IDEOLOGIA DESENVOLVIMENTISTA NO TERRITÓRIO E MERCADO GLOBALIZADO

Autores

  • Roberto de Souza Santos

Resumo

O objetivo do texto é levantar uma discussão teórico-crítica sobre a temática em pauta. Levanta uma discussão teórica no que diz respeito à ideologia desenvolvimentista sobre o território brasileiro, construída a partir de um discurso político-ideológico que emana principalmente no seio do planejamento governamental e as imposições do mercado globalizado. Entende que este processo parte de um projeto de modernização a partir de cima, que se materializa territorialmente por intermédio de uma parafernália técnico-científica com apoio das políticas públicas de investimento. Para elaboração do texto fez-se uma revisão bibliográfica sobre os temas levantados na argumentação teórica.

Biografia do Autor

Roberto de Souza Santos

Professor efetivo do colegiado de Geografia e do Programa de Pós-graduação na Universidade Federal do Tocantins, Campus de Porto Nacional-TO.

Downloads

Publicado

2021-09-05

Como Citar

de Souza Santos, R. . (2021). IDEOLOGIA DESENVOLVIMENTISTA NO TERRITÓRIO E MERCADO GLOBALIZADO. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 6(2), 02–15. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/12986