SÚCIA: UMA DANÇA DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL E RELIGIOSIDADE EM MONTE DO CARMO – TO

Autores

  • Carmen Tatiane Oliveira Rodrigues UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Marciléia Oliveira Bispo Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Sucia, Folia do Divino, Manifestação cultural, Tradição

Resumo

O texto apresentado é resultado de uma investigação a respeito da súcia, uma dança que ocorre durante o giro da folia do Divino Espírito Santo no município de Monte do Carmo – Tocantins. A folia é uma festa secular que se realiza anualmente, fazendo parte da manifestação cultural da cidade,ese encontra inserida no contexto religioso local.Nomunicípio de Monte do Carmo – TO ,as festas do Divino Espírito Santo, compõem-se de um conjunto de eventos religiosos controlado pela Igreja católica. A sucia é umaespécie de brincadeira composta por homens e mulheres que em dupla, acompanhados de viola e pandeiro que se divertem, e divertem a população com gesto de alegria e sensualidade.  Nas festas do Divino Espírito Santo a súcia acontece ao som de violas e pandeiros, nos giros das folias é apresentada como uma parte obrigatória do ritual após o bendito.  O artigo reúne investigações realizadas a partir de entrevistas com moradores do município, cujo objetivo era compreender a partir das narrativas, o contexto da súcia pelos praticantes e como essa dança reflete nos seus cotidianos e na tradição. A partir das respostas, desvela-se uma constituição de significados vividos e vivenciados nos diversos ritos do espaço das festas religiosas, aqui em especial, da Folia do Divino Espirito Santo.

Biografia do Autor

Carmen Tatiane Oliveira Rodrigues, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Tocantins

Marciléia Oliveira Bispo, Universidade Federal do Tocantins

Professora Doutora do curso de Geografia e do programa de Pós-graduação em Geografia Universidade  Federal do Tocantins

Referências

ALVES. Nazareth Gomes, Elos Perdidos.1º ed.; Monte do Carmo-TO, 2009.

BARROSO, Osvald. Incorporação e Memória na Performance do Ator Brincante. In: Patrimônio Imaterial, performance cultural e(re) tradicionalidade.(org.). Teixeira, João Gabriel. C, ET AL.ICS-UNB. 2004.

CAMPOS, Marta Silva. As festas do Carmo. Goiânia: Oficina de Comunicação. Goiânia, 1988.

GOMES, Evanir Matos. Rosário dos Congos na Festa do Carmo. Editora Pote de Barro, Porto Nacional, 2004.

GRUNBERG, E. Manual de Atividades práticas de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2007.

MESSIAS,Noeci C. Religiosidade e devoção: as festas do divino e do rosário em Monte do Carmo e em Natividade – To. 2010. 352 f. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás, 2010.

MOURA, Antônio de Paiva. Turismo e Festa Folclóricas no Brasil. In: Turismo e Patrimônio Cultural. Pedro Paulo Funari e Jaime Pinky (Orgs.), São Paulo: Contexto 2003.

RIBEIRO, J. R. A Festa do Povo: Pedagogia de Residência. Editora vozes, Petrópolis: 1982.

TINHORÃO, José Ramos. Os Sons dos Negros no Brasil. Cantos, danças, folguedo. Origens: São Paulo: Ed 34, 2008.

SILVA, Évertom Francisco. Entre o Costume e a Lei: Superando o “Silêncio” e Descortinando a História Afro-Brasileira. Editora Premier, UFT. Pós-Graduação em História social. Especialização. Porto Nacional, 2011.

SOUZA, C. E; SANTOS, M. A.; PEREIRA, L. Suça no Tocantins. In: Exposição da Pesquisa sobre a suça nos Municípios Pesquisados, 1., 2012, Arraias, Monte do Carmo, Santa Rosa, Paranã e Almas: Projeto da Fundação Cultural, Palmas-TO, 2012.

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

Rodrigues, C. T. O., & Bispo, M. O. (2016). SÚCIA: UMA DANÇA DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL E RELIGIOSIDADE EM MONTE DO CARMO – TO. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 1(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/1935