Educação Bilíngue de Surdos no Tocantins: Planejamento e Implementação

Autores

  • Bruno Gonçalves Carneiro Universidade Federal do Tocantins https://orcid.org/0000-0002-7417-2548
  • Felipe de Almeida Coura Universidade Federal do Tocantins
  • Alanna Alencar de Araújo Cruz Universidade Federal do Tocantins
  • Paola Regina Martins Bruno Universidade Federal do Tocantins
  • Amoriana Borges de Araújo Universidade Federal do Tocantins
  • Carlos Roberto Ludwig Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Esse artigo é um breve relato sobre o processo de planejamento e de implementação de uma Educação Bilíngue de Surdos e da disciplina de Língua Brasileira de Sinais na rede estadual de ensino do Tocantins, a partir das demandas do Plano Estadual de Educação (PEE-TO). A Secretaria de Educação do Tocantins publicou uma portaria criando uma comissão com membros da SEDUC e da Universidade Federal do Tocantins a fim de implementar as metas e as estratégias previstas no PEE-TO. A partir das ações da comissão, a SEDUC estabeleceu um planejamento linguístico a ser gradativamente efetivado. A UFT é parceira nesse processo a partir de ações do Programa de Pós-graduação em Letras e dos projetos de extensão Educação Bilíngue de Surdos no Tocantins e Formação Continuada de Professores de Libras (Focolibras).

Biografia do Autor

Carlos Roberto Ludwig, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Letras pela UFSM. Mestre e Doutor em Letras pela UFRGS. Docente do Curso de Letras: Libras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT. E-mail: carlosletras@uft.edu.br

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Carneiro, B. G., Coura, F. de A., Cruz, A. A. de A., Bruno, P. R. M., Araújo, A. B. de, & Ludwig, C. R. (2023). Educação Bilíngue de Surdos no Tocantins: Planejamento e Implementação. Porto Das Letras, 9(Especial), 329–350. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/18355

Edição

Seção

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira

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