Antonímia: Uma análise contrastiva entre dicionários escolares e livros didáticos
Palavras-chave:
Dicionário; antonímia; livro didático.Resumo
Ao falar de antonímia, sabemos que uma das primeiras noções a que ela está relacionada é a de oposição ou sentido contrário. Partindo do pressuposto de que os livros didáticos e os dicionários escolares são instrumentos de apoio fundamental ao ensino e aprendizagem da língua Portuguesa, temos por objetivo, neste artigo, investigar de que maneira a antonímia é trabalhada nessas obras. Nossa proposta está alicerçada nos fundamentos da Lexicologia e da Lexicografia. Fundamentar-nos-emos em Cançado (2008), Murphy (2003), Abrahão (2018), Biderman (1996), Barros (2002), dentre outros. Nosso corpus é composto pela seguinte coleção de livros didáticos e dicionários escolares: COCHAR, Thereza, CEREJA, William. Português linguagens. 9 ed. São Paulo: Saraiva Educação. 2015; FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio Junior: dicionário escolar da língua Portuguesa. 2 ed. Curitiba: Positivo, 2011; GEIGER, Paulo (org). AULETE, Caldas. Minidicionário contemporâneo da língua Portuguesa. 3 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011; RAMOS, Rogério de Araújo (ed. resp.). Dicionário didático de língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: SM, 2011. Por fim, nossos resultados demonstram que reflexões dessa natureza poderiam contribuir para a confecção de obras mais coerentes e acessíveis aos seus consulentes.
Referências
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