Nesta seção serão publicadas:

1. Chamadas públicas para envio de artigos, resenhas, ensaios e entrevistas.

 

  • DOSSIÊ TEMÁTICO: POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE RETROCESSOS NOS DIREITOS SOCIAIS E LIOFILIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA

    2020-08-05

    Dossiê Temático / Thematic Dossier

    Revista Brasileira de Educação do Campo / Brazilian Journal of Rural Education

    POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE RETROCESSOS NOS DIREITOS SOCIAIS E LIOFILIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA

     

    ORGANIZADORES

    Prof.ª Dr.ª Rosilene Lagares (UFT)

    Prof. Dr. Roberto Francisco de Carvalho (UFT)

    Prof.ª Dr.ª Ney Cristina Monteiro de Oliveira (UFPA)

     

    O debate a respeito da política e gestão da educação articula-se ao entendimento de valor público, “direito de todos à educação” e dever do Estado (Cf.: Declaração dos Direitos Humanos e Constituições Nacionais, como a Constituição Brasileira de 1988), traduzido em políticas públicas sociais, cuja operacionalização ocorre por meio da gestão educacional e escolar, tensionada pelas perspectivas democrático-participativas e estratégico-empresariais. Acerca dos retrocessos em relação aos direitos sociais relacionados à educação e a desidratação do espaço público, faz-se necessária a produção de conhecimentos teórico-práticos que abranjam a política e a gestão educacional e escolar explicitando as contradições entre as perspectivas formativas instrumentalizadoras e emancipadoras da educação escolar. Com esse entendimento, propomos o Dossiê Temático para discussão do tema Política e gestão da educação em tempos de retrocessos nos direitos sociais e liofilização do espaço público”, e convidamos a comunidade acadêmica para contribuir com o debate das principais questões que envolvem a proposta.

     

    Envio de Artigos: até o dia 07/10/2020. O artigo deverá ser enviado via sistema da revista (no cadastro do artigo na revista, marcar a opção “Dossiê”).

    OBS.: Condições obrigatórias para o artigo ser avaliado:

    1. Pelo menos um(a) dos(as) autores(as) deve ser doutor(a).
    2. No ato da submissão, marcar “dossiê” nos metadados do artigo.
    3. Registrar o número Orcid de cada autor no ato da submissão do artigo (em metadados ou conectar o Orcid no cadastro/registro do autor com a revista).
    4. O artigo precisa estar nas normas APA.
    5. Seguir as demais normas e diretrizes da revista (https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/about/submissions).

    Algumas observações:

    1. Caso os artigos enviados não sigam as normas e diretrizes da revista, serão devolvidos aos autores.
    2. É importante ressaltar que TODOS os artigos serão avaliados por pareceristas ad hoc.
    3. Serão solicitados aos autores dos artigos aprovados no dossiê a tradução dos seus textos para inglês ou espanhol, sendo os custos de tradução dos próprios autores. Contudo, não será condição obrigatória a tradução, mas ressaltamos a importância de outro idioma para ampliar a internacionalização da revista nas bases de indexação internacionais e também ampliar o debate na comunidade acadêmica internacional.
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  • Emerging Sources Citation Index

    2018-09-21

    Prezados(as) colegas autores(as), avaliadores(as) e leitores(as),

    Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo foi aceita na base de dados Emerging Sources Citation Index, da Clarivate Analytics (Thomson Reuters / Web of Science), o que é uma conquista significativa e relevante para a Educação do Campo e comunidade acadêmica em geral. Agradecemos o apoio de todos(as) colegas.

    Gustavo Cunha de Araújo (Editor-Chefe)

    Cícero da Silva (Editor Assistente)

    Saiba mais sobre Emerging Sources Citation Index
  • Criação do ORCID

    2017-07-12

    ORCID

    Prezados autores(as)!

    Com o objetivo de oferecer melhor visibilidade aos artigos publicados na revista, bem como ampliar a sua internacionalização, solicitamos a todos(as) que façam seu registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID https://orcid.org/) que é um identificador digital para o autor (semelhante ao  DOI, que é um identificador digital do artigo). Após o registro, pedimos por gentileza que atualizem seu perfil na plataforma da Revista, com seu login e senha.

    Os próximos artigos publicados na revista deverão ter o número ORCID (de cada autor).

    Tutorial para registro no ORCID: https://www.contentmind.com.br/orcid/

    OBS. É possível cadastrar/integrar o ORCID no Currículo Lattes. Basta ir em: Dados Gerais>Identificação>Outras Bases Bibliográficas>Inserir nova>Inserir Orcid

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  • Publicação em Ahead of Print

    2017-03-21

    Caros leitores(as), avaliadores(as) e autores(as),

    Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo adotará, a partir de abril, a Publicação Avançada de Artigos (PAA), também conhecida como Ahead of Print (AOP). O objetivo é acelerar a divulgação dos artigos recebidos, avaliados, revisados e aprovados pela revista, dentro de cada edição (jan./jun e jul./dez.). É importante assinalar que tal prática está sendo bastante utilizada por diversas revistas nacionais e internacionais, além de possibilitar a divulgação mais rápida dos artigos indexados nas bases de dados para pesquisa. Por isso, contamos com a celeridade dos colegas avaliadores dos artigos submetidos ao periódico e dos(as) autores(as) no envio dos textos corrigidos dentro dos prazos estabelecidos pela revista.

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  • ENVIO DE ARTIGOS, ENSAIOS, RESENHAS E ENTREVISTAS / MANUSCRIPT SUBMISSION

    2016-07-10

    [PT] A Revista Brasileira de Educação do Campo recebe artigos, ensaios, resenhas e entrevistas em fluxo contínuo.

    [EN] The Brazilian Scientific Journal of Rural Education (countryside) receives articles, essays, reviews and interviews.

    Lembramos que a revista adota para as publicações as Normas da APA (American Psychological Association), para melhor indexação e internacionalização do periódico. Portanto, pedimos a gentileza aos interessados(as) em enviar seus manuscritos a revista, para adequarem os textos de acordo com essas normas. Qualquer dúvida quanto as mesmas, acessar o link: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php?journal=campo&page=about&op=submissions

    Aviso: O DOI da Revista Brasileira de Educação do Campo está registrado como: 10.20873/uft.2525-4863 

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