IMPLANTAÇÃO DO SHOPPING A CÉU ABERTO EM TAQUARALTO, PORÇÃO SUL DE PALMAS, TO

  • Samuel Ferreira da Fonseca
  • Fernan Enrique Vergara Figueroa UFT
  • Nilton Marques de Oliveira UFT

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em analisar a viabilidade socioeconômica da implantação do Shopping a céu aberto em Taquaralto, região sul de Palmas. Usou-se metodologia MICMAC para análise prospectiva, mostrando as possíveis interações entre as variáveis oriundas da dinâmica presente e futura, do referido Shopping. Foram delimitadas dez variáveis, que foram submetidas a referida metodologia, evidenciando aquelas que são potencialmente motrizes e as que ocupam outra posição dentro da perspectiva analisada. Obteve-se que as políticas de urbanização constituem a principal variável motriz, que sustenta a possibilidade de aceitação ou rejeição, tanto dos empreendedores quanto da população, de modo geral, no que diz respeito a implantação do Shopping a céu aberto em Taquaralto. Sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas na área de estudo, visando identificar formas que visem reduzir ou eliminar (quando possível), os problemas oriundos da construção do referido Shopping. Para tanto, tais propostas devem considerar o espectro democrático na instalação de estabelecimentos semelhantes.

Biografia do Autor

Samuel Ferreira da Fonseca

Graduado em Geografia. Aluno de doutorado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Fernan Enrique Vergara Figueroa, UFT

Engenheiro Civil. Doutor em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília (UNB). Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Nilton Marques de Oliveira , UFT

Economista. Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Publicado
2021-09-14