O ESPAÇO URBANO E O SEU LUGAR NO TERRITÓRIO

Autores

  • José Manoel Miranda de Oliveira UFT - Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Expansão Urbana, Divisão Territorial, Desenvolvimento, Política.

Resumo

Neste artigo, analisamos as perspectivas sociais e econômicas por meio da expansão dos espaços urbanos do Estado do Tocantins associando os municípios limítrofes do Estado do Pará como objeto de desenvolvimento de Palmas. Assim, o espaço passa a ser visto não mais só como consequência, mas como um palco a céu aberto em relação à sociedade. No desenvolvimento deste trabalho, a ocupação urbana, em qualquer situação, é vista como a representação do desenvolvimento e das crises da cidade, entendida como o lócus das intervenções efetivadas na estrutura do sistema produtivo, considerando que a evolução da expansão territorial envolve todos os aspectos do crescimento econômico dentro e fora do território urbano. Em termos hipotéticos, a ascensão de Palmas como centro econômico poderá ocorrer com a expansão de novos espaços urbanos da região norte. Nesse aspecto, o Estado do Tocantins terá de consolidar a infraestrutura adaptando o ordenamento territorial de Palmas e das cidades do seu entorno, a uma logística de transportes e mobilidade para atender o crescimento das demandas futuras a serem implementadas com a Ferrovia Norte Sul e a Plataforma Multimodal que está sendo construída na orla esquerda do lago. Por isso, o universo teórico oscilou entre os componentes históricos, geográficos e políticos desenvolvidos a partir do método lógico-dedutivo numa perspectiva discutitiva e dialógica, associada às amostras constituídas por documentos, relatórios de pesquisas e entrevistas.

Biografia do Autor

José Manoel Miranda de Oliveira, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins, doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e pesquisador da área de política vinculada aos Grupos Estudos Filosóficos sobre a Formação Humana e do Grupo de Estudo Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultura.

Referências

BRITO, Eliseu Pereira de. O papel de Palmas - TO na rede de integração regional. 2009.260 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal da Grande Dourados, 2009.

MAGNOLI, Demétrio. O estado em busca do seu território. Terra Brasilis, Revista de História do Pensamento Geográfico no Brasil, anos III-IV, n. 4-5, 2002-2003, Rio de Janeiro, p. 27-42.

PELÁ, Márcia Cristina Hizim. Goiânia: o mito da cidade planejada. 2009. 165 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais Programa de Pós-Graduação em Geografia, Goiânia, 2009.

PENNA, José Osvaldo de Meira. Quando mudam as capitais. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2002. 460 p.

POPPER, R.. A lógica da investigação científica. In: _____. Coletânea de Textos. Tradução de J. C. B. Molir. São Paulo: Abril Cultural, 1975. 415 p.

SANT’ANNA, Aurélio; CARSTENS, Frederico R. S. B.; FLEITH, Rossano Lúcio. O que é Urbanismo. São Paulo: Brasiliense, 2008. 68 p.

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

Oliveira, J. M. M. de. (2016). O ESPAÇO URBANO E O SEU LUGAR NO TERRITÓRIO. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 1(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/1933