CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UMA PERSPECTIVA DE CLASSE A LUZ DO PROJETO ÉTICO POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/PROJETOÉTICOPOLÍTICO

Resumo

Este artigo busca refletir acerca da Curricularização da Extensão Universitária a partir de um resgate histórico critico da política de Educação no Brasil a qual considera que suas bases se fundamentam na relação de classes, o que dialoga diretamente com o Serviço Social, uma vez que as expressões da Questão Social são estruturantes para a intervenção profissional, sendo o projeto ético político um referencial teórico-metodológico relevante para a superação dos desafios elencados, bem como para a própria organização da Extensão no Serviço Social.

Biografia do Autor

Fabrícia Cristina de Castro Maciel, Universidade Aberta/Portugal.

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/Minas. Mestre em Administração Pública/Gestão de Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro/Escola de Governo de Minas Gerais. Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - UNESP/Franca/SP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação (GEPESSE/UNESP); e do Grupo de Estudo e Pesquisa Comunicação Pública, Assistência Social e Serviço Social (COMPASS/UnB). Professora do Departamento de Ciências Sociais e Gestão da Universidade Aberta/Portugal. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3001-5276 CV: http://lattes.cnpq.br/1430386011535057. 

Simone Rocha da Rocha Pires Monteiro, Universidade de Brasília/UnB

Professora Adjunta em exercício Provisório na Universidade de Brasília- UNB- Distrito Federal. Assistente Social(1996), Mestre em Serviço Social (1998) e Doutora (2007)em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tendo sua produção teórica vinculada a problematização do Exercício e formação profissional Serviço Social e sua vinculação com as políticas sociais.Tem experiência docente em Serviço Social na Graduação e Pós-graduação, contemplando as três esferas:pesquisa, ensino e extensão.Tem sua trajetória profissional inscrita na gestão e operacionalização de diferentes políticas sociais: saúde, agricultura, desenvolvimento econômico, assistência social. , Esteve vinculada ao processo de discussão e construção do projeto pedagógico de formação profissional através de diferentes espaços: ABEPS, CRESS, Movimento Estudantil.

Downloads

Publicado

2023-07-11

Como Citar

Figueiredo, K. A., Castro Maciel, F. C. de, & Rocha da Rocha Pires Monteiro, S. (2023). CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UMA PERSPECTIVA DE CLASSE A LUZ DO PROJETO ÉTICO POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL. Capim Dourado: Diálogos Em Extensão, 5(3), 47–66. https://doi.org/10.20873/PROJETOÉTICOPOLÍTICO