A VOZ DOS OPRIMIDOS NA POESIA DRUMMONDIANA

Autores

  • Fábio Henrique de Araújo Santos IFMG
  • Luís Eustáquio Soares
  • Marcos Rocha Matias

Palavras-chave:

Drummond; Teoria de enunciação; Ideologia.

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar a voz do oprimido como sujeito de enunciação dentro do espaço social, em dois poemas do poeta Carlos Drummond de Andrade. Com base na Teoria da Enunciação inserta nas seguintes obras: Problemas de Linguística Geral I, de Benveniste (2005), Marxismo e Filosofia da Linguagem, de Bakhtin(2014) e Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio, de Pêcheux(2014), pretendemos demonstrar como a formação discursiva, no caso em questão, a produção artística, está vinculado à formação ideológica de determinados grupos. Em seguida, com a obra Ideologia e Cultura Moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa, de  Thompson (2011), reforçaremos o tema em questão com algumas categorias de análise ideológica apresentadas pelo autor. E, por fim, com a obra A partilha do sensível: estética e política,  de Rancière( 2009), traremos mais uma contribuição para este trabalho, na medida em que, essa obra apresenta uma relação estreita entre a estética e sua função política e social.

Referências

- ANDRADE, C. D. Amar se aprende amando. Rio de Janeiro: Record,1985.

- ANDRADE, C. D. A rosa do povo. 42º ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

- BAKHITIN, M, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 16ª ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

- BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. 5ª ed. Campinas: Pontes Editores, 2005.

- PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5º ed. Campinas: Ed. Unicamp, 2014.

- RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34, 2009.

- THOMPSON, J.B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9ºed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

de Araújo Santos, F. H., Eustáquio Soares, L., & Rocha Matias, M. . (2021). A VOZ DOS OPRIMIDOS NA POESIA DRUMMONDIANA . Porto Das Letras, 7(3), 386–396. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11352

Edição

Seção

Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, Cultura e Política