Didática e a Prática Docente nos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa e Inglesa: Um Estudo de Caso em um Colégio no Município de Porto Nacional
Resumo
O presente estudo retrata uma pesquisa sobre a Didática e a Prática Docente, embasada na literatura pertinente na área, tendo como objeto da pesquisa, o docente e por consequência a sala de aula. O objeto deste trabalho surgiu da necessidade de estudar particularidades de uma escola do bairro Novo Planalto no município de Porto Nacional, que atende mil e três alunos (1003), uma população oriunda deste e outros bairros periféricos da referida cidade. A escolha do colégio pesquisado deu-se pelo quantitativo de alunos e pela clientela atendida, bem como por uma das pesquisadoras ser docente naquela instituição escolar. O estudo teve como objetivo geral estudar a prática pedagógica docente a luz da didática na 2ª fase do ensino fundamental e no ensino médio, nos componentes curriculares de língua portuguesa e língua estrangeira. Quanto aos procedimentos metodológicos, para o estudo de campo, foram utilizados para a coleta dos dados a técnica de aplicação de questionário individual com quatro professores, de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da segunda fase do ensino fundamental e do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira. A pesquisa é qualitativa e está embasada em autores como: Mazzotti & Gewandsznajder (2002), Gamboa (2002), Veiga (2003), Candau (2002), Vasconcellos (2000), Gudsdorf (2010), entre outros. Como resultado de pesquisa compreende-se que os professores pesquisados conhecem a Didática, sabem qual é o seu papel na prática docente, porém enfrentam muitas dificuldades em colocá-la na prática, levando em conta que os problemas enfrentados na sala de aula são inúmeros. E eles começam fora da sala, tanto para o professor, quanto para o aluno, principalmente porque não existe preocupação do currículo em contemplar a situação sociocultural do aluno.
Referências
CANDAU, Vera Maria. A Didática em Questão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. SP: Paz e Terra, 2007.
¬¬______. Política e Educação. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GAMBOA, Sílvio Sanches(org.); SANTOS FILHO, José Camilo. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.Coleção Questões da Nossa Época.
GUDSDORF, Georges. Professores para quê? para uma pedagogia da pedagogia. 11ª ed. São Paulo: Marins Fontes, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico-social dos Conteúdos. Loyola, São Paulo, Brasil, 1985.
MOYSÉS, Lúcia M. O Desafio de Saber Ensinar. Campinas, SP: Papirus; Niterói; Rio de Janeiro: Editora da Universidade federal Fluminense, 1994.
MORALES, Pedro. A Relação Professor-Aluno: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.
OLIVEIRA, Maria Elena Moura de. Didática e a Prática Docente: um estudo de caso em um colégio no município de Porto Nacional. Monografia/Especialização/Lato-Sensu. UFT, 2013.
PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather. As Competências para Ensinar no Século XXI. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização, 7ª Ed. São Paulo: Libertad, 2000.
VEIGA, Ilma P. A. Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).