A estética do acaso em "A céu aberto", de João Gilberto Noll

Autores/as

  • Thales de Barros Teixeira UFRJ

Palabras clave:

Estética, Acaso, Revolução, Mallarmé, Noll.

Resumen

Este artigo procura demonstrar de que maneira o principio do acaso, tão caro à literatura ocidental, sobretudo após a revolução estética de Mallarmé, existe enquanto força-motor do processo de construção do romance A céu aberto, de João Gilberto Noll. Filho de um tempo de crise, a da representação, o autor gaúcho lança mão das ideias mallarmelianas para enfrentar as dificuldades narrativas que seu tempo lhe impõe. Abandona então a tradição milenar dos preceitos aristotélicos para forjar uma nova escrita ficcional, sintonizada agora com as novas concepções do fazer literário. 

Biografía del autor/a

Thales de Barros Teixeira, UFRJ

Mestrando em Literatura Brasileira pela UFRJ

Publicado

2016-03-10

Cómo citar

Teixeira, T. de B. (2016). A estética do acaso em "A céu aberto", de João Gilberto Noll. Porto Das Letras, 1(1), p. 07 – 23. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/1826