Nesta seção serão publicadas:

1. Chamadas públicas para envio de artigos, resenhas, ensaios e entrevistas.

 

  • DOSSIÊ Educação em contextos rurais e a Psicologia rural: encontros latino-americanos

    2021-01-11

    DOSSIÊ

    Educação em contextos rurais e a Psicologia rural: encontros latino-americanos

    ORGANIZADORES:

    Profa. Dra. Alejandra Olivera-Méndez (Colegio de Postgraduados, Campus SLP, México)

    Prof. Dr. Rodrigo Miguel Rojas-Andrade (Universidad Academia de Humanismo Cristiano, Chile)

    Prof. Dr. Luiz Paulo Ribeiro (UFMG, Brasil)

     

    Descrição

    Há pouco mais de uma década tem-se construído um campo de conhecimento e ação em torno da psicologia rural, que resultou na realização de três congressos que consolidaram a Rede Latino-americana de Psicologia Rural. A psicologia rural tem abordado questões sobre as formas de educação nos contextos rurais, tanto na educação formal como nas atividades de desenvolvimento de capacidades ao longo do ciclo de vida dos sujeitos e sujeitas campesinos(as).

    Alguns temas específicos de interesse são o impacto da educação na identidade e cultura dos sujeitos campesinos-rurais, os processos psicológicos e sociais que afetam a sua aprendizagem, a formação de professores e professores para atuarem nas escola do campo, a saúde mental escolar rural, as intervenções para melhorar o ato educativo, os desafios das políticas públicas no contexto rural-campesino, as iniciativas de educação não formal (educação em saúde, educação afetivo-sexual, prevenção de drogas, educação ambiental), a capacitação e aconselhamento familiar e participação de sujeitos da área no desenvolvimento de políticas educacionais e propostas pedagógicas, entre outros. Esses temas mostram uma pluralidade de práticas e intervenções nas escolas do campo a partir da psicologia, um campo de ação com compromisso social e ético com os sujeitos, comunidades e povos rurais da América Latina.

    Neste Dossiê Temático, que nos propusemos a conjecturar sobre a educação em contextos rurais e a Psicologia Rural, os artigos podem ser escritos a partir de reflexões, experiências ou resultados de pesquisas que resgatam a relação entre psicologia (história, saberes, teorias e práticas) e a educação EM/NO/DO campo no contexto latino-americano, bem como, os temas mencionados na descrição deste documento.

    A revista aceitará artigos em português, inglês, espanhol e francês.

    Site da revista: https://sistemas.uft.edu.br/periodicas/index.php/campo/index

    PRAZO: Envio de Artigos: até 31 de março de 2021. O artigo deverá ser enviado via sistema da revista (no cadastro do artigo na revista, marcar a opção “Dossiê”).

    OBS.: Condições obrigatórias para o artigo ser avaliado:

    1. Pelo menos um dos autores deve ser Doutor(a);
    2. O artigo precisa estar nas normas APA.
    3. Os artigos deverão ter no mínimo 15 e não deverão ultrapassar 25 páginas, incluindo figuras, quadros, tabelas e referências. Deverão ser escritos utilizando o processador de texto do Windows (Word), Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5 entre linhas e margens: inferior, superior, esquerda e direita de 2,5cm. Todas as páginas devem ser numeradas sequencialmente.
    4. Seguir as demais normas e diretrizes da revista (https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/about/submissions).
    5. Os autores devem registrar o ORCID no ato da submissão (metadados)
    6. Artigos enviados fora das normas e diretrizes da revista serão devolvidos aos autores.

     

    TEMA

    Educación en contextos rurales y la Psicología Rural: encuentros latinoamericanos

    ORGANIZADORES:

    Profa. Dra. Alejandra Olivera-Méndez (Colegio de Postgraduados, Campus SLP, México)

    Prof. Dr. Rodrigo Miguel Rojas-Andrade (Univ. Academia de Humanismo Cristiano, Chile)

    Prof. Dr. Luiz Paulo Ribeiro (UFMG, Brasil)

     

    Descripción

    Hace más de una década que se viene construyendo un campo de saberes y acción en torno a la psicología rural, que se ha traducido en la celebración de tres congresos que han consolidado la Red Latinoamericana de Psicología Rural. La psicología rural ha abordado temas sobre las formas de la educación en el contexto rural, tanto en la educación formal como aquellas actividades para el desarrollo de capacidades durante todo el ciclo de vida de los pobladores rurales.

    Algunos temas específicos de interés son el impacto de la educación en la identidad y cultura de las y los pobladores rurales, los procesos psicológicos y sociales que afectan su aprendizaje, la formación de maestros(as) y profesores(as) para la actuación en escuelas rurales, la salud mental escolar rural, la intervención en la mejora del acto educativo, el desafío de las políticas públicas en el contexto rural, las iniciativas de educación no formal (como educación para la salud, educación afectivo-sexual, prevención de drogodependencias, educación ambiental), la formación y asesoramiento familiar y la participación de las y los sujetos del campo en la elaboración de políticas educativas y propuestas pedagógicas, entre otros. Estos temas muestran una pluralidad de prácticas e intervenciones en escuelas rurales desde la psicología, un campo de actuación con compromiso social y ético con las y los sujetos, comunidades y pueblos rurales de Latinoamérica.

    En este número especial los artículos pueden ser escritos a partir de reflexiones, relatos de experiencias o resultados de investigaciones cuantitativas, cualitativas o mixtas. Se valorarán de especial manera los  trabajos que rescaten la relación entre la psicología y la educación en contextos rurales (i.e., historia, saberes, teorías y prácticas), así como los temas mencionados en la descripción de este documento.

    Serán privilegiados los artículos escritos sobre y desde contextos latinoamericanos.

    La revista aceptará artículos tanto en portugués, inglés, español y francés.

    Sitio de la revista: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/index

    PLAZO: Envío de artículos entre el 11 de enero al 31 de março de 2021. El artículo deberá ser enviado a través del sistema de la revista (en el registro del artículo de la revista, marque la opción “Dossier”)

    OBSERVACIONES: Condiciones obligatorias para que el artículo sea evaluado:

    1. Por lo menos uno de las o los autores debe tener doctorado.
    2. El artículo debe cumplir con las normas APA, 6a edición.
    3. La extensión del artículo deberá tener una extensión entre 15 y 25 páginas, incluyendo figuras, cuadros, tablas y referencias. Deberán ser escritos utilizando el procesador de texto de Windows (Word), en fuente Times New Roman, tamaño 12, espaciado de 1.5 y todos los márgenes deberán establecerse en 2.5. Todas las páginas deberán estar numeradas secuencialmente.
    4. Debe seguir las normas y directrices de la revista:

     (https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/about/submissions);

    1. Registrar el número ORCID de cada autor que someta el artículo (en metadatos).
    2. Los artículos que no cumplan las normas y directrices de la revista serán rechazados.
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  • Emerging Sources Citation Index

    2018-09-21

    Prezados(as) colegas autores(as), avaliadores(as) e leitores(as),

    Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo foi aceita na base de dados Emerging Sources Citation Index, da Clarivate Analytics (Thomson Reuters / Web of Science), o que é uma conquista significativa e relevante para a Educação do Campo e comunidade acadêmica em geral. Agradecemos o apoio de todos(as) colegas.

    Gustavo Cunha de Araújo (Editor-Chefe)

    Cícero da Silva (Editor Assistente)

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  • Criação do ORCID

    2017-07-12

    ORCID

    Prezados autores(as)!

    Com o objetivo de oferecer melhor visibilidade aos artigos publicados na revista, bem como ampliar a sua internacionalização, solicitamos a todos(as) que façam seu registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID https://orcid.org/) que é um identificador digital para o autor (semelhante ao  DOI, que é um identificador digital do artigo). Após o registro, pedimos por gentileza que atualizem seu perfil na plataforma da Revista, com seu login e senha.

    Os próximos artigos publicados na revista deverão ter o número ORCID (de cada autor).

    Tutorial para registro no ORCID: https://www.contentmind.com.br/orcid/

    OBS. É possível cadastrar/integrar o ORCID no Currículo Lattes. Basta ir em: Dados Gerais>Identificação>Outras Bases Bibliográficas>Inserir nova>Inserir Orcid

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  • Publicação em Ahead of Print

    2017-03-21

    Caros leitores(as), avaliadores(as) e autores(as),

    Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo adotará, a partir de abril, a Publicação Avançada de Artigos (PAA), também conhecida como Ahead of Print (AOP). O objetivo é acelerar a divulgação dos artigos recebidos, avaliados, revisados e aprovados pela revista, dentro de cada edição (jan./jun e jul./dez.). É importante assinalar que tal prática está sendo bastante utilizada por diversas revistas nacionais e internacionais, além de possibilitar a divulgação mais rápida dos artigos indexados nas bases de dados para pesquisa. Por isso, contamos com a celeridade dos colegas avaliadores dos artigos submetidos ao periódico e dos(as) autores(as) no envio dos textos corrigidos dentro dos prazos estabelecidos pela revista.

    Saiba mais sobre Publicação em Ahead of Print
  • ENVIO DE ARTIGOS, ENSAIOS, RESENHAS E ENTREVISTAS / MANUSCRIPT SUBMISSION

    2016-07-10

    [PT] A Revista Brasileira de Educação do Campo recebe artigos, ensaios, resenhas e entrevistas em fluxo contínuo.

    [EN] The Brazilian Scientific Journal of Rural Education (countryside) receives articles, essays, reviews and interviews.

    Lembramos que a revista adota para as publicações as Normas da APA (American Psychological Association), para melhor indexação e internacionalização do periódico. Portanto, pedimos a gentileza aos interessados(as) em enviar seus manuscritos a revista, para adequarem os textos de acordo com essas normas. Qualquer dúvida quanto as mesmas, acessar o link: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php?journal=campo&page=about&op=submissions

    Aviso: O DOI da Revista Brasileira de Educação do Campo está registrado como: 10.20873/uft.2525-4863 

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