DESLOCAMENTOS POSSÍVEIS NO DISCURSO PEDAGÓGICO METÁLICO EM ENSINO REMOTO NA EJA
Resumo
O presente artigo visa relatar os possíveis deslocamentos discursivos ocorridos em práticas de estágio docente, durante o ensino remoto emergencial mediado pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), em uma turma da Educação de Jovens e Adultos de um Centro de Educação de Trabalhadores, no Rio Grande do Sul, no ano de 2021, período marcado pela pandemia mundial de Covid 19. Trata-se de pesquisa qualitativa exploratório-descritiva, conduzida por orientações da pesquisa-ação educacional, sendo que os dados produzidos foram considerados à luz dos referenciais teóricos da Análise do Discurso originária de Michel Pêcheux. Objetivando refletir sobre os possíveis deslocamentos do discurso pedagógico no ambiente mediado pelas TDIC, denominado discurso pedagógico metálico, o corpus analítico da referida pesquisa se constituiu por recortes de fragmentos de fala extraídos de sequências didáticas que representam a interação professor-estagiário e estudantes, realizada no ambiente remoto, em atividade síncrona. Dos resultados, destacam-se o desenvolvimento do processo reflexivo na ação e sobre a ação como instância formativa do professor-estagiário e os deslocamentos enunciativos efetivados pelos participantes da interação. Assim, pode-se afirmar que os sujeitos da pesquisa ocuparam lugares de dizer e posições enunciativas representadas nos recortes, que os inscreveram no discurso pedagógico e os incluíram, ora passivamente, ora ativamente, às tecnologias digitais, diante de um ambiente virtual de aprendizagem e ensino, que é agenciado, percebendo-se, então, mobilizações que trouxeram à tona possíveis efeitos de sentidos acerca daquilo que se denomina discurso pedagógico metálico e se evidencia no estudo realizado.
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