REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

THE BRAZILIAN SCIENTIFIC JOURNAL OF RURAL EDUCATION (Countryside)

 

EDITOR CHEFE / EDITOR IN CHIEF

Gustavo Cunha de Araújo, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

EDITOR ASSISTENTE / EDITORIAL ASSISTANT 

Cícero da Silva, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

EDITORES ASSOCIADOS INTERNACIONAIS / INTERNATIONAL ASSOCIATE EDITORS

Beatrice Kabui Icheria, Faculty of Education, University of Pretoria, Pretória, África do Sul

Pere Puig Calvó, Departament de Ciències de l'Educació, Universitat Internacional de Catalunya, Catalunya, Espanha

CONSELHO EDITORIAL INTERNACIONAL / INTERNATIONAL EDITORIAL STAFF 

Antonia Darder, School of Education, Loyola Marymount University, Los Angeles, United States

Bernard Charlot, Sciences de l'éducation, l'Université Paris 8, Paris, França

Carlos Manique, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Daniel Schugurensky, School of Public Affairs and School of Social Transformation, Arizona State University, Arizona, United States

Dušan Stamenković, Faculty of Philosophy and CogSci Center, University of Niš, Sérvia

Fernando Hernández, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, Universidade de Barcelona – UB, Espanha

Inés Dussel, Departamento de Investigaciones Educativas Del CINVESTAV-IPN, Cidade do México, México

Jean-Louis Ichard – Institut INFOCAP, Formation des acteurs du monde agricole et rural, Paris, França

Jordi González García, Facultad de la Educación, Universitat Internacional de Catalunya, Catalunya, Espanha

Lídice Mesa Gómez, Reitoria, Universidade de Artemisa, Artemisa, Cuba

Luisa Isabel Rodriguez Bello, Departamento de Castellano, Literatura y Latín, Universidad Pedagógica Experimental Libertador, Caracas, Venezuela

Manuel José Jacinto Sarmento Pereira, Instituto de Estudos da Criança, Universidade do Minho, Braga, Portugal

María Mercedes Palumbo, Instituto de Investigación en Ciencias de la Educación (IICE) / Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina

Pedro dos Santos Ribeiro Mucharreira - Universidade de Lisboa, Portugal

Martina Paatela-Nieminen, Faculty of Educational Sciences, University of Helsinki, Helsinki, Finlândia

Roberto García-Marirrodriga, Facultad de Educación Universidad Internacional de la Rioja, La Rioja, Espanha

Yaumary Reiné Herrera, Reitoria, Universidade de Artemisa, Artemisa, Cuba

CONSELHO EDITORIAL NACIONAL / NATIONAL EDITORIAL STAFF

Adelaide Ferreira Coutinho, Departamento de Educação II, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luiz, Maranhão, Brasil

Agnaldo Rodrigues da Silva, Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Cáceres, Mato Grosso, Brasil

Analise de Jesus da Silva, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Anderson Fabrício Andrade Brasil, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Cássia Ferreira Miranda, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Clarice Aparecida Santos, Instituto de Educação, Universidade de Brasília - UnB, Planaltina, Brasília, Brasil

Edson Caetano, Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Fábio Pessoa Vieira, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, Bahia, Brasil

Fátima Costa de Lima, Departamento de Artes Cênicas, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Fernando José Martins, Centro de Educação e Letras, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil

Geraldo Márcio Alves dos Santos, Departamento de Administração Escolar, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Viçosa, Minas Gerais, Brasil

Gerda Margit Schutz Foerst, Centro de Educação, Universidade Federal de Espírito Santo - UFES, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Helena Quirino Porto Aires, Departamento de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Arraias, Tocantins, Brasil

Idemar Vizolli, Departamento de Matemática, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Arraias, Tocantins, Brasil

Ilma Ferreira Machado, Faculdade de Educação, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Cáceres, Mato Grosso, Brasil

Janete Maria Lins de Azevedo, Departamento de Fundamentos Socio-Filosóficos da Educação, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil

João Batista Pereira de Queiroz, Instituto de Educação, Universidade de Brasília - UnB, Planaltina, Brasília, Brasil

José Carlos Miguel, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, Marília, São Paulo, Brasil

José Jarbas Pinheiro Ruas Junior, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Juliana Chioca Ipolito, Departamento de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Kaé Stoll Colvero, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Fortaleza, Ceará, Brasil

Klivia Cassia Freitas de Sousa, Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Leandra Domingues Silvério, Departamento de História, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Uberaba, Minas Gerais, Brasil

Leon de Paula, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Lilia Neves Gonçalves, Instituto de Artes, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Lourdes Helena da Silva, Departamento de Educação, Universidade Federal de Viçosa - UFV, Viçosa, Minas Gerais, Brasil

Maria de Lourdes Bernartt, Departamento Acadêmico de Ciências Humanas, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Pato Branco, Paraná, Brasil

Maciel Cover, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Mara Pereira da Silva, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Marco Aurélio Gomes de Oliveira, Departamento de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Mário Borges Netto, Departamento de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Marcus Facchin Bonilla, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Michèle Sato, Departamento de Ensino e Organização, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Miguel González Arroyo, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Mônica Castagna Molina, Instituto de Educação, Universidade de Brasília - UnB, Planaltina, Brasília, Brasil

Natascha Eugênia Janata, Departamento de Estudos Especializados em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Neusa Maria Dal Ri, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, Marília, São Paulo, Brasil

Rafael Litvin Villas-Boas, Instituto de Educação, Universidade de Brasília - UnB, Planaltina, Brasília, Brasil

Ribamar Ribeiro Júnior, Departamento de Ensino, Instituto Federal do Pará - IFPA, Marabá, Pará, Brasil

Rogério Omar Caliari, Departamento de Ensino, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES, Colatina, Espírito Santo, Brasil

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará - UFPA, Belém, Pará, Brasil

Sidinei Esteves de Oliveira de Jesus, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Sônia Maria dos Santos, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Sérgio Botton Barcellos, Instituto de Ciências Humanas e da Formação, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil

Wilson José Soares, Departamento de Ensino, Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT, Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil

Tereza Mara Franzoni, Departamento de Artes Cênicas, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Ubiratan Francisco de Oliveira, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasi

SECRETÁRIO DA REVISTA / SECRETARY OF THE JOURNAL

Saulo Eglain Sá Menezes, Prefeitura Universitária, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

REVISORES DA REVISTA / PROOFREADING OF THE JOURNAL

Cícero da Silva, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

Gustavo Cunha de Araújo, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA E PROJETO GRÁFICO DA REVISTA / DESKTOP PUBLISHING AND GRAPHIC DESIGN

Gustavo Cunha de Araújo, Departamento de Educação do Campo, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil

BIBLIOTECÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS / LIBRARIAN OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF TOCANTINS

Edson de Sousa Oliveira, Biblioteca, Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, Tocantins, Brasil