Didática e a Prática Docente nos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa e Inglesa: Um Estudo de Caso em um Colégio no Município de Porto Nacional

Autor/innen

  • Maria Elena Moura de Oliveira Seduc/TO
  • Neila Nunes de Souza UFT

Abstract

O presente estudo retrata uma pesquisa sobre a Didática e a Prática Docente, embasada na literatura pertinente na área, tendo como objeto da pesquisa, o docente e por consequência a sala de aula. O objeto deste trabalho surgiu da necessidade de estudar particularidades de uma escola do bairro Novo Planalto no município de Porto Nacional, que atende mil e três alunos (1003), uma população oriunda deste e outros bairros periféricos da referida cidade. A escolha do colégio pesquisado deu-se pelo quantitativo de alunos e pela clientela atendida, bem como por uma das pesquisadoras ser docente naquela instituição escolar. O estudo teve como objetivo geral estudar a prática pedagógica docente a luz da didática na 2ª fase do ensino fundamental e no ensino médio, nos componentes curriculares de língua portuguesa e língua estrangeira. Quanto aos procedimentos metodológicos, para o estudo de campo, foram utilizados para a coleta dos dados a técnica de aplicação de questionário individual com quatro professores, de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da segunda fase do ensino fundamental e do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira. A pesquisa é qualitativa e está embasada em autores como: Mazzotti & Gewandsznajder (2002), Gamboa (2002), Veiga (2003), Candau (2002), Vasconcellos (2000), Gudsdorf (2010), entre outros.  Como resultado de pesquisa compreende-se que os professores pesquisados conhecem a Didática, sabem qual é o seu papel na prática docente, porém enfrentam muitas dificuldades em colocá-la na prática, levando em conta que os problemas enfrentados na sala de aula são inúmeros. E eles começam fora da sala, tanto para o professor, quanto para o aluno, principalmente porque não existe preocupação do currículo em contemplar a situação sociocultural do aluno.

Autor/innen-Biografien

Maria Elena Moura de Oliveira, Seduc/TO

Graduada em Letras, especialista em Poética da Linguagem: do signo ao Discurso, do Verso à Prosa, pela Universidade Federal do Tocantins. Professora da rede Estadual de Ensino.

Neila Nunes de Souza, UFT

Docente na Universidade Federal do Tocantins. Curso de Letras e do Mestrado em Letras do Câmpus de Porto Nacional.

Literaturhinweise

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 2002.

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GAMBOA, Sílvio Sanches(org.); SANTOS FILHO, José Camilo. Pesquisa Educacional: quantidade-qualidade. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.Coleção Questões da Nossa Época.

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PERRENOUD, Philippe; THURLER, Monica Gather. As Competências para Ensinar no Século XXI. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização, 7ª Ed. São Paulo: Libertad, 2000.

VEIGA, Ilma P. A. Repensando a Didática. Campinas: Papirus, 2003.

Veröffentlicht

2018-01-10

Zitationsvorschlag

Oliveira, M. E. M. de, & Souza, N. N. de. (2018). Didática e a Prática Docente nos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa e Inglesa: Um Estudo de Caso em um Colégio no Município de Porto Nacional. Porto Das Letras, 3(1), 140–150. Abgerufen von https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/4876

Ausgabe

Rubrik

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

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