O perigo da confirmação não-empírica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/rpv8n1-68

Resumo

No presente trabalho apresentamos e traduzimos o texto “O Perigo da confirmação não-empírica", de Carlo Rovelli, cosmólogo italiano, um dos proponentes da gravitação quântica em loop. Trata-se do texto apresentado por Rovelli em 2015 durante o chamado “Debate de Munich” sobre o problema da base empírica do método científico. Rovelli analisa – e se contrapõe – à proposta do filósofo da ciência Richard Dawid, que em String Theory and the Scientific Method, defende que teorias científicas podem ser avaliadas, aceitas e defendidas a partir de critérios não-empíricos. Rovelli, a despeito de concordar com Dawid quanto a importância histórica dos argumentos não-empíricos no desenvolvimento de teorias físicas, sustenta que a confirmação empírica deve permanecer sendo considerada indispensável para a prática científica e o sucesso cumulativo da ciência.

Biografia do Autor

Wigson Rafael da Costa, Universidade Nova de Lisboa

Doutorando em Filosofia pela Universidade NOVA de Lisboa (2021). Mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019-2021). Graduado no curso de Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pará (2014-2018). Na graduação, pertenceu ao Grupo de Teoria Quântica de Campos em Espaços Curvos (GTQCEC), tendo atuado como bolsista sob orientação do Prof. Dr. Luís Carlos Bassalo Crispino (2014). Integrou o Grupo de Pesquisa em Nietzsche e Filosofia Contemporânea (2018-2020), coordenado pelos professores Dr. Roberto de Almeida Pereira de Barros e Dr. Ernani Pinheiro Chaves, atuando nas considerações de Nietzsche acerca do pensamento científico, bem como nas possíveis relações da obra do filósofo alemão com a de filósofos da ciência, tais como: Thomas S. Kuhn, Paul K. Feyerabend e Werner Heisenberg. No mestrado, obteve uma bolsa de investigação outorgada pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (2019-2021), onde investigou a influência do filósofo natural e jesuíta Ruggero Boscovich na obra do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, sob orientação do Prof. Dr. Antonio Augusto Passos Videira. É ainda membro do grupo de pesquisa, ensino e extensão Physikos - Estudos em História e Filosofia da Física e da Cosmologia (FACH-UFMS) e do grupo de pesquisa Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS) do Departamento de Filosofia da UERJ. Os resultados de sua pesquisa foram publicados em periódicos indexados, bem como na forma de capítulos de livros. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Gravitação e Teoria Quântica de Campos, História e Filosofia das Ciências.

Pietro Gori, Universidade Nova de Lisboa

Pietro Gori (Ph.D. in Modern and Contemporary Philosophy, 2008) works as a researcher at the NOVA University of Lisbon, Institute of Philosophy/Faculty of Human and Social Sciences, where he is also adjunct professor for the chairs of Philosophy of Science and Philosophy of Knowledge. Gori is director of the “Lisbon Nietzsche Group;” member of the association “HyperNietzsche,” the “International Nietzsche Research Group”, the “Red Iberoamericana de Estudios Nietzscheanos” and the “Seminario Permanente Nietzscheano;” collaborator of the “Internationale Nietzscheforschungsgruppe Stuttgart”. He worked extensively on Friedrich Nietzsche, Ernst Mach, and William James as representatives of an anti-metaphysical turn in philosophy, as well as on Mary B. Hesse and the post-empiricist approach to the philosophy of science.

Referências

DAWID, R. String Theory and the Scientific Method. Cambridge University Press, Cambridge, 2013.

DAWID, R. The Significance of Non-Empirical Confirmation in Fundamental Physics. [Preprint] PhiSci Archive. URL: http://philsci-archive.pitt.edu/id/eprint/12791

EINSTEIN, A. Como eu vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.

EINSTEIN, A. Indução e dedução na física (1919). Scientiae Studia [online]. 2005, v. 3, n. 4 pp. 663-664.

Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-31662005000400008>.

ELLIS, G., SILK, J. Scientific method: Defend the integrity of physics. Nature 516, 321–323

FEYERABEND, P. Contra o Método. São Paulo: Editora UNESP, 2011

HACKING, I. Representar e intervir: tópicos introdutórios em filosofia da ciência natural.Rio de Janeiro.

Eduerj. 2012.

ROVELLI, C. The dangers of non-empirical confirmation. ArXiv.Munich, Dec. 7-9, 2015.arXiv:1609.01966

ROVELLI, C. Physics Needs Philosophy. Philosophy Needs Physics. Foundations of Physics 48 (2021): 481-

WOLCHOVER, N. A Fight for the Soul of Science. Quanta Magazine. December 16, 2015

Downloads

Publicado

2023-04-05

Como Citar

Rafael da Costa, W., da Silva, V. C., & Gori, P. (2023). O perigo da confirmação não-empírica . Perspectivas, 8(1), 282–295. https://doi.org/10.20873/rpv8n1-68

Edição

Seção

Dossiê Filosofia da Física