LUTAS, (RE)EXISTÊNCIAS E DIREITOS HUMANOS: O MOVIMENTO JORNALERO EM ANDALUZÍA, ESPANHA
Resumo
O presente trabalho tem como propósito identificar, problematizar e analisar as formas de (re)existências e processos de lutas por direitos por parte de um distinto coletivo humano, o movimento jornalero na Comunidade Autônoma de Andaluzia, Espanha. Esse processo tem levado o movimento jornalero à ações constantes de lutas por direitos que os opõe claramente àqueles que possuem interesses antagônicos aos seus, evidenciando a dimensão de classe e das relações de poder que acompanham e pressupõem os direitos humanos. O encaminhamento metodológico para a execução desse trabalho envolveu pesquisa bibliográfica sobre a realidade agrária andaluza, além do levantamento de dados primários e secundários. Os dados primários foram baseados em pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas com lideranças ligadas ao principal movimento sindical de Andaluzia, o SOC/SAT (Sindicato de Obreros Del Campo/Sindicato Andaluz de Trabalhadores) e trabalhadores campesinos. O levantamento de dados secundários baseou-se em sites de órgãos oficiais que tratam de temas relativos ao campo em estudo, como a Conserjeria de Agricultura, Pesca y Desarollo Rural; o INE (Instituto Nacional de Estatística), EUROSTAT (European Statistics); em sites de notícias, como o informe do SAT e de informativos ligados às províncias que compõem a Comunidade Autônoma de Andaluzia
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela PRODUÇÃO ACADÊMICA em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.