Vulnerabilidade Educacional na Educação Infantil: um Problema de Políticas Públicas

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT

Palavras-chave:

Políticas públicas; Educação infantil; Vulnerabilidade.

Resumo

Este trabalho busca focar na vulnerabilidade educacional das crianças da primeira infância, no âmbito da educação infantil. No Brasil a educação infantil ainda não atinge a toda a população de crianças que dela necessita. Nossos estudos mostram que um dos problemas mais recorrentes é a falta de vagas nas áreas mais vulneráveis socialmente, acarretando uma exclusão das crianças, desde de tenra idade, dos ambientes educacionais. Verificamos, ainda, ser esse um grave problema brasileiro de políticas públicas educacionais.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades (área de Antropologia da Arte), mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2019-02-02

Como Citar

Rodrigues, W. (2019). Vulnerabilidade Educacional na Educação Infantil: um Problema de Políticas Públicas. Porto Das Letras, 5(1), 75–84. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/5276

Edição

Seção

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS