No fundo da última gaveta da cômoda.
Resumo
O livro No fundo da última gaveta da cômoda, escrito pela artista[1] Sofia Boito; lançado no ano corrente (2021), pela editora Patuá, é uma imagem que tende ao fidedigno na literatura brasileira contemporânea. Um texto que mescla o conto, o roteiro cinematográfico com ênfase nas descrições das imagens — e a poesia incutida nos espaços preenchidos pela experiência da falta — consegue proporcionar uma experiência imersiva ao leitor.
Esse livro está divido em 5 seções que trazem vários gêneros imbricados, são elas respectivamente: Retratos e 35mm, Instantâneos fotográficos e papéis rasgados, Fotos 3x4, Álbuns de viagens, Um cartão-postal. Além dessas 5 seções que contém diversos escritos, a autora fez uma nota final sem título de nota, mas que corresponde a uma. O texto da orelha é assinado pela Livia Piccolo, editora da Antofágica e YouTuber do canal da mesma editora.
Em um livro curto de 96 páginas, Boito conduz o leitor ao fundo da gaveta da última cômoda. Mas nesse texto aqui seria ingênua implementar uma visão purista do texto, sem pensar na macro-narrativa que percorre toda a narrativa de todos os escritos. Assim, a presente resenha ressaltará essa narrativa maior e resumirá sistemicamente as seções deste livro, por fim imbricará aos títulos e os contos pensando na condição maior do narrador enquanto ser diegético do texto literário em prosa.
[1] Digo artista, pois talvez seja esse predicado exigido pelo sujeito complexo que é Sofia Boito, pois, a escrita, a dramaturgia, a performance e a pesquisa são algumas das várias atuações desse ser que se versa, proseia e performa sobre vários lados desse prisma do universo.
Referências
BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197 - 221.
PIGLIA, Ricardo. Teses sobre o conto. In: Formas breves. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 89.
FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: Ditos & escritos V – Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. p.144-162.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).