O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  •  Orientações, os textos enviados para submissão devem estar em formato Microsoft Word 2003 ou posterior, OpenOffice ou RTF .
  • Para padronização use página A4; paginação com numeração arábica no canto superior direito da página; margem inferior com 2,5 cm e superior com 3,0 cm; margem esquerda com 3,0 cm e direita com 2,5 cm; fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,5 entre linhas.
    O texto deve estar justificado.
    A palavra RESUMO (caso a natureza do texto exija) deverá aparecer em caixa alta e negrito seguido de três PALAVRAS-CHAVE separadas por ponto final. Este mesmo procedimento é válido para Abstract e Keywords.
    As referências bibliográficas, bem como outras fontes, deverão ser relacionadas ao final do texto em ordem alfabética, espaço simples entrelinhas.
    Figuras e tabelas devem estar inseridos no corpo do texto e não ao final dele, como anexos.
  • Os  textos devem obedecer às normas estabelecidas no item “Políticas de seção: a natureza textual”, conforme a sua natureza;
  • Os textos submetidos devem estar escritos em Língua Portuguesa.
  • Qualquer tradução, caso haja, será de responsabilidade do(s) próprio(s) autor(es);
  • Os textos devem ser originais e inéditos, exceto casos especiais que serão avaliados pelo Comitê Técnico da Equipe Editorial;
  • A (re)publicação do mesmo texto ou tradução em outros veículos (como capítulo de livro, por exemplo) pode ser realizada; 
  •  O autor autoriza a publicação pela Revista Perspectivas, concedendo-lhe a prerrogativa de primeira publicação, em caso de parecer positivo. Serão observadas todas as prerrogativas legais acerca dos direitos autorais. A submissão dos manuscritos deve ser feita unicamente através do sistema eletrônico (SEER) da Revista Perspectivas, no item Submissões;
  • Considerando a demanda, a revista pode assumir diferentes formatos: 1) temática, publicando textos apenas de um eixo temático; 2) textos de Filosofia com eixos diversos apenas agrupados por tema.
  •  A revista Perspectivas pode abrir o seu espaço para a publicação de anais de eventos acadêmicos. 

Diretrizes para Autores

 Artigos

Trata-se de textos de naturezas diversas - bibliográfico, teórico-empírico e teórico-metodológico -, que exponham a síntese de uma pesquisa concluída ou um relato em processo de caráter propositivo, apontando alguma contribuição na área em termos de avanços conceituais, lacunas ou inconsistências na revisão bibliográfica, especificidades investigativas no campo prático, limites e perspectivas teóricas ou metodológicas, aprimoramento de técnicas e métodos, formulação de novas abordagens metodológicas, interpretação de dados.

Normas:

Texto limitado a 20 (vinte) laudas, incluindo resumo, palavras-chaves, abstract, key words, referências bibliográficas, figuras e tabelas (caso houver). Letra Times New Roman tamanho 12, título em caixa alta e centralizado e, na linha abaixo, nome(s) do(s) autor(es) alinhado à direita (e do orientador na linha subsequente, caso houver, mencionando-o como tal); faça uma nota de rodapé indicando a área de formação, a titulação, a instituição de origem, a indicação de fomento/bolsa (caso haja) e e-mail profissional. Resumo com máximo de 300 (trezentas) palavras em espaço simples e sem parágrafos, seguido de três palavras-chaves separadas por ponto, o mesmo válido para abstract e keywords. Em espaço 1,5: 1) introdução constando problema de pesquisa, quadro teórico, metodologia (em caso de pesquisa teórico-empírica, uma descrição do contexto que justifique a investigação, a descrição dos participantes, instrumentos para coleta de dados e procedimentos utilizados) e resultados; 2) desenvolvimento; 3) conclusão; 4) Referências bibliográficas.

Contribuições da Revista Perspectivas: 1) avaliação criteriosa pelos pares; 2) texto indexado.

Critérios de avaliação pelos pares: 1) redação e argumentação; 2) pertinência e relevância da discussão para o campo; 3) rigor conceitual e consistência na análise teórico-metodológica; 4) objetivos propostos e objetivo atingido; 5) atualidade do referencial teórico (em caso de pesquisa teórico-empírica, a relação entre a teoria e a prática); 6) atualidade do referencial bibliográfico; 7) formatação: normas da revista e da ABNT.

 

Ensaio

Trata-se de texto formal de natureza crítica que pode ser teórico, empírico, analítico e histórico-descritivo, cuja base é a apresentação e defesa de um argumento estritamente filosófico.

Normas:

Texto limitado a 10 (vinte) laudas, incluindo os seus elementos. Letra Times New Roman tamanho 12, título em caixa alta e centralizado e, na linha abaixo, nome(s) do(s) autor(es) alinhado à direita (e do orientador na linha subsequente, caso houver, mencionando-o como tal); faça uma nota de rodapé indicando a área de formação, a titulação, a instituição de origem, a indicação de fomento/bolsa (caso haja) e   e-mail profissional. O texto deve ser escrito em espaço 1,5. Referências bibliográficas.

Contribuições da Revista Perspectivas: 1) avaliação criteriosa pelos pares; 2) texto indexado.

Critérios de avaliação pelos pares: 1) Redação e argumentação; 2) Pertinência e relevância da discussão para o campo; 3) Rigor conceitual e consistência na análise teórico-metodológica; 4) Objetivos propostos e objetivo atingido; 5) atualidade do referencial teórico; 6) atualidade do referencial bibliográfico; 7) formatação: normas da revista e da ABNT.

 

Resenha

Trata-se de um texto que apresenta criticamente aspectos positivos ou negativos sobre qualquer obra filosófica, nacional ou estrangeira, publicada nos últimos dois anos. O objetivo é orientar possíveis leitores acerca de suas características e usos potenciais.

Normas:

Texto limitado a 5 (cinco) laudas, incluindo os seus elementos. Letra Times New Roman tamanho 12, título em português em caso de publicação por autor(es) estrangeiro(s), caixa alta e centralizado; a referência completa do livro resenhado deve estar logo abaixo do título, conforme normas de ABNT. Na linha subsequente, nome(s) do(s) autor(es) alinhado à direita (e do orientador na linha abaixo, caso houver, mencionando-o como tal); faça uma nota de rodapé indicando a área de formação, a titulação, a instituição de origem, a indicação de fomento/bolsa (caso haja) e   e-mail profissional. O texto deve ser escrito em espaço 1,5; Não há necessidade de resumo ou abstract.

Contribuições da Revista Perspectivas: 1) avaliação criteriosa pelos pares; 2) texto indexado.

Critérios de avaliação pelos pares: 1) Redação e argumentação; 2) Pertinência e relevância da discussão para o campo; 3) Rigor conceitual e consistência na interpretação da obra; 4) Objetivos propostos e objetivo atingido; 5) atualidade do referencial teórico; 6) atualidade do referencial bibliográfico; 7) formatação: normas da revista e da ABNT.

 

Entrevista

Trata-se de texto voltado para divulgar o pensamento de filósofos que têm contribuído substancialmente com o debate nacional e internacional na área específica.

Normas:

Este tipo de contribuição se limita a 10 (dez) laudas, incluindo os seus elementos – resumo, palavras-chaves, referências bibliográficas. Letra Times New Roman tamanho 12. Na primeira linha escreve-se: Entrevista com o filósofo X, e na linha subsequente o nome do(s) autor(es)/entrevistador(es) alinhado à direita (e do orientador na linha abaixo, caso houver, mencionando-o como tal); faça uma nota de rodapé indicando a área de formação, a titulação, a instituição de origem, a indicação de fomento/bolsa (caso haja) e   e-mail profissional. O texto deve ser escrito em espaço 1,5.

Contribuições da Revista Perspectivas: 1) texto indexado.

Critérios de avaliação pelos editores: 1) Pertinência e relevância da entrevista para o campo; 2) formatação: normas da revista e da ABNT.

 

Tradução

A Revista Perspectivas aceita tradução de textos filosóficos para a Língua Portuguesa, considerando a sua contribuição e pertinência para o campo, bem como a sua originalidade. A tradução é de responsabilidade do(s) autor(es). A tradução não possui limite de laudas. Na primeira linha escreve-se: o título do trabalho traduzido seguido de uma nota de rodapé com o título original e a referência bibliográfica completa deve constar somente no fim do trabalho; abaixo do título, alinhado à direita o(s) nome(s) do(s) autor(es); faça uma nota de rodapé indicando a área de formação, a titulação, a instituição de origem, a indicação de fomento/bolsa (caso haja) e e-mail profissional. O texto deve ser escrito em espaço 1,5.

Contribuições da Revista Perspectivas: 1) texto indexado.

Critérios de avaliação pelos editores: 1) Originalidade e pertinência da tradução para o campo.

 

Relato de experiência

Trata-se de texto descritivo composto por análise, crítica e reflexão sobre questões práticas relacionadas ao Ensino de Filosofia na escola e/ou Instituições de Ensino Superior, bem como texto de caráter educacional em área correlata com enfoque filosófico.

Normas:

Este tipo de contribuição se limita a 15 (quinze) páginas, incluindo resumo, palavras-chaves, abstract, keywords, referências bibliográficas, figuras e tabelas (caso houver). Letra Times New Roman tamanho 12, título em caixa alta e centralizado e, na linha abaixo, nome do(s) autor(es) alinhado à direita (e do orientador na linha subsequente, caso houver, mencionando-o como tal); faça uma nota de rodapé indicando a área de formação, a titulação, a instituição de origem, a indicação de fomento/bolsa (caso haja) e   e-mail profissional. Resumo com máximo de 250 (duzentos e cinquenta) palavras em espaço simples e sem parágrafos, seguido de três palavras-chaves separadas por ponto, vale o mesmo para abstract e keywords. Em espaço 1,5: 1) breve introdução expondo os elementos fundamentais do relato para orientar os leitores, considerando uma descrição do contexto e dos participantes; 2) um relato de caráter interpretativo contendo as impressões das experiências práticas vivenciadas e/ou coletadas junto a diferentes atores sociais que compõem um determinado espaço educacional; 3) conclusão; 4) Referências bibliográficas.

Contribuições da Revista Perspectivas: 1) avaliação criteriosa pelos pares; 2) texto indexado.

Critérios de avaliação pelos pares: 1) Redação e argumentação; 2) Pertinência e relevância da discussão para o campo; 3) Rigor conceitual e consistência na interpretação da obra; 4) Objetivos propostos e objetivo atingido; 5) atualidade do referencial teórico; 6) atualidade do referencial bibliográfico; 7) formatação: normas da revista e da ABNT.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.