Educação do campo, experiência e formação docente numa perspectiva política emancipadora
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p231Palavras-chave:
Educação do Campo, Educação do campo, Escola Multisseriada, DocênciaResumo
Este artigo é parte de um trabalho de conclusão de curso e traz reflexões sobre a docência no campo e seus desafios. Tem como referências as experiências do estágio nos anos iniciais do ensino fundamental e do PIBID/CAPES/UNEB no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia, em duas escolas multisseriadas do campo de dois municípios da Bahia, sendo fruto de uma pesquisa participante decorrida de um período de dois anos de PIBID e no Estágio dos anos iniciais do ensino fundamental. Compartilhamos aqui parte das investigações, ressaltando os problemas enfrentados por estas instituições de ensino e a esperança de mudança de vida que as comunidades depositam na escola, destacando como a Educação do Campo pode modificar a realidade. O trabalho reflete, ainda, sobre os desafios que envolvem a oferta da educação no campo e a necessária construção de uma visão política em torno da educação, da escola e da docência. Conclui que na escola do campo e no campo, a educação é mais do que um processo de ensino e aprendizagem de conteúdos disciplinares, reiterando, portanto, que a escola assume um importante papel na vida comunitária, na formação intelectual, política e humana de seus sujeitos.
Palavras-chave: Educação do Campo, Escola Multisseriada, Docência.
Rural Education, experience and teacher formation through a political emancipator perspective
ABSTRACT. This work is part of a final paper and brings discussions about teaching in rural areas and its challenges. It takes as references some experiences lived during teacher training period at fundamental school and at PIBID/CAPES/UNEB in a Pedagogy graduation course of Bahia State University. It is the result of a participant research that was developed for two years through PIBID and teacher training period at fundamental school. Here we share part of the research, highlighting problems faced by theses educational institutions, and the hope for life-changing that communities lay in school, emphasizing how rural education can modify reality. Besides, this work reflects on the challenges related to rural education supply and the indispensable building of a political view on teaching, school, and education. It is concluded that at rural school in countryside, education is much more than a teaching and learning process of academic contents, reaffirming, therefore, that school plays an important role in community life, in intellectual, political and human formation of subjects.
Keywords: Rural Education, Multi-grade School, Teaching.
Educación del Campo, experiencia y formación docente desde una perspectiva política emancipadora
RESUMEN. Este artículo es parte de un trabajo de conclusión curso y trae reflexiones sobre la enseñanza en el campo y sus desafíos. Tiene como referencias, las experiencias prácticas en los primeros años de la escuela primaria y del PIBID / CAPES / UNEB en el curso de Pedagogía de la Universidad del Estado de Bahia, en dos escuelas multigrado en el campo de dos municipios de Bahía, siendo el resultado de una investigación participante transcurrido un período de dos años PIBID y la etapa de los primeros años de la escuela primaria. Compartimos aquí, parte de las investigaciones, resaltando los problemas que enfrentan estas instituciones educativas y la esperanza de un cambio de vida que las comunidades depositan en la escuela, destacando cómo la educación en el campo puede cambiar la realidad. El trabajo reflexiona, al mismo tiempo, sobre los desafíos que envuelve la oferta educativa en el campo y la construcción necesaria de una visión política en torno de la educación, de la escuela y de la enseñanza. Se concluye que en la escuela del campo, la educación es más que un proceso de enseñanza y aprendizaje de contenidos disciplinares, por lo tanto, reiterando que la escuela juega un papel importante en la vida comunitaria, en la formación intelectual, política y humana desde sus sujetos.
Palabras-clave: Educación del Campo, Escuela Multigrado, Docencia.
Downloads
Referências
Antônio, C. A., & Lucini, M. (2007) Ensinar e aprender na educação do campo: processos históricos e pedagógicos em relação. Cad. CEDES, 27(72), 177-195.
Arroyo, M. G. (Org.). (2001). Da Escola Carente à Escola Possível. São Paulo: Edições Loyola.
Arroyo, M. G. (2012). Formação de Educadores do Campo. In Dicionário de Educação do Campo, 3(1), 60-81.
Barreto, V. (1998). Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência.
Brasil. (2009). Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CEB nº 2, de 2 de dezembro de 2008. Institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.
Brasil. (2010). Decreto nº 7352, de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA.
Brasil. (2002). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de Abril. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.
Caldart, R. S. (2003). A Escola do Campo em Movimento. Currículo sem Fronteiras, 3(1), 60-81.
Conferência Nacional Por Uma Educação Básica do Campo. (1998). Texto Base. Brasília.
Cordeiro, S. de F. N., & Bonilla, M. H. S. (2015). Tecnologias digitais móveis: reterritorialização dos cotidianos escolares. Educ. rev. (56), 259-275. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo>.
Cordiolli, M. (2011). Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil. Curitiba: Ibpex.
Fazenda, I. C. A. (Org.). (1991). Tá pronto seu lobo? Didática na pré-escola. Editora Ática.
Hage, S. A. M. (2008). A multissérie em pauta: para transgredir o paradigma seriado nas escolas do campo. Belém: Geperuaz.
Le Goff, J. (1994). Memória. In História e memória (pp. 423-483). São Paulo: Editora da Unicamp.
Leite, S. C. (2002). Escola Rural: urbanização e políticas educacionais. São Paulo: Cortez.
Mennucci, S. (2006). A Crise Brasileira na Educação. São Paulo: Editora Piratininga.
Molina. M. C., & Sá, L. M. (2012). Escola do Campo. In Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.
Reis, E. dos S. (2004). Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável: Avaliação de uma prática educativa. Juazeiro-Ba: Gráfica e Editora Franciscana.
Sousa, M. M. (2014). Imperialismo e educação do campo. Araraquara: São Paulo: Cultura Acadêmica.
Thiollent, M. (1992). Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez. Autores associados.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).