• Set./Dez.
    v. 3 n. 3 (2018)

    Caros leitores(as), avaliadores(as) e autores(as), informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo acaba de publicar os primeiros artigos da edição set./dez. 2018 em Ahead of Print (AOP). O objetivo é acelerar a divulgação dos artigos recebidos, avaliados, revisados e aprovados pela revista. É importante assinalar que mais artigos serão publicados ainda neste número, assim que estiverem com seus processos editoriais finalizados e prontos para publicação.

  • Mai./Ago.
    v. 3 n. 2 (2018)

    Caros leitores(as), avaliadores(as) e autores(as),

    Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo acaba de publicar o seu segundo número de 2018, referente a edição mai./ago. 2018.

     

  • Jan./Abr.
    v. 3 n. 1 (2018)

    Caros leitores(as), avaliadores(as) e autores(as),

    Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo acaba de publicar o seu primeiro número de 2018, referente a edição jan./abr. 2018.

  • Dossiê: Ciências da Natureza na Educação do Campo: encontros e desencontros na luta pela Educação Popular
    v. 2 n. 3 (2017)

    O dossiê reúne trabalhos que discutem fundamentos sociais, históricos, políticos, culturais, filosóficos, pedagógicos e psicopedagógicos das Ciências da Natureza na Educação do Campo no Brasil, explorando as relações entre a dimensão da formação de professores, sujeitos e práticas de ensino em espaços escolares e não escolares, conhecimento, cultura e desigualdades educacionais. Logo, compreender e difundir a Educação do Campo e, em especial, sua habilitação em Ciências da Natureza, nos diversos setores e níveis educacionais com a proposição de ações efetivas de enfrentamento de seus desafios, constitui-se num passo importante e necessário à valorização da Educação do Campo e a possibilidade da garantia do exercício pleno de direitos pelos povos camponeses.

  • Jul./Dez.
    v. 2 n. 2 (2017)

    Caros leitores(as), avaliadores(as) e autores(as),

    Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo acaba de publicar o seu segundo número de 2017, referente a edição jul./dez. 2017.

  • Jan./Jun.
    v. 2 n. 1 (2017)

    Caros leitores(as), avaliadores(as) e autores(as),

    Informamos que a Revista Brasileira de Educação do Campo acaba de publicar o seu primeiro número de 2017, referente a edição jan./jun.2017.

  • Jul./Dez.
    v. 1 n. 2 (2016)

    Apresentamos aos nossos leitores o volume 1, n. 2, da Revista Brasileira de Educação do Campo – RBEC, ISSN 2525-4863, periódico do Departamento de Educação do Campo, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis. Esta edição traz 19 artigos dos recebidos no período de submissão, de julho a outubro de 2016 e, alguns, recebidos no primeiro semestre. Considerando o escopo da revista e a política editorial, 2 artigos discutem a perspectiva epistemológica da Educação do Campo e suas interfaces, 6 focalizam a Formação de professores nas Licenciaturas em Educação do Campo, 3 tratam de experiências formativas de camponeses em escolas do campo na perspectiva da Pedagogia da Alternância, 2 focalizam Material didático da Educação do Campo, 3 discutem Movimentos Sociais, Educação do Campo e Questões agrárias, 2 estabelecem relação entre sistema educativo e inclusão social e 1 trata de Cultura Popular e interfaces com a educação. Destacamos neste número a presença de pesquisadores de Cuba, Quênia e Moçambique, sendo publicados um artigo em Espanhol, um em Inglês e outro em Português.

  • Jan./Jun.
    v. 1 n. 1 (2016)

    É com imensa satisfação que a Revista Brasileira de Educação do Campo – RBEC, periódico do Departamento de Educação do Campo, da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis, Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Linguagens e Códigos: Habilitação em Artes e Música traz a público seu primeiro número, composto de artigos que abordam temas relevantes para a pesquisa em Educação do Campo. Para iniciar a circulação da RBEC, apresentamos aos nossos leitores o volume 1, n. 1, Jan./Jun., em 3 agosto de 2016. Como essa edição não focaliza uma temática específica, ela traz oito artigos vinculados aos seguintes temas: Produção do conhecimento acadêmico a respeito da Educação do Campo; Movimentos Sociais e relação com Educação do Campo; Formação de professores da Educação do Campo na perspectiva da Pedagogia da Alternância; Experiência formativa técnico-profissional de trabalhadores do campo e desenvolvimento sustentável; Saberes matemáticos e história de vida de atores do campo; e Processo educativo e o currículo de escolas do campo.