational value, for such were classified in: decorative, representational, explanatory or organizational. For verification of the didactic value was considered three principles of cognitive theory, principle of coherence, signaling and spatial contiguity, observing compliance of same. Subsequently, were assigned value 0 to the images that not satisfy any criterion, and values 1, 2, 3 and 4 when satisfied one, two, three and four, respectively. Finally, they were categorized in: “with low cognitive load”, when they were assigned values 4, 3, or 2, and “with high cognitive load”, to images with value 1 or 0. Most of the images were satisfactory, according to the investigated criteria. However, one of the books featured completely out of text-image signal, without contributing to the content, and deficient in mages showing the most important features, important feature to direct the reader to the relevant information at the time.
Keywords: Biochemistry, images and textbook.
References
BADZINSKI, C. HERMEL, E. E. S. 2015. A representação da genética e da evolução através de imagens utilizadas em livros didáticos de Biologia. Revista Ensaio, 17(2): 434-454.
BRASIL, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). 2002. PCN+ Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 03/06/2015.
BARRASS, R. 1991. Os cientistas precisam escrever. São Paulo, T. A. Queiroz. 125 p.
BRUZZO, C. 2004. Biologia: educação e imagens. Educação e Sociedade, 25(89): 1359- 1378.
COUTINHO, F. A. SOARES, A. G. BRAGA, S. A. de M. CHAVES, A. C. L. COSTA, F. de J. 2010. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, 10(3), não paginado.
FRACALANZA, H. MEGID NETO, J. 2003. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência e Educação, 9(2):147-157.
JOTTA, L. A. C. V. 2005. Embriologia animal: uma análise dos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Brasília, DF. Dissertação (Mestrado em Educação) − Faculdade de Educação, Universidade de Brasília. 244 p.
FRANCISCO JUNIOR, W. E. 2007. Bioquímica no Ensino Médio?! (De)limitações a partir da análise de alguns livros didáticos de química. Ciência & Ensino, 1(2), não paginado.
FRANCISCO JUNIOR. W. E. FRANCISCO, W. 2006. Proteínas: Hidrólise, precipitação e um tema para o ensino de Química. Química Nova na Escola. (24):12-16.
LINHARES, S. GEWANDSZNAJDER, F. 2013. A água e o sais minerais. In: S. LINHARES e F. GEWANDSZNAJDER (2ª ed.), Biologia hoje: Biologia, 1º ano: Ensino Médio. São Paulo, Editora Ática, p. 36-39.
LINHARES, S. GEWANDSZNAJDER, F. 2013. Glicídios e lipídios. In: S. LINHARES e F. GEWANDSZNAJDER (2ª ed.), Biologia hoje: Biologia, 1º ano: Ensino Médio. São Paulo, Editora Ática, p. 42-49.
LINHARES, S. GEWANDSZNAJDER, F. 2013. Proteínas. In: S. LINHARES e F. GEWANDSZNAJDER (2ª ed.), Biologia hoje: Biologia, 1º ano: Ensino Médio. São Paulo, Editora Ática, p. 52-61.
LINHARES, S. GEWANDSZNAJDER, F. 2013. Vitaminas. In: S. LINHARES e F. GEWANDSZNAJDER (2ª ed.), Biologia hoje: Biologia, 1º ano: Ensino Médio. São Paulo, Editora Ática, p. 66-69.
NELSON, D. L. COX, M. M. 2011. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 5ª edição. Porto Alegre, Artmed, 1145 p.
OSORIO, T. C. 2013. As bases químicas da vida. In: T.C. OSORIO (2ª ed.), Ser protagonista: Biologia, 1º ano: Ensino Médio. São Paulo, Edições S M, p. 24-40.
PICCININI, C. & MARTINS, I. 2004. Comunicação multimodal na sala de aula de ciências: construindo sentidos com palavras e gestos. Ensaio: pesquisa em ensino de ciências, 6(1):1-14.
POZZER-ARDENGHI, L. ROTH, W. M. 2005. Photographs in lectures: gestures as meaning-making resources. Linguistics and Education, (5): 275-293.
POZZER-ARDENGHI, L. ROTH, W. M. 2005. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o Ensino Médio. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=imagens+em+livros+didaticos+de+ciencias&source=web&cd=12&ved=0CHEQFjABOAo&url=http%3A%2F%2Frevistas.if.usp.br%2Frbpec%2Farticle%2Fdownload%2F126%2F236&ei=hLa6T_KTBobK6gGLyeTrCg&usg=A FQjCNGU2xNuQbyrZKLtQ_cyNiudQGbqPQ. Acesso: 09/06/ 2015.
MAYER, R. E. ANDERSON, R. B. 1992. The instructive animation: helping students build connections between words and pictures in multimedia learning. Journal of Educational Psychology, (84): 444-452.
MAYER, R. E. GALLING, J. K.1990. When is an illustration worth tem thousand words? Journal of Educational Psychology, (82):715-726.
MAYER, R. E.2001. Multimedia learning. New York, Cambridge University Press, 222 p.
MAYER, R. E. 2005a. Introduction to multimedia learning. In: R. E. MAYER, The Cambridge handbook of multimedia learning. Cambridge, Cambridge University Press, p. 31-48.
MAYER, R. E. 2005b. Principles for reducing extraneous processing in multimedia learning: coherence, signaling, redundancy, spatial contiguity, and temporal contiguity principles. In: R. E. MAYER, The Cambridge handbook of multimedia learning. Cambridge, Cambridge University Press, p.183-200.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.