PRÁTICA TEATRAL NA TERCEIRA IDADE: caminhos e perspectivas no trabalho realizado no Projeto de Extensão Uma vez Teatro

  • Patrícia Pereira de Sá Universidade Federal do Tocantins
  • Ronalda Rodrigues Pinto Universidade Federal do Tocantins
  • Maria Alline de Sousa e Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Diogo Soares Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Fernanda Moreira Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

Resumo

O presente estudo traz uma reflexão acerca do trabalho desenvolvido com os idosos no Projeto de Extensão UMA vez TEATRO, com foco no impacto que a prática teatral pode causar na vida dos idosos, procurando ressaltar a figura do velho e o lugar que ele ocupa na sociedade, bem como o papel que os mediadores assumem dentro do processo. A metodologia utilizada para o estudo se caracteriza como pesquisa-ação, tendo como apoio a pesquisa bibliográfica, com análise qualitativa, realizada através de reflexões a partir das atividades desenvolvidas do decorrer do ano de 2018. O Projeto se consolida através de uma parceria entre o Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins e a Universidade da Maturidade, no qual a equipe executora é formada por acadêmicos e professores do Curso de Teatro. A metodologia utilizada no decorrer do ano uniu práticas voltadas para o teatro memória e teatro colaborativo, utilizando os jogos teatrais como principal recurso didático, processos que se comunicam e contribuem para o reconhecimento do indivíduo como protagonista da sua realidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Teatro. Terceira idade. Sociedade. Memórias. Processo Colaborativo.

 

 

ABSTRACT

The present study brings a reflection about the work developed with the elderly in the Once Upon The Time Extension Project, focusing on the impact that theatrical practice can have on the lives of the elderly, seeking to highlight the figure of the old man and the place he occupies in society , as well as the role that mediators assume within the process. The methodology used for the study is characterized as action research, supported by bibliographic research, with qualitative analysis, carried out through reflections from the activities developed during the year 2018. The Project is consolidated through a partnership between the Degree in Theater at the Federal University of Tocantins and the University of Maturity, in which the executive team is formed by academics and professors of the Theater Course. The methodology used throughout the year brought together practices aimed at memory theater and collaborative theater, using theatrical games as the main didactic resource, processes that communicate and contribute to the recognition of the individual as the protagonist of their reality.

 

KEYWORDS: Theater. Third Age. Society. Memoirs. Collaborative Process.

 

RESUMEN

El presente estudio trae una reflexión sobre el trabajo desarrollado con los ancianos en el Proyecto de Extensión Once Upon The Time, enfocándose en el impacto que la práctica teatral puede tener en las vidas de los ancianos, buscando resaltar la figura del anciano y el lugar que ocupa en la sociedad. , así como el papel que los mediadores asumen en el proceso. La metodología utilizada para el estudio se caracteriza por la investigación en acción, respaldada por la investigación bibliográfica, con análisis cualitativo, realizada a través de reflexiones de las actividades desarrolladas durante el año 2018. El Proyecto se consolida a través de una asociación entre el Licenciada en Teatro en la Universidad Federal de Tocantins y en la Universidad de la Madurez, en la que el equipo ejecutivo está formado por académicos y profesores del Curso de Teatro. La metodología utilizada durante todo el año reunió prácticas destinadas al teatro de la memoria y al teatro colaborativo, utilizando los juegos teatrales como el principal recurso didáctico, procesos que comunican y contribuyen al reconocimiento del individuo como protagonista de su realidad.

 

PALABRAS CLAVE: teatro. Tercera edad. Sociedad. Recuerdos Proceso de colaboración.

 

Biografia do Autor

Patrícia Pereira de Sá, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Licenciatura em Teatro, UFT - Palmas/TO, patriciap.sa08@gmail.com

Ronalda Rodrigues Pinto, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em Licenciatura em Teatro, UFT - Palmas/TO, ronaldawsw@hotmail.com

Maria Alline de Sousa e Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Licenciatura em Teatro, UFT - Palmas/TO, allineemesq@gmail.com

Diogo Soares Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Licenciatura em Teatro, UFT - Palmas/TO, Dhyogoo100@gmail.com

Fernanda Moreira Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Especialista em Ensino de Artes, UCAM - Palmas/TO, fernandamr@uft.edu.br

Referências

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro, 2009, numa parceria entre a Funart, Ministério da Cultura e a Editora Garamond.

_____, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro. Civilização brasileira, 1975.

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Projeção da População 2018. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21837-projecao-da-populacao-2018-numero-de-habitantes-do-pais-deve-parar-de-crescer-em-2047>. Acessado em: 30 de novembro de 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

Publicado
2019-09-01
Como Citar
Sá, P. P. de, Pinto, R. R., Silva, M. A. de S. e, Pereira, D. S., & Rodrigues, F. M. (2019). PRÁTICA TEATRAL NA TERCEIRA IDADE: caminhos e perspectivas no trabalho realizado no Projeto de Extensão Uma vez Teatro. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 2(3), 163-171. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/8395