AS RESISTÊNCIAS DOS CAMPONESES E GARIMPEIROS NOS TERRITÓRIOS DA VIDA E DO TRABALHO EM COROMANDEL/MG

Autores

  • Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Marcelo Rodrigues Mendonça Professor doutor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação no Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG

Palavras-chave:

Garimpo, Campesinato, Identidade, Território

Resumo

A vida e o trabalho na terra e no garimpo constitui especificidades aos territórios em Coromandel – Minas Gerais, onde vivem camponeses e garimpeiros que praticam a tradicional atividade de extração de diamantes. O objetivo da pesquisa é compreender as formas de organização de resistências dos garimpeiros e camponeses em Coromandel diante da territorialização de empresas nacionais e transnacionais da mineração nos espaços tradicionais de garimpagem e também de reprodução da cultura camponesa. Os procedimentos metodológicos baseiam-se na pesquisa qualitativa, mediante técnicas como pesquisa de campo, observação participante, diário de campo e entrevistas. Desde o início do século XIX, a economia, a política, a sociedade e a cultura em Coromandel são influenciadas diretamente pelo garimpo e o trabalho dos garimpeiros e camponeses que vivem na terra. Nas últimas décadas, o garimpo de diamantes e as comunidades onde os garimpeiros e camponeses vivem e trabalham, passaram por mudanças e novas dinâmicas (re)configuram os espaços, as formas de organização e de resistência, com desdobramentos na produção dos territórios no município. Esses aspectos consistem no que pretendemos demonstrar nesta pesquisa.

Biografia do Autor

Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, UFT - Universidade Federal do Tocantins

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia no Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG.

Marcelo Rodrigues Mendonça, Professor doutor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação no Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG

Professor doutor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação no Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG

Referências

BRANDÃO, C. R. “No Rancho Fundo”: espaços e tempos no mundo rural. Uberlândia: EDUFU, 2009.

______ . A pesquisa participante e a participação da pesquisa: um olhar entre tempos e espaços a partir da América latina. In: BRANDÃO, C. R.; STRECK, D. R. Pesquisa participativa: a partilha do saber. Aparecida-SP: Idéias & Letras, 2006. p.21-54.

______ . Reflexões sobre como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, Goiânia, v.10, n.001, p. 11-27, 2007.

CONCEIÇÃO, A, L. A insustentabilidade do desenvolvimento sustentável. Disponível em: <http://estadocapitaltrabalho.wordpress.com/2011/01/13/a-insustentabilidadade-dodesenvolvi

mento-sustentavel-alexandrina-luz-conceicao/>. Acesso em: 25 de jul./2011.

ESCOBAR, A. O lugar da natureza e a natureza do lugar: globalização ou pós-desenvolvimento?. In: LANDER, E. (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina, 2005. pp.133-168.

______ . Territorios de diferencia: lugar, movimientos, vida, redes. 2010.

GEERTZ, C. Estar lá, escrever aqui. Diálogo, São Paulo, v.22, n.3, p. 58-63, 1989.

______ . A interpretação das culturas. Zahar: Rio de Janeiro, 2004.

GONÇALVES, R, J. de A. F. A vida pode mudar com a virada da peneira: (re)organização do território e do trabalho no município de Coromandel-MG. 2012. 274 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), UFG, Catalão-GO, 2012.

HAESBAERT. R. Territórios alternativos. São Paulo: Contexto, 2006.

MALINOWSKI B. Um diário no sentido estrito do termo. Rio de Janeiro: Record; 1997.

______ . A teoria funcional. Editora Ática: São Paulo, 1986.

MATOS, F. de M.; PESSÔA, V. L. S. Observação e entrevista: construção de dados para a pesquisa qualitativa em Geografia Agrária. In: RAMIRES, J. C. de L.; PESSÔA, V. L. S. (Org.). Geografia e pesquisa qualitativa: nas trilhas da investigação. Uberlândia: Assis, 2009. p.279-292.

MENDONÇA, M. R. A urdidura espacial do capital e do trabalho no Cerrado do Sudeste Goiano. 2004. 457 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2004.

MOREIRA, R. Pensar e ser em Geografia: ensaios de história, epistemologia e ontologia do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 2007.

PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

PELÁ, M.; MENDONÇA, M. R. Cerrado Goiano: encruzilhada de tempos e territórios em disputa. In: PELÁ, M.; CASTILHO, D. (Org.). Cerrados: perspectivas e olhares. Goiânia: Editora Vieira, 2010. p.50-70.

PÓVOA NETO, H. No caminho das pedras: itinerários na formação da mobilidade garimpeira em Goiás. 1998. 363 f. Tese (Doutorado em Geografia), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

SILVA, J. A. pertencimento e identidade, territorialidade e fronteira entre os Chiquitanos no Brasil e na Bolívia. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 119-137, 2012.

SOUSA, J. L. V. de. Pobres garimpeiros de riqueza: a geografia dos diamantes em Três Ranchos – Goiás. ENANPEGE, IX, Anais..., Goiânia: ANPEGE, 2011.

THOMPSON, P. A voz do passado: história oral. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2016-03-17

Como Citar

Gonçalves, R. J. de A. F., & Mendonça, M. R. (2016). AS RESISTÊNCIAS DOS CAMPONESES E GARIMPEIROS NOS TERRITÓRIOS DA VIDA E DO TRABALHO EM COROMANDEL/MG. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 1(1). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/1931