Democratic management: experiences of management practices in basic education schools

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15376

Résumé

ABSTRACT. The article aims to analyze the experiences of democratic management practices in basic education schools, developed by school managers. The methodological approach used in the research was qualitative and in relation to the object of study it was classified as field research. The importance of the role of school management as a mediator was highlighted. The participation of the whole generates autonomy in each subject, providing collective decision-making. These results contribute to encourage the democratization of education for and through democracy through democratic management, as well as to rethink the training of school managers.

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Juliane Bonez, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Mestra em Educação -UFFS/Erechim. Coordenadora Regional de Educação- 15ªCRe- Erechim. Graduada em Letras- Licenciatura Plena-UFSM. Proficiente pelo Instituto Cervantes em POA nível intermediário. Pós- graduada em Metodologia do Ensino em Língua Estrangeira- FIVR/SP e Gestão Escolar -UFFS/Erechim. Professora pública estadual. Atuou na Secretaria Municipal de Educação de Erechim: 2009 a 2012 como Diretora Administrativo Educacional; de 2012 até 31/03/2016, Secretária Municipal de Educação, Adjunta; de abril a novembro de 2016 foi Secretária Municipal de Educação de Erechim e Presidente do CONSEME /AMAU ( Conselhos dos Secretários Municipais de Educação da Região do Alto Uruguai), . Participou como membro integrante do Conselho Municipal de Educação no período de maio de 2012 a maio de 2013. Membro do Conselho Comunitário da Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim e Conselho de campus da URI- campus Erechim. Coordenou a construção do Plano Municipal de Educação (2015) no Município de Erechim. Faz parte do Fórum Municipal de Educação. Professora Estadual desde 1998. Integra grupo de Pesquisa -UFFS /Erechim: Indicadores de práticas de gestão democrática no âmbito de educação básica a partir das avaliações em larga escala e GEPED- estudos e pesquisa da educação democrática.

Almir Paulo dos santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

- Possui Graduação em Filosofia e Habilitação em História e Psicologia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição - FAFIMC (1996), Especialização em Filosofia e Sociologia - FAI (2005), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009), Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2012) e Pós-doutor em Educação pela Universidade do Vale dos Rios dos Sinos - UNISINOS (2018), com foco nas temáticas: Indicadores de Práticas de Gestão Democrática, Gestão Escolar e Avaliação em Larga Escala. Professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Educação - UFFS. Exerce a docência e orienta e na Graduação exerce a docência na área de Políticas Educacionais e Currículo e orienta trabalhos de conclusão. Coordenador do projeto de pesquisa: Indicadores de Práticas de Gestão Democrática no Âmbito da Educação Básica a partir das Avaliações em Larga Escala (CNPq). Tem experiência na área de Políticas Educacionais, Leis de Sistema Municipal de Ensino, Avaliação e Gestão Democrática, Filosofia da Educação. Eixos temáticos de investigação: Educação Natural em Rousseau, ensino de Filosofia, metodologia científica, avaliação em larga escala e gestão. Algumas produções estão disponíveis https://orcid.org/0000-0002-9283-3178

Moises Marques Prsybyciem, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui graduação em Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010), mestre (2015) e doutor (2022) em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) da UFFS. Foi professor de Química na Educação Básica (2008-2016). Tem experiência na área de Educação/Ensino, com ênfase em formação de professores, Ensino de Química/Ciências, educação do campo, alfabetização científico-tecnológica, ativismo sociocientífico e Educação CTS. Possui interesse na pesquisa de temáticas relativas à interdisciplinaridade na área de Ensino de Ciências da Natureza. Integrante dos grupos de pesquisa: GRUPO DE PESQUISA EM CIÊNCIA, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE-CETS (UTFPR); Grupo de Investigações em Ciência, Educação e Tecnologia (GICET) (UFFS); e, Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Democracia - GEPED (UFFS).

Références

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Publié-e

2023-10-21

Comment citer

Bonez, J., Paulo dos santos, A., & Prsybyciem, M. M. (2023). Democratic management: experiences of management practices in basic education schools. Brazilian Journal of Rural Education, 8, e15376. https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e15376

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ – POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES