Adormecer no corpo um modo de ver: Notas Para Uma Leitura Interartística de Mãe-do-Fogo, de João Miguel Fernandes Jorge e João Cruz Rosa

Autores/as

  • Cristina Oliveira Ramos Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Palabras clave:

Écfrase

Resumen

O presente ensaio pretende encetar uma breve discussão teórico-prática sobre algumas das linhas orientadoras da estética compositiva de Mãe-do-Fogo – obra que resulta da colaboração entre o poeta português João Miguel Fernandes Jorge (n. 1943) e o artista plástico João Cruz Rosa (n. 1955). No decorrer destas páginas, procura-se objetivar algumas notas de leitura relativas a esse mesmo livro, que assume, desde o início, um caráter intermedial. Datado de 2009, este volume não é o único, no seio do trabalho poético do supracitado autor, que relaciona, de modo explícito, a sua poesia com outras artes (tais como o cinema, a pintura ou a fotografia), como adiante se poderá constatar. Partindo dessa premissa, procurar-se-á demonstrar não só o modo como o autor tirou partido dos pressupostos do relacionamento interartísico, como também identificar e discorrer sobre as potencialidades criadoras que advêm da elaboração de um trabalho lírico que privilegia o mecanismo ecfrástico e, consequentemente, a noção de imagem.  

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Publicado

2018-01-28

Cómo citar

Ramos, C. O. (2018). Adormecer no corpo um modo de ver: Notas Para Uma Leitura Interartística de Mãe-do-Fogo, de João Miguel Fernandes Jorge e João Cruz Rosa. Porto Das Letras, 3(2), 7–21. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4585