Currículo e Realidade: uma análise sobre o ensino de Língua Inglesa em escolas rurais na região do Bico do Papagaio

Autores/as

  • Ana Lourdes Sousa Pereira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
  • Cícero da Silva Universidad Federal del Norte de Tocantins https://orcid.org/0000-0001-6071-6711

Resumen

Este artigo é recorte do trabalho de pesquisa de dissertação realizado por uma professora de Língua Inglesa na educação básica rural de duas cidades no Maranhão, que examina documentos curriculares e diretrizes educacionais em níveis nacional, estadual e institucional à luz da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). O estudo está ancorado na Linguística Aplicada, com foco na Educação do Campo e na formação de professores de Língua Inglesa. Além de fornecer um contexto histórico da Educação do Campo e do ensino de Língua Inglesa no Brasil, o trabalho destaca a importância do currículo nas áreas rurais. A pesquisa incluiu a análise de documentos nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica (BRASIL, 1996) e o Plano Nacional de Educação (2014). Os resultados revelam que o acesso à educação em Língua Inglesa contextualizada para os habitantes rurais tem sido historicamente negligenciado devido à falta de políticas públicas direcionadas a esse público. Esse problema é resultado de décadas de descaso, desumanização dos camponeses e conflitos territoriais. O trabalho destaca ainda as lacunas nos currículos e nas realidades escolares rurais brasileiras, visando à conscientização e à mudança desse cenário.

Biografía del autor/a

Ana Lourdes Sousa Pereira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Possui graduação em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas pela UEMASUL, é especialista em Didática do Ensino Superior pela UNINTER e ainda em Educação, Cidadania e Meio Ambiente pelo IFMA. Mestra em Letras: Ensino de Línguas e Literatura (UFNT), Professora Substituta lotada no curso de Letras Licenciatura em Língua Inglesa e Literaturas na UEMASUL de Imperatriz (MA), Professora Efetiva da Zona Rural de Imperatriz (MA). Membra do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguística Aplicada e Literaturas Anglófonas (GEPLALA/UEMASUL). Atua e pesquisa principalmente nos seguintes temas: Língua Inglesa, Linguística Aplicada, Ensino de LI na escola pública, letramento e multiletramentos. Tem experiência no ensino de Língua Inglesa em todas as faixas etárias, nos Ensinos Fundamentais I, II, Educação Infantil, Educação Técnica e EJA. Já com o ensino da Língua Portuguesa, possui experiência no Ensino Fundamental II e EJA.

Cícero da Silva, Universidad Federal del Norte de Tocantins

Doctorado y maestria en Letras: Enseñanza de Lengua y Literatura en la Universidad Federal de Tocantins (UFT). Profesor Adjunto de la Universidad Federal del Norte de Tocantins (UFNT), donde trabaja en el Programa de Postgrado en Lingüística y Literatura (PPGLLIT) y en la Licenciatura en Educación del Campo: Artes y Música. Posdoctorado en el Programa de Posgrado en Estudios Lingüísticos (PPGEL/IBILCE) de la Universidad Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Fue Becario Pós-Doutorado Júnior - PDJ/CNPq. Líder del Grupo de Estudios en Educación, Lenguaje y Literacidad (GEELL/UFNT/CNPq). Editor en jefe de la revista EntreLetras. Tiene experiencia en Lingüística Aplicada y Educación del Campo, trabajando principalmente en los siguientes temas: enseñanza de la lengua portuguesa, géneros discursivos, material didáctico, literacidad, prácticas pedagógicas en Educación del Campo (Pedagogía de la Alternancia). Es miembro de la Asociación Brasileña de Lingüística (ABRALIN), del Grupo de Estudios Lingüísticos del Estado de São Paulo (GEL) y de la Red Temática de Investigación de Educación Rural (RIER), México.

Citas

AIRES, H. Q. P. A proposta da pedagogia da alternância: uma possibilidade de construção de conhecimento. In: SILVA, C.; MIRANDA, C. F.; AIRES, H. Q. P.; OLIVEIRA, U. F. (org.). Educação do Campo, Artes e formação docente. Palmas: EdUFT, 2016. p. 53-86.

ARROYO, M. G. Tempos de criminalizar os movimentos do campo. Tempos de formar educadores resistentes. In: RUAS, J. J.; BRASIL, A.; SILVA, C. (Orgs.). Educação do Campo: diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 129-144.

ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013. 374p.

ARROYO, M. G. Políticas de formação de educadores(as) do campo. Caderno CEDES, Campinas, v. 27, n. 72, p. 157-176, maio/ago. 2007.

ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação Nacional Por Uma Educação Básica do Campo, 1999. 62p. (Coleção Por Uma Educação Básica do Campo, nº 2).

ÁVILA, M. A.; LIMA, M. A. Educação do campo e BNCC: uma análise a partir das contradições existentes. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL LUTAS SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA, VI., 2021, Londrina. Anais [...] Londrina: 2021. p. 717-727.

BARRETO, M. I. B. O Ensino e a Aprendizagem de Língua Inglesa na Escola Rural: uma abordagem sociolinguística. 2011. 100f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Ensino) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

BICALHO, R. Políticas públicas em educação do campo: PRONERA, PROCAMPO e PRONACAMPO. In: RUAS, J. J.; BRASIL, A.; SILVA, C. (Orgs.). Educação do Campo: diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 113-128

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3ª reimp. 1ª edição, São Paulo: Editora 70, 2011. 279p.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial da União. Brasília, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm Acesso em: 10 set. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto

Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas,

496 p.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 10 set. 2022.

BRITISH COUNCIL. Observatório para o Ensino da Língua Inglesa. 2023. Disponível em: https://www.inglesnasescolas.org/. Acesso em: 10 jan. 2023.

CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.7, n. 2, p. 35-64, mar./jun. 2009.

CALDART, R. S. A Escola do Campo em Movimento. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n.1, p. 60-81, jan./jun. 2003.

CARDOSO FILHO, I. D.; SILVA, C. Reflexões sobre a Educação do Campo: revisitando a história do Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 67-83, set./dez. 2017.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.

CECHINEL, A. Estudo/Análise Documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC, Criciúma, v. 5, n.1, p.1-7, jan./jun., 2016.

COITÉ, S. L. S.; PIMENTEL, G. S. R. Política curricular e educação do campo: discussões e práticas de gestão educacional em tempos de pandemia. Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 30, n. 61, p. 267-282, 2021.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 312p.

KUMARADIVELU, B. Deconstructing Applied linguistics: a postcolonial perspective. In: Linguística Aplicada e Contemporaneidade. São Paulo, 2005. p. 25-37.

LIMA JUNIOR, E. B.; OLIVEIRA, G. S.; SANTOS, A. C. O.; SCHNEKENBERG, G. F. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 20, n. 44, p. 36-51, abr. 2021.

MARQUES, L. O. C. Ensino de Língua Estrangeira, Educação do Campo e Letramentos Críticos: tecendo diálogos. 2019. 335f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

NASCIMENTO, A. D. Educação do campo: uma trilha para a educação no século XXI. In: RUAS, J. J.; BRASIL, A.; SILVA, C. (Orgs.). Educação do Campo: diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 29-48.

PEREIRA, A. L. S. O ensino de língua inglesa em escolas rurais na região do Bico do Papagaio: impasses e desafios. 2023. 80f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2023.

ROSA, M. T. As contribuições do ensino de Língua Estrangeira com adolescentes do campo. 2011. 20f. Monografia (Especialização em Educação do Campo) - Universidade Federal do Paraná, Matinhos, 2011.

RUPP, M. D.; PALLÚ. N. M. A transdisciplinaridade da língua inglesa na educação do campo. In: O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. Vol. 1. 2012. p. 53-73.

SILVA, C. Plano de Formação, letramento e práticas educativas na Pedagogia da Alternância. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, e219182, 2020.

SANTOS FILHO, A. P.; COUTO, L. R. J.; VINÃL JÚNIOR, J. V. O ensino de língua inglesa nos espaços: reflexões e possibilidades para a aprendizagem de alunos urbanos e rurais da EJA. Revista Rural & Urbano, Recife, v. 06, n. 01, p. 213-227, 2021.

SILVA, G. A. B.; PASSADOR, J. L. Educação do Campo: aproximações conceituais e evolução histórica no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 78, p. 1-17, jul. 2016.

THIESEN, J; OLIVEIRA, M. O lugar do currículo na/da educação do campo no Brasil: aproximações e teorias curriculares. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 21, n. 45, p. 13-28, jan./abr. 2012.

TITTON, M. BNCC e BNC-formação: consequências na formação de professores para as escolas do campo. Roteiro, Joaçaba, v. 47, e29548, 2022.

Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Pereira, A. L. S., & Silva, C. da. (2023). Currículo e Realidade: uma análise sobre o ensino de Língua Inglesa em escolas rurais na região do Bico do Papagaio. Porto Das Letras, 9(Especial), 289–309. Recuperado a partir de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/17376

Número

Sección

Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira