CHAMADAS DE ARTIGOS / CALL FOR PAPERS
Chamadas em fluxo contínuo / calls for papers in continuous flow
2022/1 (jan.-jun. 2022): Filosofia Medieval
A Perspectivas, revista de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), informa que está recebendo submissões para o dossiê “Filosofia Medieval” (v. 7, n. 1, jun. 2022). Sem a pretensão de abarcar todos os matizes da Idade Média, estamos abertos aos diversos conteúdos, personalidades, línguas, religiões e metodologias da História da Filosofia Medieval. Apenas a título de amostra, os artigos, traduções, resenhas e entrevistas podem explorar aspectos filosóficos de tópicos como: relações entre teologia e filosofia, fé e razão, culto e teoria, controvérsias doutrinárias, morais e políticas, debates intelectuais e científicos. Artigos que explorem a pluri, inter e transdisciplinaridade são bem-vindos, assim como encorajamos submissões que abordem temas ainda pouco explorados na área.
As instruções e normas estão disponíveis em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/about/submissions.
Prazo para envio: 30/04/2022.
Organizadores: Francisca Galileia Pereira da Silva (UFC) e Fabrício Klain Cristofoletti (UVA).
2022/2 (ago-dez. 2022): “Filosofia da Física”
A Perspectivas, Revista de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (ISSN: 2448-2390), informa que está recebendo submissões para o dossiê “Filosofia da Física” (v. 7, n. 2, dez. 2022). A Filosofia da Física é um campo de pesquisa ainda pequeno, mas próspero, e que se situa na interseção entre as ciências naturais e as humanidades. Em termos gerais, sua preocupação se fixa em questões que envolvem discussões filosóficas sobre temas pertinentes ao campo da Física como, por exemplo: o escopo e os limites do conhecimento físico; o problema da interpretação de teorias físicas; o significado dos conceitos fundamentais em Física; as questões metodológicas sobre como se adquire conhecimento em Física; as ontologias adaptadas às teorias físicas que envolvem a postulação de entidades e substâncias, por exemplo; as ambiguidades conceituais ou mesmo inconsistências dentro e entre as teorias físicas; os debates históricos no campo da Física; a elaboração conceitual e os problemas da elaboração matemática das teorias físicas; a questão da mudança das noções fundamentais em decorrência das mudanças dos contextos teóricos; as perspectivas metafísicas (ou os pressupostos metafísicos) das teorias físicas; os valores que permeiam as práticas de pesquisa em Física. Como se vê, a lista de questões fundamentais da Filosofia da Física é muito grande. Em virtude disso, a coordenação editorial desse dossiê orienta os pesquisadores a prepararem os artigos de acordo com os seguintes eixos:
- Filosofia da Física pré-moderna
- Filosofia da Física Moderna
- Filosofia da Mecânica Quântica
- Filosofia da Física Relativística
- Filosofia da Cosmologia
- Filosofia dos Físicos
- Física, Lógica e Matemática
- Física e Metafísica
- Estudos de ciências aplicados à Física
- História e Filosofia da Física
As instruções e normas da revista estão disponíveis em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/about/submissions.
Prazo final para submissão: 01 junho de 2022.
Organizadores: Antonio Augusto Passos Videira (UERJ); Eduardo Simões (UFT); María de Paz (Universidad de Sevilla); Osvaldo Pessoa Jr. (USP) e Vinícius Carvalho (UFMS)