Alguns aspectos da relação entre lógica e filosofia da ciência
O modelo da explicação dedutivo nomológica
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv2n2-25Keywords:
ciência.Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar, como Introdução, a definição de Lógica como o estudo das formas válidas de raciocínio. Raciocinar é inferir conclusões de proposições tidas ou dadas por verdadeiros, denominadas premissas. Como estudo das formas válidas não é escopo da Lógica determinar se as premissas são verdadeiras ou falsa. Apenas considera as premissas como tidas por verdadeiras. A seguir trata-se da filosofia da ciência que estuda, entre outras questões, em que consiste a natureza da ciência, quais são suas características, o que a diferencia do senso comum. Entre seus objetivos está em determinar em que consiste a explicação científica em especial o modelo da explicação dedutivo nomológico, sobretudo. Em terceiro lugar, trata-se deste modelo específico, que o tema central destas reflexões, sua estrutura um conjunto de proposições que constituem o Explanans no qual figuram 1. As condições iniciais em que se produz o fenômeno a ser explicado (denominado de Explanandum) e 2. As leis universais que estimadas como explicações do fenômeno a ser explicado. Do Explanans por meio de regras lógicas deduz-se o Explanandum. Este modelo é também denominado modelo de Hempel-Openheim considerado clássico e vigente até a década de 1960. A dedução lógica acarreta necessidade da ocorrência do Explanandum. A quarta secção do capítulo examina em que consiste esta necessidade, sobretudo quando é notório que em ciência tudo é revisível e sujeito ao princípio de incerteza de Heisenberg. Segue finalmente a conclusão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Magazine is under the Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0), according to which:
1) The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution which allows the sharing of articles published with the recognition of authorship and initial publication in this journal.
2) Authors are authorized to enter into additional contracts separately for distribution of the version of the work published in this journal, as long as there is recognition of authorship and initial publication in Perspectivas.
3) Authors are authorized and encouraged to disseminate published texts with proper references to the journal and its authors.