Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O texto deve estar em Língua Portuguesa, Italiana, Inglesa, Francesa ou Espanhola. Em caso de textos em outra Língua que não a Portuguesa, será preciso apresentar resumo e palavras-chave em Português.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • O texto usa fonte Times New Roman tamanho 12; espaçamento 1,5 entre linhas; dispões autorização de proprietários legais para a reprodução de todas as imagens contidas na submissão.
  • O autor fornece as seguintes informações cadastrais: afiliação acadêmica. titulação acadêmica e ORCID.

Diretrizes para Autores

Política editorial - Código de Ética e Boas Práticas Editoriais 

A Perspectivas possui um código de ética de publicação que segue as normas de boas práticas da COPE (Committee on Publication Ethics):

  1. Decisão de Publicação: a decisão pode apoiar-se na decisão dos outros editores e revisores nos processos double-revivew e blind-review;
  2. Fair Play: o conteúdo científico/intelectual não realiza distinção de qualquer natureza dos autores ou seu posicionamento político; 
  3. Confidencialidade: a revista não divulga quaisquer dados dos autores, preservando os registros dos mesmos, exceto quando autorizados pelo autor.
  4. Conflitos de interesse: os editores, revisores e autores não devem realizar quaisquer pareceres quando do conflito de interesses com a Revista. Informações privilegiadas, falsas ou plágios não são admitidos pela Perspectivas, bem como práticas que violem os pressupostos anteriores ou a legislação cível/penal vigente no Brasil.

 

Formato dos textos 

Deve ser usado o Editor Word para Windows, seguindo a configuração:

  • Fonte Times New Roman 12, papel tamanho A-4, espaço interlinear 1,5 cm, todas as margens com 2,5 cm.
  • Título e subtítulo em negrito e centralizado.
  • Resumo (200 palavras) e palavras-chave (de três a seis) em espaço simples, espaçamento antes e depois zero.
  • Título, resumo e palavras-chave em inglês.
  • Citação em destaque (mais de três linhas), letra normal, tamanho 10, espaço interlinear simples, recuo à esquerda em 4 cm.
  • Parágrafo recuado em 1,25 cm à esquerda, espaço interlinear de 1,5 cm e espaçamento antes e depois zero.
  • Os artigos deverão obedecer ao limite mínimo de 12 páginas e máximo de 25 páginas, incluídas as referências bibliográgicas; trabalhos maiores poderão ser aceitos, a depender da relevância acadêmico-filosófica. Para resenhas, o limite máximo é de 10 páginas.

 

Sobre as notas 

As referências bibliográficas devem ser feitas no corpo do texto no formato (SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p.).
As notas explicativas devem vir em notas de rodapé .
As referências bibliográficas completas devem ser elencadas no final do artigo no seguinte formato:

  1. Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
  2. Coleção: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do ensaio. Em: SOBRENOME, Nome (abreviado) do (s) organizador (es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
  3. Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, ano. Intervalo de páginas do artigo, período da publicação.
  4. Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Local. número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi enviado. ano.
  5. Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico, [Online]. ano. Disponibilidade: acesso. [dados de acesso].

 

Identificação dos(as) autores(as)

É obrigatória a supressão de qualquer identificação ou de qualquer forma de autorreferência no arquivo que contém o trabalho a ser avaliado. Em arquivo separado (como documento suplementar: passo 4 do processo de submissão), deverão constar o título do trabalho; o nome completo do(a) autor(a) ou, quando for o caso, do(a) autor(a) principal e dos(as) coautores(as); a informação da qualificação acadêmica mais alta e a descrição da instituição na qual a obteve; descrição da ocupação e vinculação profissional atual, caso as tenha; o link de acesso ao perfil dos(as) autores(as) nas plataformas Lattes e Orcid, o endereço completo para contato.

Todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as) devem ser informados e cadastrados no ato da submissão. Não são aceitas inclusões de coautoria durante ou após o trâmite de avaliação do documento submetido.

 

Supressão de identificação

Visando a assegurar a integridade da avaliação por pares cega, o texto deverá ser encaminhado sem a identificação do(a) autor(a) ou dos(as) autores(as), tanto no corpo do texto quanto nas propriedades do arquivo eletrônico, feito no formato DOC, RTF (ou compatíveis). Para isso, os(as) autores(as) devem:

Excluir do texto nomes, substituindo o nome com "Autor(a)" e indicando o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores(as), título do artigo, etc. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor(a) deve ser removida das propriedades do arquivo eletrônico (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.