Currículo e Realidade: uma análise sobre o ensino de Língua Inglesa em escolas rurais na região do Bico do Papagaio
Résumé
Este artigo é recorte do trabalho de pesquisa de dissertação realizado por uma professora de Língua Inglesa na educação básica rural de duas cidades no Maranhão, que examina documentos curriculares e diretrizes educacionais em níveis nacional, estadual e institucional à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). O estudo está ancorado na Linguística Aplicada, com foco na Educação do Campo e na formação de professores de Língua Inglesa. Além de fornecer um contexto histórico da Educação do Campo e do ensino de Língua Inglesa no Brasil, o trabalho destaca a importância do currículo nas áreas rurais. A pesquisa incluiu a análise de documentos nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (BRASIL, 1996) e o Plano Nacional de Educação (2014). Os resultados revelam que o acesso à educação em Língua Inglesa contextualizada para os habitantes rurais tem sido historicamente negligenciado devido à falta de políticas públicas direcionadas a esse público. Esse problema é resultado de décadas de descaso, desumanização dos camponeses e conflitos territoriais. O trabalho destaca ainda as lacunas nos currículos e nas realidades escolares rurais brasileiras, visando à conscientização e à mudança desse cenário.
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