Antonímia: Uma análise contrastiva entre dicionários escolares e livros didáticos

Autores/as

  • Amanda Duarte Soares UFG
  • Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves UFG - Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

Dicionário; antonímia; livro didático.

Resumen

Ao falar de antonímia, sabemos que uma das primeiras noções a que ela está relacionada é a de oposição ou sentido contrário. Partindo do pressuposto de que os livros didáticos e os dicionários escolares são instrumentos de apoio fundamental ao ensino e aprendizagem da língua Portuguesa, temos por objetivo, neste artigo, investigar de que maneira a antonímia é trabalhada nessas obras. Nossa proposta está alicerçada nos fundamentos da Lexicologia e da Lexicografia. Fundamentar-nos-emos em Cançado (2008), Murphy (2003), Abrahão (2018), Biderman (1996), Barros (2002), dentre outros. Nosso corpus é composto pela seguinte coleção de livros didáticos e dicionários escolares: COCHAR, Thereza, CEREJA, William. Português linguagens. 9 ed. São Paulo: Saraiva Educação. 2015; FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio Junior: dicionário escolar da língua Portuguesa. 2 ed. Curitiba: Positivo, 2011; GEIGER, Paulo (org). AULETE, Caldas. Minidicionário contemporâneo da língua Portuguesa. 3 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011; RAMOS, Rogério de Araújo (ed. resp.). Dicionário didático de língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: SM, 2011. Por fim, nossos resultados demonstram que reflexões dessa natureza poderiam contribuir para a confecção de obras mais coerentes e acessíveis aos seus consulentes.

Biografía del autor/a

Amanda Duarte Soares, UFG

Graduanda em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Foi voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIVIC 2018-2019), desenvolvendo o projeto “Discutindo o fenômeno da antonímia em dicionários escolares”, pelo qual recebeu certificado de menção honrosa da UFCAT. Atualmente, é bolsista UFG do Programa de Licenciatura (PROLICEN) e desenvolve projeto de iniciação científica envolvendo variação linguística diatópica e lexicografia escolar.

Sheila de Carvalho Pereira Gonçalves, UFG - Universidade Federal de Goiás

Doutora em Análise Lingüística pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Líder do grupo de pesquisa intitulado Grupo de estudos em Lexicografia, Metalexicografia escolar e Terminografia. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG), Regional Catalão, onde atua na graduação e na pós-graduação (Mestrado em estudos da Linguagem).

Citas

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Publicado

2020-10-13

Cómo citar

Soares, A. D. ., & Gonçalves, S. de C. P. (2020). Antonímia: Uma análise contrastiva entre dicionários escolares e livros didáticos . Porto Das Letras, 6(3), 251–268. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/9994