O COMÉRCIO DE ARAGUAÍNA/TO: DINÂMICAS E TRANSFORMAÇÕES
Resumo
O crescimento da atividade comercial e sua consolidação na cidade de Araguaína-TO ocorreu no contexto de incorporação da Amazônia Oriental à divisão territorial do trabalho no Brasil industrializado, que precisava de novas áreas de consumo e investimentos. O período de 1960 a 1990, é marcado pelo estabelecimento de um comércio significativo em Araguaína, com a crescente abertura de lojas e centros atacadistas que realizam a distribuição de mercadorias do centro-sul do país. A partir da última década do século XX, a cidade assume novos papéis nessa divisão territorial do trabalho, com a crescente abertura de filiais de empresas da região concentrada em seu território e o fortalecimento de grupos comerciais locais, os quais são fundamentais para as centralidades que esse centro exerce na rede urbana. Diante disso, a pesquisa teve por objetivo analisar os principais papéis assumidos por Araguaína-TO na divisão territorial do trabalho, desde o processo de expansão da fronteira agrícola nos anos de 1960. O trabalho foi realizado com base em revisão bibliográfica, levantamento de dados no IBGE, referente ao Cadastro Central de Empresas, aos recenseamentos de 1960, 1970 e 1980 e as publicações regiões de influência das cidades; pesquisa de campo e consulta ao Google Maps, através da função Street View, ano 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela PRODUÇÃO ACADÊMICA em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.