UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DO AMAZONAS

Autores

  • Jean Michel dos Santos Menezes Universidade Federal do Amazonas
  • Bárbara Samanta Almeida Pereira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.20873/uftv8-11787

Resumo

O livro didático é um dos principais recursos didáticos utilizados pelos professores da Educação Básica. Esse instrumento apresenta papel fundamental na escolha e evidência dos conteúdos a serem abordados nas aulas de Química, ocupando um espaço importante no debate de políticas públicas voltadas à educação. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar como o livro didático de Química vem sendo utilizado por professores de Química da Educação Básica nas escolas da rede pública de um município do interior do Amazonas. A pesquisa foi realizada com 10 professores, que responderam a um questionário e participaram de uma entrevista semiestruturada. Percebeu-se que os docentes citam a linguagem didática e a pouca contextualização como fatores que dificultam o uso do livro em sala de aula. Além disso, os docentes compreendem que não se deve limitar-se apenas a esse recurso, e por isso fazem o uso de sites, blogs e vídeos de modo a levar seus alunos a uma melhor compreensão dos conteúdos abordados.

Biografia do Autor

Jean Michel dos Santos Menezes, Universidade Federal do Amazonas

Docente do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Downloads

Publicado

2022-04-27

Como Citar

Menezes, J. M. dos S., & Pereira, B. S. A. . (2022). UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DO AMAZONAS. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, 8(4), 152–160. https://doi.org/10.20873/uftv8-11787

Edição

Seção

Artigos