Una concepción semántica reticular de los valores
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv3n2-47Resumo
O pano de fundo deste trabalho é a conexão entre o conhecimento e a ação através de valores. Os valores contribuem para o desenho de certas linhas programáticas dessa conexão. Neste artigo defenderei uma concepção geral de valores que permita compreender as relações entre fatos e valores e ultrapassar os constrangimentos da dicotomia fatos-valor. O ponto de partida é a distinção entre a identificação de um valor e a sua avaliação. Os valores são concebidos como realizações de fatos que podem ser reconstruídos como propriedades teóricas dos mesmos valores usando os recursos cognitivos com os quais normalmente lidamos com as propriedades teóricas que atribuímos ao mundo. É uma concepção semântica de valor em que se assume uma configuração reticular das inter-relações entre valores e suas realizações. Acreditamos que essa concepção, embora tenha seus próprios suportes, encontra apoio em alguns desenvolvimentos da filosofia da ciência contemporânea. Em particular, para defender esta ideia, mostraremos como a metateoria estrutural, principal desenvolvimento das abordagens semânticas da filosofia da ciência atual, possui recursos para expressar certos aspectos dessa concepção sobre valor. Este resultado da nossa discussão tem uma consequência de grande alcance, uma vez que apoiaria a ideia de que a filosofia da ciência é um assunto relevante para a configuração da axiologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.