Nesta seção serão publicadas:

1. Chamadas públicas para envio de artigos, resenhas, ensaios e entrevistas.

 

  • DOSSIÊ: 50 anos da Alternância no Brasil: o que dizem as pesquisas nacionais e internacionais

    2019-05-05

    DOSSIÊ TEMÁTICO / THEMATIC DOSSIER (Prorrogado até 31/07).

     

    REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO / THE BRAZILIAN SCIENTIFIC JOURNAL OF RURAL EDUCATION

     

    DOSSIÊ: 50 anos da Alternância no Brasil: o que dizem as pesquisas nacionais e internacionais

     

    ORGANIZADORES:

    Prof. Dr. Pedro Puig-Calvó (Secretario General de la AIMFR / Espanha)

    Prof. Dra. Cláudia Gagnon (U. Sherbrooke Canadá)

    Prof. Dra. Janinha Gerke (UFES)

     

    1. A Pedagogia da Alternância, como experiência formativa  de adolescentes e jovens, faz 50 anos em terras brasileiras no ano de 2019;
    2. Há significativa produção acadêmica acerca dessa temática, fruto de investigações de mestrado e doutorado que podem contribuir na reflexão e na divulgação de resultados sobre o trabalho formativo dos CEFFAs;
    3. A ampliação do uso da Pedagogia da Alternância nas Licenciaturas em Educação do Campo completou 10 anos em 2018 e tem produzido outros contornos que podem ser socializados como experiências bem sucedidas em nível superior;
    4. A Pedagogia da Alternância é a possibilidade formativa dos Movimentos Sociais do Campo no Brasil e completar 50 anos requer que façamos um movimento crítico-reflexivo, uma vez que a revista pode contribuir nesse sentido, ao provocar pesquisadores a debaterem a temática em questão. Afinal este é um marco histórico.
    5. Os artigos poderão ser construídos a partir das experiências da Formação por Alternância na Educação Básica (CEFFAs) e no Ensino Superior, em especial as Licenciaturas em Educação do Campo
    6. A revista aceitará artigos nos idiomas português, inglês, francês e espanhol.

     

    PRAZO: Envio de Artigos: até 31 de Julho de 2019. O artigo deverá ser enviado via sistema da revista (no cadastro do artigo na revista, marcar a opção “Dossiê”).

    OBS.: Condições obrigatórias para o artigo ser avaliado:

    1. Pelo menos um dos autores deve ser Doutor(a);
    2. O artigo precisa estar nas normas APA e não ABNT.
    3. Seguir as demais normas e diretrizes da revista (https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/about/submissions).
    4. Artigos enviados fora das normas e diretrizes da revista serão devolvidos aos autores.
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  • Emerging Sources Citation Index

    2018-09-21

    Prezados(as) colegas autores(as), avaliadores(as) e leitores(as),

    Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo foi aceita na base de dados Emerging Sources Citation Index, da Clarivate Analytics (Thomson Reuters / Web of Science), o que é uma conquista significativa e relevante para a Educação do Campo e comunidade acadêmica em geral. Agradecemos o apoio de todos(as) colegas.

    Gustavo Cunha de Araújo (Editor-Chefe)

    Cícero da Silva (Editor Assistente)

    Saiba mais sobre Emerging Sources Citation Index
  • Criação do ORCID

    2017-07-12

    ORCID

    Prezados autores(as)!

    Com o objetivo de oferecer melhor visibilidade aos artigos publicados na revista, bem como ampliar a sua internacionalização, solicitamos a todos(as) que façam seu registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID https://orcid.org/) que é um identificador digital para o autor (semelhante ao  DOI, que é um identificador digital do artigo). Após o registro, pedimos por gentileza que atualizem seu perfil na plataforma da Revista, com seu login e senha.

    Os próximos artigos publicados na revista deverão ter o número ORCID (de cada autor).

    Tutorial para registro no ORCID: https://www.contentmind.com.br/orcid/

    OBS. É possível cadastrar/integrar o ORCID no Currículo Lattes. Basta ir em: Dados Gerais>Identificação>Outras Bases Bibliográficas>Inserir nova>Inserir Orcid

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  • Publicação em Ahead of Print

    2017-03-21

    Caros leitores(as), avaliadores(as) e autores(as),

    Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo adotará, a partir de abril, a Publicação Avançada de Artigos (PAA), também conhecida como Ahead of Print (AOP). O objetivo é acelerar a divulgação dos artigos recebidos, avaliados, revisados e aprovados pela revista, dentro de cada edição (jan./jun e jul./dez.). É importante assinalar que tal prática está sendo bastante utilizada por diversas revistas nacionais e internacionais, além de possibilitar a divulgação mais rápida dos artigos indexados nas bases de dados para pesquisa. Por isso, contamos com a celeridade dos colegas avaliadores dos artigos submetidos ao periódico e dos(as) autores(as) no envio dos textos corrigidos dentro dos prazos estabelecidos pela revista.

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  • ENVIO DE ARTIGOS, ENSAIOS, RESENHAS E ENTREVISTAS / MANUSCRIPT SUBMISSION

    2016-07-10

    [PT] A Revista Brasileira de Educação do Campo recebe artigos, ensaios, resenhas e entrevistas em fluxo contínuo.

    [EN] The Brazilian Scientific Journal of Rural Education (countryside) receives articles, essays, reviews and interviews.

    Lembramos que a revista adota para as publicações as Normas da APA (American Psychological Association), para melhor indexação e internacionalização do periódico. Portanto, pedimos a gentileza aos interessados(as) em enviar seus manuscritos a revista, para adequarem os textos de acordo com essas normas. Qualquer dúvida quanto as mesmas, acessar o link: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php?journal=campo&page=about&op=submissions

    Aviso: O DOI da Revista Brasileira de Educação do Campo está registrado como: 10.20873/uft.2525-4863 

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