TERRITÓRIOS EM CENA: O TEATRO DO OPRIMIDO COMO ESTRATÉGIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM VITÓRIA/ES, BRASIL (2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/TERRITÓRIOSEMCENA

Palavras-chave:

Territórios, Teatro do Oprimido, Assistência Social

Resumo

O artigo apresenta a experiência do Projeto de Extensão “Territórios em Cena: o Teatro do Oprimido como estratégia de Educação Popular nos territórios da Assistência Social de Vitória/ES (2022)”, do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Violência,
Segurança Pública e Direitos Humanos (Nevi) da Universidade Federal do Espírito Santos (Ufes), em parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), Gerência de Planejamento e Gestão do Sistema Único Assistência Social (GPGS)/Coordenação da Gestão do Trabalho (CGT) e Gerência de Atenção à Família (GAF). Trata-se de um projeto de formação continuada para profissionais de diferentes equipamentos da política de assistência social em Vitória/ES, pensando a desigualdade social em tempos de pandemia de Covid-19, ante violências e violações de direitos, situações de desproteção social. Após a realização do diagnóstico sócio-territorial, optou-se por uma formação em grupos operativos, com os métodos de Paulo Freire e Augusto Boal, a Pedagogia e o Teatro do Oprimido, o pensamento-ação, no diálogo com as necessidades populares, fortalecendo e dando sentido às abordagens no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos nos territórios.

Biografia do Autor

William Berger, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor adjunto do Departamento de Serviço Social da Ufes, Doutor em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ex-coordenador (2020-2022) e pesquisador do Nevi/Ufes

Dilélcia de Freitas Reis, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduanda do bacharelado em Serviço Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Integrante do Nevi/Ufes e bolsista de extensão (Pibex/Proex/Ufes).

Laura Locatel Gomes Silveira, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

 Graduanda do bacharelado em Serviço Social da Ufes, integrante do Nevi/Ufes e bolsista de iniciação científica (Fapes/Ufes).

Micaela Moreira Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduanda do bacharelado em Serviço Social Ufes, integrante do Observatório da Educação Popular e Movimentos Sociais da América Latina (OBEPAL)/Ufes/Universidade Federal de Integração da América Latina(Unila) e ex-estagiária do Nevi/Ufes.

Pollyanna Labeta Iack, Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU)

Mestra em Política Social (Ufes), assistente social socioeducativa, atua na Gerência de Educação de Jovens e Adultos na Secretaria da Educação (Sedu) no Espírito Santo, pesquisadora integrante do Nevi/Ufes

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Publicado

2023-07-11

Como Citar

Berger, W., de Freitas Reis, D., Locatel Gomes Silveira, L., Moreira Silva, M., & Labeta Iack, P. (2023). TERRITÓRIOS EM CENA: O TEATRO DO OPRIMIDO COMO ESTRATÉGIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E EDUCAÇÃO POPULAR NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM VITÓRIA/ES, BRASIL (2022). Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(3), 285–330. https://doi.org/10.20873/TERRITÓRIOSEMCENA