Discurso em análise

uma reflexão sobre a luta de classes materializada no discurso acerca da pandemia da covid-19

Autores

  • Naiara Souza da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Mariana Jantsch de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Palavras-chave:

Covid-19; Sentidos; Discurso; Luta de classes.

Resumo

Com filiação à Análise de Discurso de tradição em Michel Pêcheux, buscamos neste texto romper com os efeitos de evidência acerca de sentidos construídos a respeito da Covid-19, expondo o olhar leitor à opacidade dos sentidos. Eis, a nosso entender, o papel da linguagem na reflexão de temas públicos em tempos da pandemia: compreender os sentidos que são ditos a seu respeito, mas, também, e, sobretudo, aqueles que não são ditos e significam, (re) produzindo sentidos. Para isso, trazemos para análise, um recorte de um discurso representativo de uma classe privilegiada no sistema de produção capitalista em que vivemos, cujos efeitos de sentido textualizam, em nossa opinião, seus interesses. Nosso objetivo é compreender como sujeitos inscritos em uma posição-sujeito favorecida economicamente, significam as consequências da Covid-19, o isolamento social e o outro. Partimos do entendimento de que a materialidade da língua não nos garante o acesso a sua ordem, por isso, é fundamental fazermos intervir a história e a ideologia, para dar conta da historicidade dos sentidos. Dessa forma, procuramos refletir acerca de três questões norteadoras desta proposta, e finalizamos com o entendimento de que se trata de um discurso que evidencia a luta de classes.

Biografia do Autor

Mariana Jantsch de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

 Atualmente, é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires.

Referências

ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Tradução de Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa: Presença, 1970.
COURTINE, J-J. Análise do Discurso: o discurso comunista endereçado aos cristãos. Tradução de Bacharéis em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. São Carlos: EdUFSCar, 2009 [1981].
DUCROT, O. Dizer e não dizer. Princípios de Linguística Semântica. São Paulo: Cultrix, 1977.
INDURSKY, F. Da heterogeneidade do discurso à heterogeneidade do texto e suas implicações no processo da leitura. In: ERNST-PEREIRA, A.; FUNCK, S. (orgs.). A leitura e a escrita como práticas discursivas. Pelotas: Educat, 2001.
______. Lula lá: estrutura e acontecimento. 2003. Organon, v. 17(35): 101-121.
LIPPI, G. et al. The critical role of laboratory medicine during coronavirus disease 2019 (COVID-19) and other viral outbreaks. Clinical Chemistry and Laboratory Medicine, March 4, 2020. Tradução do Programa de Voluntariado Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná. Fonte: Disponível em: <http://www.toledo.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/04/O-papel-crucial-da-medicina laboratorial-durante-a-doen%C3%A7a-do-coronav%C3%ADrus-2019-COVID340.docx-compactado.pdf>. Acesso em: 08/09/2020.
MARX, K.; ENGELS, F. O manifesto Comunista. Tradução de Ridendo Castigat Moraes. Fonte Digital. 2009 [1848].
ORLANDI, E. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011.
______. Análise de Discurso – Princípios e Procedimentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2012.
PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009 [1988].
______. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 4. ed. Organização de Françoise Gadet e Tony Hak. Tradução de Bethania Mariani et al. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2010 [1990].
SOBRAL, A. O que faz um profissional de Letras? 2017. In: Blog da Párabola Editorial. Fonte: Disponível em: <https://www.parabolaeditorial.com.br/blog/entry/o-que-faz-um-profissional-de-letras.html>. Acesso em: 03/05/17.
VINHAS, L. 2019. Processo de interpelação ideológica e cinismo na pesquisa em Análise do Discurso. Revista Letras Raras, 8 (2): 29-40.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Como Citar

Silva, N. S. da, & Souza, M. J. de . (2021). Discurso em análise: uma reflexão sobre a luta de classes materializada no discurso acerca da pandemia da covid-19. Porto Das Letras, 7(2), 138–158. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11550

Edição

Seção

Discurso, doença, risco