ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/saberesemcirculacao11Resumo
O estudo, por meio de uma pesquisa cienciométrica, de abordagem quali-quantitativa, teve como objetivo caracterizar e analisar as produções acadêmicas strictu sensu e lato sensu de pesquisas que envolveram matemática e interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental, relacionadas à Educação Básica. Para tanto, elegeu-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações para buscar os dados. Constituiu o corpus de análise, 17 produções acadêmicas, compostas por dissertações e teses, no período entre 2012 a 2022. O estudo cienciométrico revelou maior número de produções acadêmicas selecionadas no ano de 2019, que apresentaram um perfil predominante realizado em instituições públicas, e concentradas na região Sul do País. Verificou-se que o foco das produções esteve relacionado a quatro categorias: formação de professores; metodologias de ensino; estudos acadêmicos ou estudos de revisão; e avaliação de livro didático. A análise dos 17 trabalhos, desencadearam reflexões acerca da Interdisciplinaridade trabalhada nos Anos Iniciais, voltada ao Ensino de Matemática, evidenciou que existe uma certa resistência no desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar, levando a refletir o quanto o termo ainda precisa ser investigado. E, apesar das pesquisas na categoria Formação de professores, terem sido mais presentes, ainda são poucas, levando a refletir sobre a necessidade de repensar e atualizar o currículo para a formação de professores, que contemplem mais propostas neste sentido. As pesquisas desenvolvidas alertam para o quanto ainda esta temática precisa ser estudada e merece uma atenção especial nos cursos de formação docente.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-12-19 (2)
- 2025-12-19 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dra. Andréa Inês Goldschmidt, Maria Rosa Chitolina, Cláudia Maria Costa Nunes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
4. Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela DESAFIOS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a. Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b. Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
c. Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
d. Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
e. Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
f. A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
g. Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
