A teoria de René Girard em Uma criatura dócil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873-ne-rcb

Resumo

Este artigo tem o objetivo de discutir, em caráter breve e exploratório, alguns aspectos conceituais da teoria mimética de René Girard aplicáveis ao vínculo entre a personagem feminina e o marido, único narrador, em Uma criatura dócil, de Fiódor Dostoiévski. René Girard foi um escritor profícuo e sustentou parte de sua teoria do desejo mimético analisando algumas obras de Dostoiévski. Os pressupostos e aportes teóricos foram extraídos principalmente de Mentira romântica e verdade romanesca, livro que inaugura a tese do desejo mimético com fulcro no método de leitura comparativa de romancistas consagrados. O crítico francês enceta uma análise preliminar comparando a obra com um problema bem comum na literatura de outros escritores: o desejo mimético e suas repercussões. Em seguida, avalia a presença do desejo mimético em uma obra específica, buscando estabelecer um liame entre o particular e o alheio, após o que coteja os escritos de um autor relativamente às características do desejo mimético. O método, essencialmente qualitativo, permite que possamos perfazer o percurso analítico das obras colacionadas no presente trabalho, destacando os aspectos mais relevantes da teoria girardiana e da obra do autor russo.

Biografia do Autor

Regina Célia Barcelos, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Direito pela Universidade de Uberaba - UNIUBE; Especialista em Direito Educacional pelo Centro Universitário Claretiano - CEUCLAR/Batatais/SP; Mestranda em Letras pela UFT e Licencianda em Letras/Língua Inglesa pela UFT. 

Referências

BERTI, E. Perfil de Aristóteles. trad. José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2012.

DOSTOIÉVSKI, F. Uma criatura dócil. Disponível em https://lelivros.love/book/baixar-livro-uma-criatura-docil-fiodor-Dostoiévski- Acesso em 16 de janeiro de 2021.

GIRARD, R. Mentira romântica e verdade romanesca. Lília Ledon da Silva. São Paulo: É Realizações, 2009.

GIRARD, R. A conversão da arte. trad. Lilia Ledon da Silva. São Paulo: É Realizações, 2011.

GIRARD, R. Dostoiévski: do duplo à unidade. trad. Roberto Mallet. São Paulo: É Realizações, 2011.

MARASCIULO, M.. Fatos sobre a vida e obra de Fiódor Dostoiévski. Revista Galileu. Rio de Janeiro: Editora Globo.. 04 Mar 2020 - 16h37 (atualizado em 18 Dez 2020 - 15h13). Disponível em https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2020/03/5-fatos-sobre-vida-e-

obra-de-fiodor-Dostoiévski. Acesso em 04 de janeiro de 2021.

SALES PINHEIRO, L. H. B. A. Tese doutorado - Desejo, violência e cristianismo: gênese de uma história apocalíptica em René Girard - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RIO. 2016, 2v. 756f.

WOLF, U. A Ética a Nicômaco de Aristóteles. trad. Enio Paulo Giachini. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

Downloads

Publicado

2022-09-24

Como Citar

Barcelos, R. C. (2022). A teoria de René Girard em Uma criatura dócil. Porto Das Letras, 8(Especial), 99–112. https://doi.org/10.20873-ne-rcb