A organização do trabalho pedagógico em escolas multisseriadas do campo: reflexões e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e8201Resumo
Este trabalho apresenta reflexões acerca da Organização do Trabalho Pedagógico nas escolas multisseriadas do campo e teve embasamento nas experiências de um ano e meio no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na prática de estágio supervisionado em uma turma multisseriada, bem como as observações realizadas em cinco escolas multisseriadas do município de Senhor do Bonfim-BA, proveniente do projeto de pesquisa para elaboração do Trabalho de Conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia. Diante deste desafio, objetivou-se, portanto, compreender como se organiza o trabalho pedagógico nestas escolas. Como aporte teórico, nos subsidiamos nos estudos de Caldart (2007), Hage (2014), Santos (2012), Freitas (2012), dentre outros. Utilizou-se de uma abordagem metodológica qualitativa, de campo exploratório, como uma busca de esclarecimentos e aproximação com o objeto de estudo. A pesquisa evidenciou que há formatos bem similares, no geral, advindos da experiência dos docentes nestas turmas. Apontou ainda, que o trabalho pedagógico carece de uma organização que consiga englobar o campo e os seus saberes de forma contextualizada.
Palavras-chave: Educação do Campo, Multisserie, Organização do Trabalho Pedagógico.
The organization of pedagogical work in multiseriated schools in countryside: reflections and possibilities
Abstract.
This work presents reflections on the Organization of Pedagogical Work in multisierial schools in the countryside and was based on the experiences of a year and a half in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (PIBID), in the practice of supervised internship in a multiseriate class, as well as the observations made in five multi-grade schools in the municipality of Senhor do Bonfim-BA, from the research project for the preparation of the Conclusion Work for the Pedagogy Degree course. Faced with this challenge, the objective was, therefore, to understand how pedagogical work is organized in these schools. As a theoretical contribution, we subsidize ourselves in the studies of Caldart (2007), Hage (2014), Santos (2012), Freitas (2012), among others. We used a qualitative methodological approach, with an exploratory field, as a search for clarification and approximation with the object of study. The study showed that there are very similar formats, in general, arising from the experience of teachers in these classes. He also pointed out that the pedagogical work lacks an organization that can encompass the field and its knowledge in a contextualized way.
Keywords: Rural Education, Multisserie, Organization of Pedagogical Work.
La organización del trabajo pedagógico en escuelas de campo multiserial: reflexiones y posibilidades
Resumen. Este trabajo presenta reflexiones sobre la Organización del Trabajo Pedagógico en escuelas de varios niveles en el campo y se basó en las experiencias de un año y medio en el Programa Institucional de Becas de Iniciación Docente (PIBID), en la práctica de pasantías supervisadas en una clase multiseriada, así como Las observaciones hechas en cinco escuelas multigrado en el municipio de Senhor do Bonfim-BA, desde el proyecto de investigación para la preparación del trabajo de conclusión para el curso de Pedagogía. Frente a este desafío, el objetivo era, por lo tanto, comprender cómo se organiza el trabajo pedagógico en estas escuelas. Como aporte teórico, nos subvencionamos en los estudios de Caldart (2007), Hage (2014), Santos (2012), Freitas (2012), entre otros. Utilizamos un enfoque metodológico cualitativo, con un campo exploratorio, como una búsqueda de aclaración y aproximación con el objeto de estudio. El estudio mostró que existen formatos muy similares, en general, derivados de la experiencia de los docentes en estas clases. También señaló que el trabajo pedagógico carece de una organización que pueda abarcar el campo y su conocimiento de manera contextualizada.
Palabras-clave: Educación Rural, Multisserie, Organización del Trabajo Pedagógico.
Downloads
Referências
Borges Netto, M., & Silva Júnior, A. F. (2011). Por uma educação do campo: percursos históricos e possibilidades. Entrelaçando, 3, 45-60.
Caldart, R. S. (2007). Sobre Educação do campo. Recuperado de: http://pt.scribd.com/doc/92602353/roseli-caldart-2007-Educacao-no-campo#scribd
Figueira, M. R. S., & Lima, A. C. S. (2011). O trabalho docente nas escolas multisseriadas do campo. João pessoa- PB: Centro de Educação-UFPB.
Freitas, L. C. (2012). Crítica da Organização do Trabalho e da Didática. Campinas, SP: Papirus Editora.
Ghiraldelli Junior, P. (2001). Introdução à educação escolar brasileira: História, política e filosofia da educação. Recuperado de: http://www.miniweb.com.br/educadores/artigos/pdf/introdu-edu-bra.pdf
Hage, S. A. M. (2006). A realidade das escolas multisseriadas frente às conquistas na legislação educacional. In Anais da 29ª Reunião Anual do ANPED: Educação, Cultura e Conhecimento na Contemporaneidade: desafios e compromissos manifestos. Caxambu, MG.
Hage, S. A. M. (Org.). (2005). Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda.
Hage, S. A. M. (2014). Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação & Sociedade, 35(129), 1165-1182. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014144531
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2011). Censo Escolar. Recuperado de: http://portal.inep.gov.br/basica-censo
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (1996). Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Lei de 15 de Outubro de 1827. (1827). Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, villas e logares mais populosos do Império. Recuperado de: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-38398-15-outubro-1827-566692-publicacaooriginal-90222-pl.html
Ministério da Educação. (2010). Projeto base: escola ativa. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5716-escola-ativa-projeto-base&Itemid=30192
Ministério da Educação. (2018). Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/35575.
Moura, T. V. (2012). A pedagogia das classes multisseriadas: uma perspectiva contra-hegemônica às políticas de regulação do trabalho docente. Debates em Educação, 4(7), 65-86. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2012v4n7p65
Resolução CNE/ CEB nº. 01 de 03 de Abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação. Recuperado de: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/mn_resolucao_%201_de_3_de_abril_de_2002.pdf
Rodrigues, E. S. S. (2009). A organização do tempo pedagógico no trabalho docente: relações entre o prescrito e o realizado (Dissertação de Mestrado). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba.
Santos, J. R. (2012). Classe multisseriada: uma análise a partir de escolas do campo do município de Coronel João Sá/BA (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Sergipe, São Cristovam.
Santos, R. B. (2013). História da Educação do Campo no Brasil. Recuperado de: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfLvwAB/historia-educacao-campo-no-brasil?part=2
Silva, A. H., Araújo, M. N. R., Alves, M. S., & Almeida, R. S. (2010). Organização do Trabalho Pedagógico. In Taffarel, C. N. Z., Santos Júnior, C. L., & Escobar, M. O. (Orgs.). Cadernos Didáticos Sobre Educação do Campo (pp. 151-180). Salvados, BA: Universidade Federal da Bahia.
Souza, M. A. (2006). Educação do campo: propostas e práticas pedagógicas do MST. Petrópolis, RJ: Vozes.
Souza. I. P. F. (2009). As linhas que tecem a Educação do Campo. In Falsarella, A. M., & Fonseca, V. N. (Orgs.). O cotidiano do gestor: temas e práticas (pp. 70-85). São Paulo, SP: CENPEC.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Proposal for Copyright Notice Creative Commons
1. Policy Proposal to Open Access Journals
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
A. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing the work with recognition of its initial publication in this journal.
B. Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
C. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See the Effect of Open Access).