TERRITÓRIOS EM CENA: O TEATRO DO OPRIMIDO COMO ESTRATÉGIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM VITÓRIA/ES, BRASIL (2022)
DOI:
https://doi.org/10.20873/TERRITÓRIOSEMCENAPalavras-chave:
Territórios, Teatro do Oprimido, Assistência SocialResumo
O artigo apresenta a experiência do Projeto de Extensão “Territórios em Cena: o Teatro do Oprimido como estratégia de Educação Popular nos territórios da Assistência Social de Vitória/ES (2022)”, do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Violência,
Segurança Pública e Direitos Humanos (Nevi) da Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes), em parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), Gerência de Planejamento e Gestão do Sistema Único Assistência Social (GPGS)/Coordenação da Gestão do Trabalho (CGT) e Gerência de Atenção à Família (GAF). Trata-se de um projeto de formação continuada para profissionais de diferentes equipamentos da política de assistência social em Vitória/ES, pensando a desigualdade social em tempos de pandemia de Covid-19, ante violências e violações de direitos, situações de desproteção social. Após a realização do diagnóstico sócio-territorial, optou-se por uma formação em grupos operativos, com os métodos de Paulo Freire e Augusto Boal, a Pedagogia e o Teatro do Oprimido, o pensamento-ação, no diálogo com as necessidades populares, fortalecendo e dando sentido às abordagens no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos nos territórios.
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