Da decodificação à produção de sentido:
o trabalho pedagógico do ensino da leitura na roupagem da multimodalidade discursiva e dos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2359-3652.2017v4n2p134Resumo
Na perspectiva da Linguística de Texto e da Psicolinguística, a leitura adquire a categoria de processo incontestavelmente marcado pela elaboração/construção de sentido. Esse processo é viabilizado pela articulação de um amplo contingente de saberes prévios do leitor, bem como práticas cognitivas e metacognitivas projetadas pelos leitores, como: antecipações, inferências, paráfrases, seleções, entre outras (KLEIMAN, 1989; KOCH & ELIAS, 2006). Hoje, o ensino da leitura tem como meta efetivar a formação de leitores autônomos, competentes e proficientes. Isso envolve um trabalho didático ancorado nos gêneros do discurso. Entre estes, estão os gêneros multimodais. Estes são resultantes do entrelaçamento de distintos modos semióticos. Devido e essa propalação de semioses na sociedade pós-contemporânea, surgiu a necessidade da efetivação de um trabalho didático alicerçado na perspectiva dos multiletramentos. Isso transcende a perspectiva da decodificação e extração de informações. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da efetivação de um trabalho didático do ensino da leitura ancorado na perspectiva da multimodalidade discursiva e dos multiletramentos. Decorrente disso, analisamos seis exemplares de gêneros multimodais (Charges, Memes e Tirinhas), objetivando identificar as marcas multimodais que contribuem, para a efetivação do processo de atribuição de sentido.
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