O COMÉRCIO DE ARAGUAÍNA/TO: DINÂMICAS E TRANSFORMAÇÕES

Autores

Resumo

O crescimento da atividade comercial e sua consolidação na cidade de Araguaína-TO ocorreu no contexto de incorporação da Amazônia Oriental à divisão territorial do trabalho no Brasil industrializado, que precisava de novas áreas de consumo e investimentos. O período de 1960 a 1990, é marcado pelo estabelecimento de um comércio significativo em Araguaína, com a crescente abertura de lojas e centros atacadistas que realizam a distribuição de mercadorias do centro-sul do país. A partir da última década do século XX, a cidade assume novos papéis nessa divisão territorial do trabalho, com a crescente abertura de filiais de empresas da região concentrada em seu território e o fortalecimento de grupos comerciais locais, os quais são fundamentais para as centralidades que esse centro exerce na rede urbana. Diante disso, a pesquisa teve por objetivo analisar os principais papéis assumidos por Araguaína-TO na divisão territorial do trabalho, desde o processo de expansão da fronteira agrícola nos anos de 1960. O trabalho foi realizado com base em revisão bibliográfica, levantamento de dados no IBGE, referente ao Cadastro Central de Empresas, aos recenseamentos de 1960, 1970 e 1980 e as publicações regiões de influência das cidades; pesquisa de campo e consulta ao Google Maps, através da função Street View, ano 2019.

Biografia do Autor

Reges Sodré , Secretaria da Educação, Juventude e Esporte do Tocantins.

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Secretaria da Educação, Juventude e Esporte do Tocantins.

Delismar Palmeira Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Delismar Palmeira Costa – Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

2022-05-18

Como Citar

Sodré , R. ., & Palmeira Costa, D. . (2022). O COMÉRCIO DE ARAGUAÍNA/TO: DINÂMICAS E TRANSFORMAÇÕES . PRODUÇÃO ACADÊMICA, 7(02), 02–25. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/14381