Leitura de poesia contemporânea via multiletramentos
o caso dos poemas de Arnaldo Antunes
Abstract
Por meio deste trabalho, buscamos pensar modos de utilização da poesia contemporânea em sala de aula da educação básica. Partimos do princípio de que a escrita e a leitura se aprendem na escola (ZILBERMAN, 1985) e nela pode aprimorar-se por meio da leitura dos mais variados gêneros textuais. Compreendemos a literatura contemporânea como uma ótima porta de entrada para experiências sensoriais de leituras que envolvam múltiplos sentidos e várias formas de ler. Este texto traz uma análise qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica, tendo como exemplo a obra poética do artista multifacetado Arnaldo Antunes. Vemos os textos poéticos de Antunes como ferramentas importantes para a fruição, sensibilização, criação, inovação etc, dentro da sala de aula e em outros ambientes escolares. Os poemas de Antunes (2010, 2015) podem ser facilmente compreendidos como textos multimodais (ROJO, 2013; TEIXEIRA; FARIA; SOUSA, 2014) e que trazem em si uma caminhada histórica de fazeres e saberes intelectuais brasileiros na composição de obras de arte literária. Acreditamos que os poemas de Arnaldo Antunes, quando utilizados em ambiente escolar, podem levar à reflexões críticas variadas sobre a cultura brasileira e a sensibilizações ímpares, estimulando os estudantes a continuarem pelos caminhos desafiadores e de descobertas por meio de leituras variadas (via textos os mais diversos).
Literaturhinweise
ANTUNES, Arnaldo. Melhores poemas. JAFFE, Noemi (seleção e prefácio). São Paulo: Global, 2010.
ANTUNES, Arnaldo. Agora aqui ninguém precisa de si. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
BOAVENTURA, Luis Henrique; MECCA, Édina Menegat; FREITAS, Ernani Cesar de. Multiletramentos e multimodalidade: o design de significados em livro didático de língua portuguesa. Fólio. Revista de Letras. Vitória da Conquista, v. 12, n. 2, pag. 15-34, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/7007 Acesso 24 jun. 2023.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BATAILLE, Georges. Le dictionnaire critique. Orléans: L'Écarlate, 1970.
CANDIDO, Antônio. Na sala de aula: cadernos de análise literária. São Paulo: Ática, 2008.
COSTA, Marta Morais da. Literatura Infantil. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
RODRIGUES, Walace. Reflexões sobre multiletramentos e textos multimodais em ambientes educacionais. Revista Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação, [S.l.], v. 16, n. 2, p. 107-119, dez. 2022. ISSN 1981-9943. Disponível em: https://bu.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/9763 Acesso em: 04 mar. 2023.
ROJO, Roxane. Entrevista –Outras maneiras de ler o mundo. IN: Educação no Século XXI: Multimetramentos. São Paulo: Fundação Telefônica, volume 3, pág. 7-11, 2013.
TEIXEIRA, Vera Lúcia; FARIA, K.; SOUSA, S. Textos multimodais na aula de português: metodologia de leitura. Revista Desenredo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, v. 10, n. 2, pág. 314-336, jul./dez. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5335/rdes.v10i2.4295 Acesso em 20 fev. 2023.
ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil para crianças que aprendem a ler. Caderno de Pesquisa. São Paulo, n. 52, pág. 78-83, fev. 1985.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).