A VOZ DOS OPRIMIDOS NA POESIA DRUMMONDIANA
Palavras-chave:
Drummond; Teoria de enunciação; Ideologia.Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar a voz do oprimido como sujeito de enunciação dentro do espaço social, em dois poemas do poeta Carlos Drummond de Andrade. Com base na Teoria da Enunciação inserta nas seguintes obras: Problemas de Linguística Geral I, de Benveniste (2005), Marxismo e Filosofia da Linguagem, de Bakhtin(2014) e Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio, de Pêcheux(2014), pretendemos demonstrar como a formação discursiva, no caso em questão, a produção artística, está vinculado à formação ideológica de determinados grupos. Em seguida, com a obra Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa, de Thompson (2011), reforçaremos o tema em questão com algumas categorias de análise ideológica apresentadas pelo autor. E, por fim, com a obra A partilha do sensível: estética e política, de Rancière( 2009), traremos mais uma contribuição para este trabalho, na medida em que, essa obra apresenta uma relação estreita entre a estética e sua função política e social.
Referências
- ANDRADE, C. D. A rosa do povo. 42º ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.
- BAKHITIN, M, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 16ª ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
- BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. 5ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2005.
- PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5º ed. Campinas: Ed. Unicamp, 2014.
- RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2009.
- THOMPSON, J.B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9ºed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
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